LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

DirecTV Go Brasil: confira curiosidades sobre a nova TV via streaming | Detetive TudoCelular

08 de dezembro de 2020 37

Na última semana, o DirecTV Go Brasil foi lançado como um novo serviço de TV por meio de streaming. Os destaques da plataforma foram a disponibilidade dos Canais Globo e a oferta promocional de até 5 anos de HBO grátis.

A novidade chegou com alguns bugs iniciais em relação ao começo do uso do assinante. Mas como funciona o novo DirecTV Go? Qual é o delay dos canais em relação à televisão fechada convencional? Quem comanda as operações? O Detetive TudoCelular foi atrás de todas essas informações para passar o relatório a você a seguir:

Erros iniciais

Cartão de banco virtual

Um dos problemas mais relatados nos primeiros dias do serviço foi a recusa na hora de contratar o serviço, nos casos em que o usuário utilizou uma forma de pagamento baseada em cartão de bancos virtuais.

O TudoCelular recebeu relatos de pessoas que tentaram cadastrar o cartão do Nubank e não conseguiram validar o cadastro. Quem reclamava recebia um retorno que o problema estava na “natureza” da instituição financeira. Ou seja, mesmo com cartão físico, o problema continuaria.

Por isso, o Detetive entrou em contato com o atendimento e a assessoria da empresa para descobrir o motivo. No primeiro caso, a resposta foi semelhante à obtida nas queixas feitas pelos leitores, com o acréscimo do suporte a algumas bandeiras e explicações sobre possíveis bloqueios.

Além disso, a atendente explicou que o assinante deve verificar se o seu cartão está habilitado para a realização de compras pela internet e com cobranças recorrentes.

“Olá Rafael, tudo bem? Temos instabilidade com o banco Nubank. O que acontece com o Nubank, é que ainda seja cartão de crédito mesmo e tenha a bandeira MASTERCARD e seja físico, a natureza virtual do banco dá uma pequena dificuldade na hora de tentar a validação de segurança. Hoje [03/12] temos novidades com os pagamentos: os cartões de crédito Hipercard, Elo, American Express, MasterCard e Visa estão disponíveis para assinar. Ao fazer múltiplas tentativas com um mesmo e-mail e diferentes cartões ocorre um bloqueio. Não é de se preocupar. Depois de 3 dias o mesmo desaparece. É muito importante verificar que o cartão esteja habilitado para compra não presencial, comércio eletrônico e cobranças recorrentes de plataformas on-line.”


Atendimento do DirecTV Go no Facebook

Imagem: Reprodução

Já no contato com a assessoria, a porta-voz do DirecTV Go ressalta que houve problemas no início com clientes do Nubank, os quais recebiam uma mensagem no app para reconhecimento da transação.

Os esclarecimentos enviados com exclusividade ao TudoCelular ressaltam que, no caso de não ter a compra aprovada, é recomendado tentar com um cartão diferente.

“No início das operações tivemos algumas questões com transações de clientes do Nubank. Esses clientes, no momento da escolha por DIRECTV GO, receberão uma mensagem no app Nubank para reconhecimento da transação. Após essa confirmação, poderão dar andamento no processo.


Aceitamos cartões das bandeiras MasterCard, Visa, Amex, Elo ou Hipercard emitidos no Brasil. Trabalhamos em conjunto com os bancos e integradores para garantir a máxima segurança nesse processo. Caso a transação não seja finalizada na primeira tentativa solicitamos que tente com um cartão diferente ou contate nosso atendimento para que possamos auxiliá-lo.”


Porta-voz do DirecTV Go Brasil

O Detetive TC realizou uma contratação pelos sete dias grátis para identificar se o problema já tinha sido normalizado, na noite da última quarta-feira (2). Na tentativa com um cartão virtual do Digio, foi possível assinar sem qualquer tipo de problema.

Depuração USB

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Um outro ponto identificado por esta coluna é a necessidade de desativar a Depuração USB do celular, logo após a instalação do aplicativo. Ao abri-lo pela primeira vez, ele solicita a ação ao usuário e não dá prosseguimento sem que o recurso esteja desabilitado.

Este foi outro questionamento à assessoria da empresa, que disse já ter corrigido a questão. A justificativa para o bug foi por “ajustes técnicos” da plataforma. Confira:

“Nos primeiros dias de lançamento tivemos alguns ajustes técnicos, mas essa questão já está corrigida e em funcionamento normal.”

Qualidade de imagem e delay

Vamos falar sobre a qualidade do serviço prestado. O streaming na plataforma não possui um ajuste manual de resolução. Portanto, a imagem vai variar conforme a conexão do usuário.

Na comparação com um sinal de operadora convencional, em um teste informal deste que vos escreve, o DirecTV Go consegue se aproximar bem em qualidade e mostrou boa estabilidade para manter a execução do canal sem travamentos, tanto em conexão de 30 Mbps em Wi-Fi 2,4 GHz, como de 60 Mbps em 5 GHz – o requisito mínimo é 4 Mbps.

Este espaço também comparou o delay dos canais no novo serviço de streaming – executado de um notebook – com o de uma operadora de TV por assinatura tradicional – neste caso, a Claro net tv. Confira os resultados:

  • Globo: 27 segundos
  • SporTV: 17 segundos
  • FOX Sports: 23 segundos
  • BandSports: 23 segundos
  • ESPN 2: 19 segundos
  • CNN Brasil: 18 segundos
Imagem: Site oficial

Como é possível conferir, o atraso gira em torno de 20 segundos aos canais. Apesar de parecer muito para um canal esportivo, por exemplo, é considerado um tempo aceitável por se tratar de sinal via internet.

O delay está compatível com o encontrado em plataformas como Globoplay e Canais Globo, por exemplo, e abaixo de FOX Play e NOW Online – os quais costumam chegar a 1 minuto. Mas ainda há espaço para melhorias, visto que o app do Premiere Play ou o acesso ao Premiere pelo Globoesporte.com já chegou a registrar 6 segundos de atraso – também conforme testes informais deste jornalista.

No entanto, foi possível perceber diferentes tempos em dispositivos distintos. Ao pegar como exemplo o SporTV, o delay no app para celular Android foi 5 segundos superior ao notebook. Já em Smart TV, houve um atraso adicional de 35 segundos – mesmo assim, menos de um minuto em relação às operadoras tradicionais.

Limitação de telas simultâneas, não dispositivos

Imagem: Site oficial

Outra explicação necessária é sobre a quantidade de dispositivos simultâneos aceitados. Segundo a área de “Perguntas Frequentes” do site oficial, são permitidos até dois aparelhos ao mesmo tempo.

Mas é importante ressaltar algo que pode gerar confusão aos usuários. Caso você queira abrir duas abas do navegador para colocar mais de uma transmissão ao mesmo tempo – talvez uma como Picture-in-Picture, se o browser tiver suporte –, já contará como dois “dispositivos”.

Em outras palavras, não irá liberar a entrada adicional por um celular ou uma Smart TV, por exemplo. Ou seja, quando o serviço diz “dois dispositivo”, entenda como “duas reproduções”.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com
Plataformas separadas dos canais

Um dos questionamentos do Detetive TudoCelular ao DirecTV Go foi sobre o acesso a plataformas separadas dos canais. Algo como ocorre com as assinaturas convencionais, as quais fornecem login para acessar HBO GO, Telecine Play, FOX App e Canais Globo, por exemplo.

A resposta da plataforma dá a entender que a proposta dela é diferente nesse ponto. No lugar de também fornecer o acesso aos serviços independentes, vai focar em ser um agregador de conteúdos em um único espaço.

“A DIRECTV GO tem como objetivo entregar todos os conteúdos relevantes para os brasileiros e sempre estamos avaliando novas possibilidades. Neste momento oferecemos o melhor da programação de TV e streaming no Brasil, como por exemplo HBO, Telecine, FOX e canais Globo ao vivo e on demand em uma única experiência.”

Quem comanda?

A marca DirecTV pertence à AT&T – que também é dona da SKY – e, no Brasil, tem o novo serviço oferecido pela Vrio – antiga DirecTV Latin America e subsidiária da operadora norte-americana.

Ela também é controladora da Latam Streamco Inc. – a qual dá o seu CNPJ para o DirecTV Go – e da SKY Brasil. Em uma consulta no CNPJ, é possível confirmar a relação com o braço nacional da SKY:

Imagem: Receita Federal
Imagem: CNPJ.World

No entanto, apesar de pertencerem ao mesmo grupo, a assessoria da nova plataforma de streaming destaca que são negócios com funcionamentos independentes dentro do mesmo grupo.

“DIRECTV GO é um serviço oferecido pela Vrio, empresa líder de entretenimento digital na América Latina e controladora da Latam Streamco Inc., DIRECTV Latin America e SKY Brasil, negócios com atuações independentes.



A Vrio é uma empresa da AT&T Inc. (NSYE: T).”

Expectativas futuras

Enquanto o concorrente direto da Claro tem como objetivo alcançar um total de 60 milhões de assinantes, o DirecTV Go Brasil não quis divulgar as suas expectativas para o futuro.

Mas reforça a ideia da iniciativa em ser um agregador de conteúdos ao vivo e sob demanda em um único espaço.

“A empresa não divulga expectativas futuras. Reforçamos que nosso objetivo é entregar uma oferta única para o Brasil, reunindo conteúdo ao vivo e streaming em uma só plataforma e oferecendo o que há de melhor em conteúdo nacional e internacional.”

Decisão da Anatel

A iniciativa da criação do DirecTV Go – assim como dos concorrentes Claro Box TV e Oi Play – foi possibilitada após o entendimento da Anatel – agora ratificado pela PGR – de que a oferta de canais fechados de TV por streaming não se enquadra em um Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), mas sim em Serviço de Valor Agregado (SVA).

Desta maneira, as operadoras e algumas programadoras puderam vender o acesso aos sinais das emissoras ao vivo pela internet, sem a necessidade de seguir as regras da Lei da TV Paga – a qual estabelece uma série de tributos e algumas exigências, como a de uma programadora não poder distribuir diretamente seus produtos.

Você já é um usuário do DirecTV Go Brasil? O que tem achado dos novos serviços de TV via streaming no país? Participe conosco!

DIRECTV GO

Desenvolvedor: DIRECTV LATIN AMERICA LLC

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


37

Comentários

DirecTV Go Brasil: confira curiosidades sobre a nova TV via streaming | Detetive TudoCelular
  • Alguém mais está tendo problemas na sincronização entre som e imagem na Tv Samsung quando assiste canais ao vivo? Nos primeiros 10 a 15 min vai tudo bem, depois o som parece que começa a ficar mais adiantado em relação à imagem e isso só acontece na tv....

      • Mesmo problema aqui, é muito chato isso, já entrei em contato com a directv e nada... minha TV é a Q60 e perde a sincronia entre audio e video no app da directv.

          • Não tem APP p meu modelo de Samsung nem p minha LG, resolvi investir numa streamingbox ... Elsys ETRI02, a qual funciona muito bem. No outro televisor to usando a CPU de um Desktop, que atende 95% do tempo. A Samsung não consegue rodar nem o globoplay... então resolvi não investir nisso e usar ou a CPU ou a ETRI02. Também uso no tablet, q funciona muito bem.

            • É só comprar um tvbox e assinar TVE

                • Nesse serviço não é possível acessar o Telecine Play, né?

                    • As parcerias com os plays não está disponível, e não sei se ficarão algum dia. A principal falta que sinto é do WatchEspn que apresenta conteúdos adicionais inclusive jogos adicionais AO VIVO que não passa nos canais lineares da ESPN.

                      • EU FIZ O TESTE.A IMAGEM FICA ABAIXO DA SKY SATELITE. MAS ACIMA DOS IPTVS PIRATAS. TRAVA POUCO. OUTRO ERRO E QUE AS VEZES TEM PROGRAMAS DOS CANAIS DISCOVERY QUE DIZ NAO DISPONIVEL PARA SUA REGIAO. ABSURDO. TAMBEM FALTAM VARIOS CANAIS QUE TEM NA SKY POR EXEMPLO. O PREÇO E REGULAR COM EXCEÇAO AO PREMIERE QUE CUSTA O MESMO PREÇO DO PACOTE POR SATELITE. NAO DEVERIA POIS A QUALIDADE VUA SATELITE E SUPERIOR, ESTAVEL E COM POUCO ATRASO. ENFIM. AINDA NAO VOU ASSINAR.

                          • Ja assinei e a duvida é se vou cancelar ou não a OITV DTH, no meu caso, o custo/beneficio é muito superior, equivale a um ponto extra (20,00) + HBO (35,00) = 55.00, realmente vale a troca.

                            • Acabei de responder uma pesquisa de satisfação (ou insatisfação) bem detalhada da DirecTVGo, pelas perguntas eles estão realmente interessados em melhorar o serviço, abordam todos os pontos críticos elencados nos vários fóruns.

                                • Pra quem não suporta a facada da Net claro, é válido. Na Claro, o pacote intermediário de canais custa uns 100,00, fora os pontos adicionais (35,00 cada). E a DirecTV Go permite até 2 telas simultâneos

                                    • Testei na Apple tv 4 e mi box 3, e até que roda liso, em 35 Mbps

                                        • Como eu não curto a Globolixo , pra mim tá de boa....

                                            • Assinei dia 01/12, basicamente queria usar a ConmebolTV sem ter que ficar preso a uma assinatura por 12 meses. Estou na fase de testes e a idéia é substituir a OiTV. Funciona melhor no Tablet (Ipad) do que no Notebook. O desempenho no MacMini apesar de ser básicão é muito bom e praticamente depende só da qualidade da internet mesmo. O uso simultâneo dos 2 pontos foi satisfatório. Pontos desaforáveis não citados em outros posts - não possui acesso ao ESPNplay (importante p ver jogos em paralelo), nem ao Globosatplay e delay de 25s. Meu uso principal é futebol e achei o desempenho um pouco inferior ao Premiereplay contratado diretamente, mas não me importo muito com um delay inferior a 60s. Numa pontuação - canais melhores x piores - atribui 233, 224 p OiTVMix HD e 78 para a CaboTelecom. Pontos favoráveis - extras ConmebolTV (cativo sky e claro) e HBO incluso. O premiere é mais em conta "a la parte" direto na globo.com. O VOD basicamente todo em língua nativa com legendas (para mim isso é uma vantagem), mas poderia ter a opção de escolher o idioma do audio e das legendas. A organização do VOD é muito boa comparada a PrimeVideo (dificil de achar). Tem alguns probleminhas de conteúdos não autorizados e canais em língua nativa (TruTv por exemplo), mas é inicio e já vejo grande vantagem na relação custo/beneficio. O custo/beneficio da DTVGo compensa, principalmente pela promoverdes-vos HBO 4Ch, mas farei 4 meses de avaliação antes de cancelar a OITV.

                                              • Faz pouco mais de uma semana que estou usando. É meio lento mas funciona bem. O problema mesmo é não ter opção de legenda, mesmo contatando HBO (grátis por enquanto mas faz parte da promoção de lançamento então, é uma contratação que fiz) e Telecine, já pago a parte. Se eu pudesse acessar esses conteúdos no HBO Go ou Telecine Play, tudo bem, mas não tenho acesso como tinha com a TV por assinatura. Entrei em contato pelo chat, mas a resposta foi "estamos trabalhando nisso" mas não deram um prazo, mesmo que aproximado. O atendente foi prestativo, mas nada resolveu e disse que será resolvido em breve. E também não tem a Rede Globo em todas as regiões (os demais canais da Globosat está disponíveis).

                                                  • Eu não vejo vantagem nisso. Tenho que pagar internet, sai praticamente a mesma coisa se eu pagar internet + directvgo ou pagar um combo de internet com um pacote de tv que vem canais parecidos... sem problemas de delay....

                                                      • Mesmo com combo não tem pacote de TV que equivalha a este preço com o line-up oferecido (básico + HBO4ch, por 59,90). O delay só é importante para esportes, mas o delay existe em qualquer sistema, NUNCA É AO VIVO, o problema maior é se existem vizinhos que torcem para o mesmo time que você e vão comemorar os gols 30 segundos antes.... isso realmente é um saco. Isso ocorre com certeza em eventos globais como olimpíadas e copa do mundo, tirando isso é bem mais tranquilo. (59,90 equivale a soma de 1 segundo ponto + o pacote HBO num sistema de TV por assinatura tradicional, na OITV 20,00 +35,00 =55,00) Ou seja, até p funcionar como 2 pontos adicionais já é uma vantagem.

                                                        • Eu assinei uso na mi box, e tenho conectada no meu celular e tem sim função Chromecast, porém precisa de melhorias como opções de legenda, mas opções de configurações no próprio app, entre outros.

                                                            • Estou usando e amando. Claro que tem alguns bugs, mas isso será resolvido. E com o pagamento com o cartão NU, o meu deu de primeira, sem nenhum erro.

                                                                • Tô usando aqui e está funcionando 90%, só estão faltando as legendas em alguns canais ao vivo. Muito top o app, uso o chromecast e está reproduzindo super bem.

                                                                    • Estou gostando da ideia da IPTV teve alguns congelamento de imagens que não voltou automático precisei sair e voltar no canal mas no geral estou gostando. Ponto negativo é a falta do app na Smartv onde preciso ligar o notebook e espelhar na tv pra suprir e não consegui espelhar o smartphone na tv a imagem não sai só o som parece que tem um bloqueio no app.

                                                                      • Não, ele vem com os canais da globo, como o sportv, multishow, gnt, globo news entre outros. O Globoplay funciona como o Netflix, mas com os canais ao vivo da globo tmb

                                                                          • Na hora de ativar a conta o campo do número do cartão está desativado, com mais alguem está assim?

                                                                              • Simplesmente espetacular, esse é o futuro e ele já chegou. Infelizmente daqui a pouco um PSOL da vida vai entrar com algum recurso e o STF vai proibir o serviço. Aqui é Brasil e nada de bom dura por aqui.

                                                                                • Para quem está acostumado com tv via satélite, a IPTV é muito ruim no que diz respeito ao delay. No caso da DirecTv, me parece que está melhor que a Claro IPTV, pelo o que foi mencionado na matéria. Aqui na minha cidade o delay da Claro na rede dela, chega há mais de um minuto na maioria dos canais, escapando somente os canais Sportv e canais locais. Espero que com tempo essa tecnologia evolua nessa questão do atraso.

                                                                                    • vem com globoplay? n entendi direito essa parte.

                                                                                      • Eu achei muito bom, tem probleminhas no app, mas como todo lancamento tem q ter.

                                                                                          • To usando e to gostando ... Como todo app novo, tem seus problemas, mas eles responderam e disseram que vão soltar atualizações pra consertar esses pequenos problemas. Gostei muito da grade, e tá funcionando legal no meu chromecast.

                                                                                              • Até fiquei tentado pela oferta com HBO, mas desanimei por não permitir acesso a outros apps como Globoplay/Hbo go.Sei que o app da HBO é ruim mas é melhor ter uma alternativa a ficar dependendo só do app da Directv e ele eventualmente te deixar na mão em disponibilidade/qualidade.

                                                                                                  • So nao gostei por que nao tme o app pra minha TV LG

                                                                                                    • Esse problema do nubank n é a primeira empresa q reclama deles com relação a assinaturas, ms eu assinei e tô gostando bastante. Já passei dos 7 dias e vou manter e cancelar a net virtual e finalmente instalar uma Internet decente.

                                                                                                        Android

                                                                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                        Android

                                                                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                        Android

                                                                                                        Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                                                                                                        Android

                                                                                                        Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020