LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google adiciona API de banda ultralarga (UWB) no Android com foco em casas inteligentes

10 de novembro de 2020 0

Novidade que recentemente desembarcou no mercado de smartphones com a chegada do iPhone 11, a banda ultralarga (ou UWB em sua sigla em inglês) vem sendo vista como uma oportunidade interessante para oferecer conectividade mais rápida para usuários.

Após a Apple, o Android também começou a ver a nova tecnologia ser embarcada com a chegada do Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra, abrindo assim a corrida para que outras fabricantes que contam com o sistema operacional assinado pelo Google ofereçam a novidade, o que incluiu a já confirmação do interesse da Xiaomi, focando em especial para controle de ecossistema de casas conectadas.

Pensando nisso, o Google começou a adicionar uma nova API para melhor suporte a tecnologia UWB em futuros aparelhos com Android embarcado, sendo esta oferecida dentro do projeto AOSP, ou seja, pode em algum momento também favorecer custom ROMs e mais.

Segundo o pessoal do XDA Developers, já foram incluídos a classe UwbManager que “fornece uma maneira de realizar operações UWB, como consultar os recursos do dispositivo e determinar a distância e o ângulo entre o dispositivo local e o remoto. ”A implementação da API segue o padrão IEEE 802.15.4z para redes sem fio de baixa taxa."

SmartThings Find é o principal favorecido com o UWB na linha Galaxy Note 20

No entanto, essas implementações ainda estão em desenvolvimento, o que significa dizer que, ao menos por enquanto, não há uma garantia real de quando isso realmente estará completamente implementado, podendo não ter inclusive tempo hábil para embarcar por exemplo no Android 12 e em uma próxima geração da linha Pixel.

Vale também citar que, ao menos por enquanto, apenas a linha Galaxy Note 20 conta com a tecnologia para a utilização em parceria com o SmartThings para o suporte no recurso SmartThings Find, reponsável por localizar dispositivos Galaxy perdidos.

(atualizado em 24 de abril de 2024, às 13:40)

0

Comentários

Google adiciona API de banda ultralarga (UWB) no Android com foco em casas inteligentes
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista