LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Internet Explorer, Periscope e mais! Serviços que serão encerrados em 2021 | Detetive TudoCelular

05 de janeiro de 2021 5

O ano começa nesta terça-feira (5) para o Detetive TudoCelular. No entanto, 2021 será o fim para vários serviços do mundo da tecnologia. Alguns importantes utilitários chegarão à sua descontinuidade nos próximos meses.

Microsoft e Google figuram a lista nesse quesito. Ambas as Big Tech estão entre as companhias que mais irão encerrar plataformas para este ano. As áreas de games e TV também integram a relação. Quer saber quais os serviços que estão com o tempo contado? A coluna reuniu os principais a seguir. Confira:

Games

Halo para Xbox 360


Com vendas interrompidas desde o ano passado, a franquia Halo para Xbox 360 terão os serviços desligados por Microsoft e 343 Industries a partir de dezembro de 2021. Quem possui os games continuarão com o acesso, mas alguns recursos – como partidas online – vão parar de funcionar.

A intenção dos desenvolvedores é realizar um período de transição ao longo do ano. A princípio, serão enviadas notificações iniciais aos jogadores. No decorrer dos meses, outros lembretes aparecerão no game, até que haja o encerramento dos jogos pela internet no final do ano.

Super Mario Maker para Wii U


No final de novembro do ano passado, a Nintendo comunicou que irá descontinuar vários serviços online para o jogo Super Mario Maker do Wii U, além de removê-lo da eShop do seu console antigo.

A retirada já acontecerá neste mês de janeiro, mais especificamente no dia 13. No caso dos serviços que usam internet, o encerramento está marcado para 31 de março. A fabricante japonesa ressalta ainda que a decisão ainda permitirá jogar as fases baixadas antes da descontinuação ou fazer o download do jogo novamente – desde que esteja comprado anteriormente.

Outro ponto importante é que a ação da empresa não impactará em nada no Super Mario Maker 2 para o Nintendo Switch.

Marca FOX

Após a fusão com a Disney, a marca FOX já havia sido extinta dos estúdios 21st Century para uso da sua compradora. Agora em 2021, é a vez de os canais na América Latina – inclusos no pacote – deixarem de ter essa marca.

A partir de fevereiro, as emissoras FOX Channel, FOX Life e FOX Premium, no Brasil, passarão a levar o nome de “Star”, franquia de Walt Disney que tem sido expandida com a nova aquisição midiática.

Por sua vez, sobrarão apenas os canais FOX Sports, os quais devem permanecer com o mesmo nome até – pelo menos – 31 de dezembro de 2021, por determinação do Cade. Desta maneira, ao encerrar este ano, a tendência é que as emissoras esportivas da marca sejam extintas.

Para completar, há o serviço de streaming do FOX Play, que era para chegar ao fim na versão de celular e Smart TV na virada do ano, mas ainda pode ser acessado, ao menos, até esta terça-feira (5). A tendência é que ele seja encerrado a qualquer momento.

Periscope

Ferramenta especializada em transmissões ao vivo do Twitter, o Periscope chegará ao fim a partir de março deste ano. O sistema de criação de contas já chegou a ser interrompido desde dezembro de 2020.

De acordo com os responsáveis pelo serviço, a base de usuários do app sofreu uma queda drástica e tornou inviável a sua manutenção. A tendência é que o crescimento de lives do Facebook e do Instagram tenham “matado” a atuação do Periscope.

Google Hangouts

Com o tempo contado desde 2018, o Hangouts tem sido substituído de forma gradual por outras soluções do Google ao longo dos últimos anos, para finalmente ter um fim. E parece que o término está próximo.

A gigante de Mountain View irá realizar a transição do mensageiro antigo para a nova versão gratuita do Google Chat ainda neste primeiro semestre de 2021. Até o momento, o “herdeiro” do Hangouts apenas conta com edição paga.

A intenção é que a nova plataforma entregue recursos semelhantes da mais antiga, como suporte a conversas em grupo e integração direta com o Gmail.

Microsoft

Internet Explorer


Navegador já substituído pela Microsoft, o Internet Explorer vai ser desligar em sua totalidade no dia 17 de agosto de 2021. Ele já estava sem suporte por parte da multinacional de Redmond desde 2016 e tem perdido a compatibilidade de outras soluções da empresa ao longo do tempo – como o Microsoft Teams, desde novembro de 2020.

A partir de agosto deste ano, outros serviços como Outlook e Word – do Office 365 – também não terão mais a opção de ser abertos no programa. Se você ainda for usuário do IE, é possível migrar os dados do navegador para outros concorrentes, como Edge, Chrome e Firefox.

Microsoft Edge antigo


Outro browser que perderá o suporte em 2021 é o Edge clássico. Ele foi o responsável por substituir o Internet Explorer, mas já ganhou uma nova versão baseada em Chromium – o código aberto do Chrome –, a fim de ganhar melhorias de desempenho, compatibilidade com extensões e, consequentemente, um público maior.

A Microsoft ressalta que a maioria dos usuários do navegador já realizou a mudança para a edição mais recente. Desta maneira, o aplicativo Microsoft Edge Legacy – como ficou conhecida a versão mais antiga – não terá mais atualizações de segurança a partir de 9 de março.

Skype for Business


O Skype for Business é outra ferramenta da Microsoft que terá suas atividades finalizadas em 2021. A edição dedicada para o meio corporativo já tem sido migrada para o Microsoft Teams – principalmente com o crescente uso nesta pandemia do novo coronavírus – e deixará de ter novos updates de segurança a partir de 31 de julho de 2021.

Outra aposta da gigante de Redmond no Teams – no lugar do Skype “turbinado” – é a sua integração mais completa com o pacote Office 365 – cujos assinantes terão substituição automática.

Microsoft Silverlight


Para completar a lista de descontinuidades da Microsoft neste ano de 2021, está o plugin Silverlight. Utilizado para funções semelhantes ao Adobe Flash Player – outro que já teve suas atividades encerradas –, ele já tinha sido colocado de lado pelos navegadores mais recentes.

A data programada para o fim do suporte é 12 de outubro de 2021. Após esse dia, os vídeos que estiverem publicados no formato para reprodução por meio da ferramenta deixarão de ser vistos.

E aí, você se recorda de algum outro serviço que será descontinuado neste ano de 2021? Participe conosco!


5

Comentários

Internet Explorer, Periscope e mais! Serviços que serão encerrados em 2021 | Detetive TudoCelular
Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020

Android

O melhor celular para comprar de presente no Natal 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas