LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 10 on ARM apresenta melhor performance com chip Apple M1 do que Surface Pro X

01 de dezembro de 2020 8

O futuro dos desktops parece cada vez mais pender para os processadores da ARM, conforme Microsoft e Apple avançam no desenvolvimento de notebooks que utilizam chips baseados na arquitetura desenvolvida para smartphones e outros dispositivos que requerem alta performance e baixo consumo.

Enquanto a gigante de Redmond apenas arranha as possibilidades com seu Surface Pro X, a gigante de Cupertino balançou o mundo da tecnologia com a chegada dos novos MacBooks equipados com o Apple M1, primeiro chip de própria autoria a equipar os computadores da marca e superar com folga ofertas equivalentes da Intel.

E parece que os novos MacBooks podem ser opções mais interessantes até mesmo para o sistema operacional da Microsoft, conforme mostram testes realizados por alguns desenvolvedores. O primeiro foi realizado por Alexander Graf, engenheiro-chefe da Amazon Web Services, e mostra que o Windows on ARM roda sem maiores problemas no Apple M1. Graf explica que utilizou o software QEMU para permitir que o SO rodasse de maneira nativa no aparelho, sem uso de emulação.

As informações de Graf são corroboradas pelo segundo teste, realizado por outro desenvolvedor que atende pelo perfil no Twitter @imbushuo. Além de fazer o Windows 10 on ARM rodar em um Mac com Apple M1, o desenvolvedor executou testes com o Geekbench para gerar um referencial da diferença entre a modificação feita com o Mac e o Surface Pro X, também baseado em ARM.

Seus testes demonstram que o Windows oferece melhor desempenho no Apple M1 do que o próprio chip da Microsoft no Surface. Enquanto o aparelho da gigante de Redmond marcou 799 pontos em single-core e 3.089 pontos em multi-core, o Mac modificado atingiu nada menos que 1.288 pontos em single-core e 5.685 pontos em multi-core.

Antes de ficar muito animado, vale lembrar que existem alguns obstáculos para que todos os usuários tenham acesso ao Windows nos Macs com Apple M1. Em primeiro lugar, o Boot Camp, antigo método de instalação do Windows em computadores da Apple, não será compatível com os novos Macs. Além disso, o Windows 10 on ARM está disponível apenas para fabricantes.


No entanto, os testes comprovam que há maneiras de instalar o sistema da Microsoft em Macs, algo que já havia sido confirmado anteriormente pela própria Apple. Basta saber se a Microsoft irá permitir que seu Windows on ARM seja disponibilizado ao público e à uma de suas principais concorrentes.


8

Comentários

Windows 10 on ARM apresenta melhor performance com chip Apple M1 do que Surface Pro X
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista