LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Parler: prazo de revisão da Apple se encerra e rede social é removida da App Store

10 de janeiro de 2021 230

Atualização (10/01/2021 às 18h45) - Renan Dores

O mundo tem acompanhado os esforços de Donald Trump para se manter na presidência dos Estados Unidos, ainda que o processo eleitoral do país, ocorrido entre os meses de novembro e dezembro do ano passado, tenham declarado Joe Biden como o novo líder do país norte-americano.

Suas atitudes incentivaram redes sociais a agirem com firmeza para impedir a disseminação de notícias falsas, e nesta semana, diante da invasão de extremistas ao congresso norte-americano, levaram à remoção da plataforma Parler da Google Play Store. Segundo a gigante das buscas, o app vinha sendo utilizado para incitar a violência no país, indo contra as políticas da loja do Android.

Mais moderada, a Apple deu um prazo de 24 horas para que a rede social adicionasse ferramentas de moderação mais rigorosas, o que não aconteceu. Diante disso, a Maçã anunciou neste domingo (10) que acaba de remover a Parler da App Store, por "continuar sendo usada para planejar e ainda facilitar atividades ilegais e perigosas".

Depois de removida da Google Play Store, a Parler acaba de ser retirada da App Store por não apresentar um plano robusto contra conteúdo ilegal para a Apple.

Ainda de acordo com a gigante de Cupertino, a Parler havia dito que estava gerenciado conteúdo prejudicial "seriamente por semanas" e que estaria planejando implementar esforços de moderação "temporários", o que na visão da Apple seria "insuficiente diante da grande proliferação de conteúdo perigoso", levando assim à suspensão da Parler.

A seguir, você confere a nova mensagem da Apple enviada à Parler na íntegra, comunicando a suspensão do aplicativo.

Para os desenvolvedores do aplicativo Parler,
Obrigado pela sua resposta sobre o conteúdo perigoso e prejudicial em Parler. Determinamos que as medidas que vocês descrevem são inadequadas para lidar com a proliferação de conteúdo perigoso e questionável em seu aplicativo.
Parler não manteve seu compromisso de moderar e remover conteúdo prejudicial ou perigoso que incentive a violência e atividades ilegais, e não está em conformidade com as Diretrizes de Revisão da App Store.
Em sua resposta, você mencionou que Parler leva esse conteúdo "muito a sério há semanas". No entanto, os processos que Parler implementou para moderar ou prevenir a propagação de conteúdos perigosos e ilegais revelaram-se insuficientes. Especificamente, continuamos a encontrar ameaças diretas de violência e apelos para incitar ações sem lei que violam a Diretriz 1.1 - Segurança - Conteúdo questionável.
Sua resposta também faz referência a um plano de moderação temporário, que não atende aos requisitos contínuos na Diretriz 1.2 - Segurança - Conteúdo gerado pelo usuário. Embora não haja um sistema perfeito para evitar todo o conteúdo perigoso ou de ódio, os aplicativos devem ter planos robustos de moderação de conteúdo para resolver esses problemas de forma proativa e eficaz. Uma "força-tarefa" temporária não é uma resposta suficiente, dada a proliferação generalizada de conteúdo nocivo.
Por esses motivos, seu aplicativo será removido da App Store até que recebamos uma atualização que seja compatível com as Diretrizes de revisão da App Store e você tenha demonstrado sua capacidade de moderar e filtrar com eficácia o conteúdo perigoso e prejudicial em seu serviço.
Saudações,
App Review Board

Matéria original (09/01/2021 às 08h25)

O Google decidiu remover a rede social Parler de sua listagem na Play Store após os ataques de extremistas ao Capitólio, nos Estados Unidos, que resultou na morte de cinco pessoas. A Parler teve um grande crescimento ao longo dos anos, principalmente por oferecer uma plataforma para “discursos livres”.

A rede social serve, há um tempo, como uma alternativa para quem não quer ter suas publicações removidas pelas moderações de outros sites, como o Twitter, por exemplo, que anunciou ontem (08) a suspensão definitiva do perfil do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Tanto o Google quanto a Apple pedem que a Parler adicione novas políticas de moderações para impedir publicações que possam causar ameaças à segurança ou incitar a violência. A rede é conhecida por permitir vários tipos de publicações, desde conteúdos extremistas até teorias da conspiração.

No entanto, a empresa de Mountain View decidiu agir o quanto antes e já removeu o aplicativo da rede social de sua loja de apps, a Playstore. Em uma nota, enviada ao Android Police, a companhia explica a decisão e destaca que tomou conhecimento das publicações no Parler que possam ter incitado as ondas de violência no país nos últimos dias. Confira a nota na íntegra no final deste artigo.

Enquanto isso, a Apple decidiu dar um último “aviso” para os desenvolvedores do aplicativo e alertou para um possível bloqueio caso a política de moderação do Parler não seja revista.

É importante destacar, porém, que o banimento da Parler da Playstore não remove o aplicativo que já foi instalado nos dispositivos e, portanto, ele ainda poderá ser utilizado por aqueles que já o possuem.

Além da remoção da Playstore, os administradores do APK Mirror – uma das maiores fontes para aplicativos fora de lojas oficiais – também removeram o arquivo de instalação de seus repositórios.

Confira, abaixo, o comunicado oficial do Google sobre o bloqueio do Parler na íntegra:

Para proteger a segurança do usuário no Google Play, nossas políticas de longa data exigem que aplicativos que exibem conteúdo gerado pelo usuário tenham políticas de moderação e aplicação que removam conteúdos flagrantes como postagens que incitam a violência. Todos os desenvolvedores concordam com esses termos e lembramos Parler desta política clara nos últimos meses.‎



Estamos cientes das contínuas publicações no Parler que visam incitar a violência nos Estados Unidos. Reconhecemos que pode haver um debate razoável sobre políticas de conteúdo e que pode ser difícil para os aplicativos remover imediatamente todo o conteúdo violador, mas para que distribuamos um aplicativo através do Google Play, exigimos que os aplicativos implementem moderação robusta para conteúdo notório. À luz desta ameaça contínua e urgente à segurança pública, estamos suspendendo as listagens do aplicativo da Play Store até que ele resolva essas questões.‎


230

Comentários

Parler: prazo de revisão da Apple se encerra e rede social é removida da App Store
  • Isso aí é algo raro na esquerda. Vivem das tetas.

      • A %uD83C%uDF4E foi correta. O mais engraçado é ver os liberais pró mercado reclamando disso KKKKKK

          • A Apple foi correta em ter ação monopolista para suprimir concorrência para deixar o mercado menos livre?
            Explica como isso se encaixa em liberalismo, ó luminar.

            • "Quando você arranca a língua de um homem, não está provando que ele é um mentiroso - você está dizendo ao mundo que teme o que ele pode dizer".

              Eles estão em PÂNICO !!!

                • Twitter e FB banem contas. %u201CNão é censura, você pode criar seu próprio aplicativo.%u201D

                  Então, Google e Apple banem aplicativos. %u201CNão é censura, crie seu próprio site.%u201D

                  Então a Amazon proíbe a hospedagem na web. %u201CNão é censura, crie a sua própria ...%u201D

                  O que? Sua própria internet? Só para você twittar??

                  • Todas grandes corporações de rede sociais censurando este app

                      • a direita extremista esperneia

                        • Quando Trump proibiu o Tik Tok nos EUA ninguém achou que isso era censura...
                          Agora pq ele foi banido do Twitter, todos viraram peritos em censura, mesmo ele tendo incitado uma invasão que resultou na morte de 3 pessoas.

                            • Mas é burro...

                                • Que comparação burra

                                    • Foram 5 pessoas, que sumam. Que fiquem em fóruns da vida, com suas asneiras.

                                        • Então agora não querer ser espionado pela China virou um ato de censura, e reclamar de ser banido por expressar minha opinião se tornou fascismo??? Engraçado é que as proprias bigtechs baniram até o proprio cliente (Parler) no desespero para censurar o que a direita tem a dizer. A conclusão é clara: Ferrar as pessoas é prioridade máxima destas empresas, e não dão a mínima se os dados dos clientes estão indo para "outros mundos".

                                            • Também suprimir concorrência. Grana.

                                                • Este foi o momento de ouro deles, bigtech (Google, Amazon, Facebook, Apple...), baniram sem dó seu proprio cliente que dava mais liberdade de comunicação às pessoas, um empreendimento privado não tinha nada de posse e responsabilidade deles ali (dados privados), isso foi desespero total mesmo. Muito diferente do TikTok que o governo até tentou ocasionar a venda dele a Microsoft para continuar no país, mostrando claramente que o objetivo do governo era realmente a segurança nacional.

                                                • Mostre onde ele incitou.
                                                  No aguardo.

                                                    • https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2021/01/06/donald-trump-protestos-golpe-insurreicao.htm

                                                        • Excelente. Li. Diz que "Políticos acusam Trump de incitar a violência", sem que o artigo cite, ou aqualquer um dos acusadores cite, qual fala de Trump incitou.
                                                          Simplesmente porque não existe.
                                                          Se existisse, seria citada ad nauseum.
                                                          Tente achar algo que Trump falou, não o que falaram dele.
                                                          No aguardo.

                                                      • Essa noticia, apenas pelo início: "O mundo tem acompanhado os esforços de Donald Trump para se manter na presidência dos Estados Unidos, ainda que o processo eleitoral do país, ocorrido entre os meses de novembro e dezembro do ano passado, tenham declarado Joe Biden como o novo líder do país norte-americano", já denota que o autor desconhece o sistema eleitoral americano. E com isso o site TudoCelular mostra-se alinhado com o que há de pior no meio de informações, tais como apoio a censura e redução das liberdades individuais. Lamentável.

                                                          • Onde está a mentira? Ele não provou as alegações de fraudes e não teve apoio nem do próprio partido. Está na cara que ele não quer passar o poder, o congresso está com medo de um golpe. Trump será chutado da presidência e entrará para a história como uma vergonha para o partido republicano.

                                                              • - Você não tem permissão para inspecionar cédulas.
                                                                - Você não tem permissão para olhar de perto as máquinas.
                                                                - Você não tem um dia no tribunal para apresentar provas.

                                                                AQUELES QUE NÃO TÊM NADA A ESCONDER, NÃO ESCONDEM NADA.

                                                                ---> Biden está sendo "instalado" e não eleito.

                                                                Se a "grande mídia" estivessem convencidos de que Biden venceu de forma justa, permitiriam que há equipe de TRUMP fizessem uma auditoria eleitoral completa em todos os estados decisivos, apenas para que pudessem enfiar isso na nossa cara... Há, mas eles não fizeram.

                                                                Porque ELES SABEM que TRAPACEARAM.

                                                                Acorda !!!!!

                                                                • As evidências não foram examinadas devido ao aparelhamento dos judiciários estaduais, e a suprema corte teve medo de examinar.
                                                                  Não significa que não ocorreram, e qualquer pessoa com o mínimo de capacidade de análise isenta vê isso.

                                                                  • KKKKKKKK os delegados não oficializaram a vitória do Joe Biden no mês passado? Me poupe.

                                                                  • Alguém avisa esse cidadão que quem não trabalha são os vagabundos de esquerda. Adoram se chamar de proletário, mas não botam uma mão na massa pq senão a mão cai. Gostam mesmos é de ganharem dinheiro de políticos soltando merda na internet.

                                                                      • Pessoas se manifestarão. Ao remover a possibilidade de se manifestarem com palavras, a única opção restante é ação.
                                                                        Isso não vai acabar bem.

                                                                          • Já fizeram isso na invasão ao Capitólio dos EUA.
                                                                            O banimento é resultado direto disso e da morte de 5 pessoas.

                                                                              • Em um mundo normal a culpa seria de quem cometeu o crime... mas neste mundo maluco é de um serviço concorrente promissor, que por bons motivos (liberdade) se tornou a alternativa dos que tem uma opinião diferente da esquerda progressista poderem compartilhar seus conhecimentos e opiniões livremente sem serem calados.

                                                                                  • E acha que censurar mais vai amenizar os ânimos?
                                                                                    Raciocínio não parece ser seu forte.

                                                                                  • já está na hora da extrema direita se reunir e deixar de ser pacifista com essa elite imunda globalista que querem destruir o mundo através de autoritarismo, censura e fraudes

                                                                                      • Por mais que eu não queira que essa seja a imagem que passe pro mundo, acho que esse confronto será inevitável. Enquanto houver repressão contra algum tipo de pensamento, o resultado sempre será a guerra.

                                                                                        • O jeito é ir para a Deep Web!

                                                                                            • Aí eu te pergunto: Onde está a "democracia" e a "Liberdade de Expressão"? Antes toda merda socialista, comunista e de esquerda que alguém pensava/falava era permitido. Agora esses mesmos que sempre acusaram os seus inimigos de serem autoritários e antidemocráticos usam com força máxima essa repressão, alinhada com a mídia vagabunda e com empresas gigantes que detém o oligopólio da internet. Alguém (que não me lembro o nome, mas creio que fosse o próprio Marx) já dizia que esses vermes irão usar o grande capital para que o comunismo "funcione". Se você apoia essa patifaria que as Big Techs e os políticos verdadeiramente autoritários estão fazendo, sinto informar, mas você é um projeto de ditador. Tentar proibir alguém de sequer ter seus próprios ideais é apenas uma bomba relógio (além de seriamente contra os direitos humanos e contra as liberdades individuais). Já sabemos que repressão nunca funcionou quando se quer enfraquecer um movimento. Sempre haverá confronto quando alguém ou uma ideia tenta se impor aos demais. E não vou me admirar se essas pessoas perderem a paciência e iniciarem uma guerra civil. "Posso até não concordar com o que vocês diz, mas defenderei até o fim o seu direito de dizê-lo".

                                                                                                • Quanta besteira, quer dizer que pode orquestrar um ataque e pedir para cidadãos se rebelarem e invadirem instituições que resultou na morte direta de 5 pessoas e está bem? Não tem nenhum tipo de punição?
                                                                                                  De que tipo de liberdade de expressão vocês estão falando?

                                                                                                    • A punição se deve aos que praticaam crime. Não se pode calar geral pelo erro de alguns. Se assim fosse, certamente a esquerda já tinha sido expurgada da face da Terra. Todos os seus movimentos envolvem quebradeira, vandalismo, desrespeito e certamente são extremamente imorais. Logo, o seu argumento de que está certo censurar opiniões divergentes, é no mínimo autoritário. Se uma regra não vale para todos, então ela não vale pra ninguém.

                                                                                                        • MrGrey mostrar o video dele pedindo para invadir alguma coisa, isso eu quero ver, o mesmo pediu para os manifestantes obedecerem a lei e os policias, tem coisa estranha nessa historia

                                                                                                        • "When you tear out a man's tongue, you are not proving him a liar; you're only telling the world that you fear what he might say." ~ Tyrion Lannister.

                                                                                                            • Palavras ao vento. Quantas vezes você falaria com teu filho antes de tirar o vídeo game da mão dele ? Quantas vezes você colocaria ele de castigo por não cumprir as regras básicas de dentro da sua casa ? Me poupe tudo tem limite.

                                                                                                                • Uma criança em formação não tem nada a ver com adultos. Pais são aqueles de quem os filhos dependem totalmente, inclusive para aprender sobre a vida.
                                                                                                                  Nós não somos crianças. Temos senso crítico, temos independência. Não dependemos do estado....somos nós que financiamos o estado.
                                                                                                                  Não precisamos de uma autoridade superior nos dizendo o que devemos ou não ver, ouvir, e pensar. Se gosta disso, há lugares fenomenais como Cuba e Coreia do Norte que satisfação seu desejo de viver sob uma botina.

                                                                                                                    • Pois bem, a educação e os limites vem de berço. Quem teve isso durante sua infância e aprendizado sabe se colocar em qualquer lugar sem ser repreendido. Quem não tem limites ou vai para a cadeia ou para o buraco.

                                                                                                                        • Aceitar que bilionários decidam o que podemos ou não falar, e que opiniões podem ou não ser expressas, é apoiar tirania oligárquica.
                                                                                                                          Não me surpreende que tenha quem faça isso.
                                                                                                                          "Se os porcos pudessem votar, o homem com o balde de comida seria eleito sempre, não importa quantos porcos ele já tenha abatido no recinto ao lado."
                                                                                                                          Orson Scott Card.

                                                                                                                    • Tudo isso porque um grupo de pessoas supostamente poderosas querem mudar e mandar no mundo com novas idéias políticas e econômicas mas como o mundo já tem um comandante e fundador que é Jesus Cristo eu fico tranquilo no meio de toda essa balbúrdia planetária,tudo irá se ajustar pois o mestre está retornando ao planeta que ele fundou e todos viverão em total harmonia,salve Jesus!

                                                                                                                        • Por mim eu deixaria tudo disponível e aplicava a lei nas transgressões. Tanto cívil como criminal. Deixa o miserável uma semana na cadeia juntos com os monstro lá que ele vai aprender a se expressar direitinho.

                                                                                                                            • Os caras querem fazer revolução mas não sabem nem instalar um App não autorizado? Que coisa, hein? Acho que a Dilma era mais qualificada.

                                                                                                                                • KKKKKKKKKK

                                                                                                                                    • Amazon derrubou os servidores. A conspiração dos grandes foi coordenada.
                                                                                                                                      Medo da concorrência.

                                                                                                                                        • Se fosse aqui no Brasil, Donald trump poderia mandar vários pix de 1 centavo dizendo: roubaram a eleição de nós! Essa "censura" que ele está sofrendo é uma censura de merda, tudo que ele fala eu fico sabendo. Google, Apple e Amazon abandonaram trump? Pega um Huawei com harmonyOS beta e de brinde ainda sai na frente no 5g. Duvido que o governo chinês tenha interesse no silêncio de trump já do Jack Ma...

                                                                                                                                        • O mundo político tenta se dividir em esquerda e direita. A Direita representada pelo fakenews, negacionismo, anticientífica, ignorante, conspiracionista, fascista... e a esquerda protetora dos hermanos corruptos, comunista, populista, incentivadora da pobreza, ditadora .... Ambas são péssimas para qualquer país, o Brasil e os EUA ficaram uma zona com a direita assumindo o poder atacando os próprios poderes da república. Esquerda mantendo o poder em outros países a base de fraude e mortes. Não tem como uma ser pior.

                                                                                                                                            • Se você retirar as ideias extremistas e totalitária da direita e da esquerda, sobram algumas boas ideias de ambos os lados. Me considero centro esquerda mas não tenho bandido de estimação e acho o comunismo e socialismo totalmente fora de questão

                                                                                                                                                • Essa divisão perdeu bastante da relevância, se não toda. O que existe hoje é uma porção libertária e uma porção autoritária. Quem detém o poder real e favorece o autoritarismo são as megacorporações multinacionais e multibilionárias, as quais efetivamente controlam a mídia e poderes legislativos, executivos, e judiciários em vários países - incluso aí os EUA.
                                                                                                                                                  Os cidadãos que são facilmente convencidos pela propaganda corporativa e defendem o autoritarismo dessas empresas em nome de um "progressismo" são os famosos "idiotas úteis" que ajudam regimes autoritários a se estabelecerem em nome de um "bem maior", para então serem os primeiros a serem executados.

                                                                                                                                                  • O poder nas mãos dos gigantes. Fazem o que querem e ninguém pode impedir. Eleição fraudulenta faz parte do pacote de poder. E falar a boca de quem não concorda e a cereja do bolo.

                                                                                                                                                      • Reclamam da censura, mas não querem ser responsabilizados, legalmente, por crimes de ódio e fake news. Enfim, a hipocrisia.

                                                                                                                                                        Que tal não ser intolerante demais ao censurar, mas sem exigir a tolerância ilimitada? Enfim, a polarização.

                                                                                                                                                          • por que esses desgraçados não censuram o Maduro e toda a corja de bandidos comunistas que só defecam asneiras e fakenews nas redes sociais? tá na cara que estão todos comprados pelo regime chinês e seu interesse de dominar e controlar o mundo

                                                                                                                                                              • vai tomar no seu cu viadinho tem é que meter bala nesses desgraçados esquerdistas eles querem é guerra, se o grande líder alemão de 1933 estivesse vivo esses canalhas não estariam mandando no mundo

                                                                                                                                                                • Isso é uma criança ou um perfil fake de algum escravo do sistema?

                                                                                                                                                                    • Defina crime de ódio. Defina o que é ou não falso.

                                                                                                                                                                        • Você não é burro nem filósofo, não existe relativismo na lei. Mania de distorcer coisas.

                                                                                                                                                                            • Sem resposta. Previsível.

                                                                                                                                                                                • Defina resposta, defina previsível.

                                                                                                                                                                                    • Resposta: uma informação prestada como reação a uma pergunta realizada, provendo os dados solicitados.
                                                                                                                                                                                      Previsivel: algo ou alguém com reacoes, atitudes ou comportamentos que seguem padrões repetitivos, tornando-se possível prever tais padrões.
                                                                                                                                                                                      Diga-se de passagem, continua sem responder. Continua previsível.

                                                                                                                                                                                        • Defina informação, defina reação, defina tudo.

                                                                                                                                                                                            • Continua fugindo. Está apenas mostrando que fala sem saber do que fala.
                                                                                                                                                                                              Novamente, previsível.

                                                                                                                                                                                                • Vc acaba de refutar o seu relativismo

                                                                                                                                                                                                    • Me diga: o que é crime de ódio? Como saber o que é crime de ódio? Como saber a emoção do criminoso/a? O que separa esse "crime de outro "crime"? Um homicídio com ódio é mais grave que um por negócios apenas?
                                                                                                                                                                                                      Como saber o que é ou não falso? Quem define? Por quais parâmetros? Quais as fontes? Há contradições em relação ao que um acha falso e outro não?
                                                                                                                                                                                                      Pronto, ajudei a direcionar seu raciocínio.
                                                                                                                                                                                                      Agora prossiga.
                                                                                                                                                                                                      Aguardo.

                                                                                                                                                                                                        • Pra isso existe: jurídico, doutores em psicologia, psiquiatria, sociólogos e cientistas. Todos com diploma e educação. Ou acha que a sociedade se desenvolveu com base em liberdade de expressão distorcida à tolerância infinita?

                                                                                                                                                                                                            • Acontece que quem está definindo isso a seu bel-prazer são corporações multibilionárias, que encontram presas fáceis para sua lavagem cerebral. Corporações que só querem poder, controle, e lucro. As pessoas que as defendem são como vítimas sendo sugadas defendendo vampiros.
                                                                                                                                                                                                              As corporações pisam no pescoço, e essas pessoas aplaudem e pedem mais.

                                                                                                                                                                                                                • Aqui jaz, a minha última argumentação contra o fanatismo, ignorância e relativismo.

                                                                                                                                                                                              • "Quando você torna revolução pacífica impossível, torna revolução violenta inevitável."
                                                                                                                                                                                                John F. Kennedy.

                                                                                                                                                                                                  • Bem vindo a era da censura de Big Techs com monopólios mútuos.

                                                                                                                                                                                                    • Claaaaro que a Apple, uma empresa multimilionária e poderosa, que usa minérios de sangue da África e trabalho análogo ao escravo em suas fábricas está preocupada com o bem-estar geral. Não tem nada, mas nada a ver com o fato do Parler ser o app de rede social mais baixado da sua loja há semanas, e o que está crescendo rápido e se tornando uma ameaça ao monopólio. Imagina!
                                                                                                                                                                                                      Lembrem-se: multimilionários realmente se importam muito com o que acontece com a ralé, pode acreditar sim, amiguinho.

                                                                                                                                                                                                      • Não que eu seja um hacker, mas quem é que terá dificuldade em instalar um app de caráter fora dos domínios do Google ou Facebook ou Apple?

                                                                                                                                                                                                        • Não

                                                                                                                                                                                                            • Vc esta desinformado, vou te explicar.
                                                                                                                                                                                                              As redes sociais nos EUA , estao amparadas por uma lei que as protege de processos judiciais em virtude de opinioes expressas na plataforma, isto porque elas em teoria nao editam o conteudo, logo nao expressam a propria opiniao.
                                                                                                                                                                                                              A partir do momento que passam a selecionar o conteudo, passam a agir como editoras, passam a expressar uma opiniao convergente, e devem perder a proteção da lei. Mas as bigtechs nao querem perder tal proteção. Entao nao estamos falando de simples propriedade privada, ondw eles poderiam agir como bem entendessem.
                                                                                                                                                                                                              Esta aí a diferença!!!!!

                                                                                                                                                                                                              • Cacete, cada comentário mais burro do que o outro kkkkkkkkkkk Os caras se doendo pelo Trump sendo que o Trump caga e anda para todos os latinos

                                                                                                                                                                                                                Android

                                                                                                                                                                                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                                                                Android

                                                                                                                                                                                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                                                                Windows

                                                                                                                                                                                                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                                                                                Economia e mercado

                                                                                                                                                                                                                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista