LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Carteira Digital de Trânsito pode ganhar versão do CRV e indicação de pontuação na CNH

20 de novembro de 2020 0

Os usuários do aplicativo Carteira Digital de Trânsito – ou CDT – já contam com diversas facilidades no app, que permite baixar tanto a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação – a CNH – quanto o CRLV, que é o Certificado de Registro e Licenciamento do veículo, o popular “documento do carro”. Ambos os documentos podem ser utilizados de forma oficial pelo motorista, em substituição à versão de papel, que pode ser guardada para evitar perdas.

Além disso, outra função já presente no aplicativo é a opção de consultar multas recebidas pelo veículo e, ainda, realizar o pagamento delas com descontos de até 40% pelo SNE – o Sistema de Notificação Eletrônica.

Agora, o DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito – possui planos para expandir ainda mais a funcionalidade do aplicativo para smartphones. O órgão possui planos para, em breve, incluir a possibilidade de emissão e download do CRV por meio da Carteira Digital de Trânsito.

Dessa forma, o motorista poderá ter, no celular, informações como os detalhes do automóvel e seu registro com órgãos como o Detran.

Outra novidade que pode estrear em breve no app é a opção de consultar a pontuação que o motorista possui na CNH. Atualmente o usuário pode consultar as multas já vencidas e as que estão para vencer, além da opção de realizar seus pagamentos. No entanto, ainda não é possível verificar a pontuação exata que tem na carteira.

Após essas possíveis alterações, o Denatran ainda possui planos para tornar totalmente digital a emissão do CRV a partir de 2022, com início dos processos já a partir do começo de 2021. Essa informação foi confirmada pelo coordenador-geral de sistemas do órgão, Eduardo Sanches Faria, em entrevista ao Mobile Time.

Por fim, em adição à possibilidade de verificar a pontuação na carteira de habilitação, o usuário do CDT também poderá indicar o real infrator, em casos que ele não seja o condutor, comunicar a venda do veículo, transferir o automóvel para outro proprietário, entrar com recurso ou defesa contra infrações e atualizar o endereço em seu cadastro.

Diferença entre CRV e CRLV

É importante destacar aqui a diferença entre os dois documentos que poderão ser consultados pelo aplicativo.

O primeiro, que já está disponível no app, é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e serve para a comprovação de que o automóvel está apto para transitar em vias públicas e deve ser emitido a cada ano após os pagamentos do IPVA, do DPVAT e de outras taxas pendentes.

Já o Certificado de Registro do Veículo (CRV) deve ser emitido apenas em casos em que o veículo é transferido de cidade e/ou proprietário ou quando sofre alterações em suas características. Ele é utilizado, basicamente, para confirmar que o automóvel está registrado regularmente junto à órgãos como o Detran de cada estado.

Carteira Digital de Trânsito

Desenvolvedor: SERPRO

Preço: grátis

Tamanho: varia de acordo com a plataforma


0

Comentários

Carteira Digital de Trânsito pode ganhar versão do CRV e indicação de pontuação na CNH
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 170.115 mortes em 6.118.708 casos confirmados | Relatório diário

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular