LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

PS5: dois modelos diferentes de ventoinhas são descobertos; podem influenciar no ruído

30 de novembro de 2020 4

O PlayStation 5 já está disponível no mundo todo, ainda que com sérios problemas de estoque, como um concorrente à altura do rival Xbox Series X. O aparelho tem se mostrado potente e bastante silencioso no geral, graças ao seu tamanho avantajado e um novo sistema de refrigeração que utiliza metal líquido como interface de transferência de calor do processador para o heat sink.

Como mostrou o vídeo de teardown do console semanas antes de seu lançamento, a ventoinha também é um dos pontos de destaque na refrigeração do PS5. Com diâmetro de 120mm e grande espessura, na casa dos 45mm, o ventilador é capaz de puxar ar de ambos os lados do aparelho, criando fluxo de ar forte o suficiente para manter boas temperaturas e baixo nível de ruído.


No entanto, alguns donos do PS5 podem contar com um dispositivo mais silencioso que outros, conforme descobriu o site Les Numeriques. Ao desmontar aparelhos de mesmo número (CFI-1016A), sendo uma unidade de testes e quatro pertencentes a membros da equipe, a publicação encontrou dois modelos diferentes de ventoinhas, ambas diferentes da que foi mostrada durante o teardown oficial.

Os dois ventiladores possuem as mesmas dimensões e se diferem apenas pelo formato das pás. Enquanto um conta com pás que se estendem até o centro, outro apresenta pás apenas na extremidade da circunferência. De acordo com o Les Numeriques, isso acaba influenciando na quantidade de ruído que o PS5 emitirá durante o uso.

O modelo de ventoinha A se mostrou mais silencioso que o modelo B nos testes do Les Numeriques, com ruído de 38dB e 43dB, respectivamente.

O modelo com pás apenas nas extremidades gera até 38dB na entrada de ar, com a variante de pás até o centro aumentando esse número para 43dB. A diferença é pequena e deve ser imperceptível para a maioria das pessoas, além de ser significativamente menor do que os 60dB atingidos pelo PS4 em alguns casos, mas pode acabar incomodando alguns usuários.

Para descobrir qual dos modelos estão equipados no seu PS5, basta remover as laterais e olhar através da grade de proteção da ventoinha, larga o suficiente para permitir que a parte interna seja vista. Ainda não se sabe se há diferenças de desempenho entre as duas, nem como isso poderia influenciar futuramente, mas a princípio o ruído parece ser o único fator de diferenciação.

Nenhum dos modelos encontrados nos testes equivalem ao demonstrado durante o teardown oficial do PS5.

O PlayStation 5 já está à venda no Brasil custando R$4.199 em sua versão digital e R$4.699 em seu modelo tradicional com leitor de discos. O aparelho está em falta, no entanto, e só deve receber novo lote no Brasil em meados de dezembro.


4

Comentários

PS5: dois modelos diferentes de ventoinhas são descobertos; podem influenciar no ruído
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista