
Curiosidade 21 Jan
22 de janeiro de 2021 4
Quem reside na Austrália e faz uso constante do Google para pesquisar notícias e outros conteúdos, pode estar prestes a perder o acesso a essa ferramenta de buscas. Isso porque a empresa norte-americana está ameaçando realizar o bloqueio da plataforma no país por conta de novas leis australianas que estão por vir.
De acordo com a Comissão de Concorrência e Consumidores da Austrália, existe uma que a ser aplicada, relacionada com o Código de Negociação Obrigatória para Plataformas Digitais e Mídia de Notícias, onde o Google e Facebook seriam obrigados a pagar para os editores de sites de notícias pelo conteúdo exibidos nas plataformas.
Esta nova lei, que ainda não está em vigor, é uma resposta da Austrália a uma investigação iniciada em 2019, onde foi relatado que as empresas de tecnologia estariam fazendo lucros altos com base na receita de anúncios vinculados nestes portais.
Porém, a ação não está sendo vista com bons olhos por Mel Silva, diretora administrativa do Google Austrália, que já apresentou uma declaração oficial em resposta a esta lei:
"O princípio da vinculação irrestrita entre sites é fundamental para a Pesquisa. Juntamente com o risco financeiro e operacional incontrolável, se esta versão do Código se tornasse lei, não nos daria nenhuma escolha real a não ser parar de disponibilizar a Pesquisa Google na Austrália. Isso seria um resultado ruim não apenas para nós, mas para o povo australiano, a diversidade da mídia e as pequenas empresas que usam a Pesquisa Google”, disse Mel.
Segundo o Google, a reluta em se adaptar a essa possível diretriz australiana é o fato de ser preciso modificar o funcionamento do mecanismo de busca como um todo, além de ser algo inédito na história da internet, já que a inserção de links sempre foi algo livre e gratuito em diferentes plataformas.
Uma solução a custo prazo seria o uso do Google News Showcase, que consiste em um programa onde as empresas de notícias publicam e pagam para propagar o conteúdo, mas o lado negativo é que alguns links podem não aparecer na pesquisa do Google.
O governo da Austrália não parece estar muito inclinado a fazer mudanças, então as ameaças expostas pelo Google podem não surtir o efeito esperado, e isso pode deixar milhões de habitantes sem acesso ao principal serviço de pesquisa do mundo.
"Não respondemos a ameaças. A Austrália estabelece nossas regras para coisas que você pode fazer na Austrália. Isso é feito em nosso Parlamento. É feito pelo nosso governo. E é assim que as coisas funcionam aqui na Austrália", disse Scott Morrison, primeiro-ministro australiano ao Associated Press.
Sendo assim, só resta ao público esperar para saber o que vai acontecer ao longo das próximas semanas ou meses, pois o Google pode estar com os dias contado dentro do território australiano. Primeiro o site de pesquisa, e depois disso, o que mais sairá do ar? Só o tempo dirá!
E aí, caro leitor, o que você acha dessa atitude do Google? Diga a sua opinião nos comentários!
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular
Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020
Comentários