LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cientistas encontram pegadas humanas de 120 mil anos na Arábia Saudita

18 de setembro de 2020 9

Depois de um suposto esqueleto viking encontrado na Noruega, agora foi a vez de pegadas humanas com 120 mil anos serem descobertas no norte da Arábia Saudita. É o que afirma um estudo publicado na Science Advances, nesta quinta-feira (17).

O levantamento trouxe à tona uma cena reconstruída que teria acontecido no período de 120 mil anos atrás no local, a fim de mostrar quais seriam os trajetos feitos pelos Homo Sapiens, quando povoaram a África e a Ásia.

As pegadas teriam sido vistas pela primeira vez em 2017, por pesquisadores do instituto alemão Max Planck. Os especialistas identificaram que um grupo pequeno de humanos teria parado para beber água do lado de um lago raso. Naquela época, também caminhavam no lugar animais como camelos, elefantes e búfalos com alturas maiores que as atuais.

O período em que teria acontecido o fato seria no último interglacial, quando a região da Península Arábica tinha climas mais úmidos e com uma vegetação maior – diferente dos desertos que conhecemos.

“Em certas épocas do passado, os desertos que dominam o interior da península se transformaram em extensos campos com lagos e rios de água doce permanentes.”


Richard Clark-Wilson

Coautor do estudo

Imagem: Reprodução

Identificação das pegadas

Para descobrir as pegadas, o principal autor do estudo, Mathew Stewart, e sua equipe usaram um método conhecido por luminescência opticamente estimulada. Na prática, os especialistas apontam uma luz para medir a quantidade de energia emitida por grãos de quartzo.

Ao menos, sete pegadas e aproximadamente 233 fósseis foram encontrados. A estimativa é que os animais carnívoros tenham aparecido no local em busca dos herbívoros que já viviam naquele ambiente.

Qual é a sua avaliação sobre a descoberta revelada no estudo recém-publicado? Interaja conosco!


9

Comentários

Cientistas encontram pegadas humanas de 120 mil anos na Arábia Saudita
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista