LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 7: desenvolvedor consegue executar Ubuntu Linux 20.04 LTS no celular da Apple

13 de janeiro de 2021 11

Baseado no modelo Open-Source, as distribuições Linux contam com um gigantesco apoio de sua comunidade, que constantemente desenvolve novidades e aplica correções ao código do sistema. Entre as distribuições mais populares está o Ubuntu, que recebeu em abril do ano passado a versão 20.04 LTS com modo escuro e diversas novidades.

Um dos desejos de alguns entusiastas é tornar sua versão para smartphones, o Ubuntu Touch, mais popular, e chegamos a ter o lançamento de um smartphone, o F(x)tec Pro 1-X, que embarca de fábrica o sistema como resultado de uma parceria entre a F(x)Tec e os desenvolvedores do site XDA Developers.

Agora, um desenvolvedor identificado por "newhacker1746" divulgou no Reddit seu experimento com o Ubuntu em smartphones. O programador foi capaz de executar a versão ARM64 do Ubuntu 20.04 LTS em um iPhone 7, incluindo o shell gráfico completo do ambiente desktop do GNOME.

Para isso, newhacker1746 não substituiu os dados da memória interna, mas sim acessou o sistema por meio da rede com o processo de Network Booting, e utilizou um kernel customizado do Project Sandcastle, mesmo projeto que tenta trazer o Android para os iPhones.

O desenvolvedor chegou a publicar um tutorial completo aos interessados, que você pode acessar por meio deste link. Vale lembrar, no entanto, que é necessário possuir conhecimentos avançados de desenvolvimento de software, já que o processo envolve compilação manual do kernel e outros métodos complexos.


Como lembra o site XDA Developers, a ideia de executar uma distribuição Linux no iPhone 7 não é exatamente nova, considerando que há diversos projetos que buscam o mesmo objetivo. Ainda que não entregue a mesma experiência do iOS, o sistema estende a já bastante ampla vida útil do dispositivo.

O Apple iPhone 7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

11

Comentários

iPhone 7: desenvolvedor consegue executar Ubuntu Linux 20.04 LTS no celular da Apple
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista