LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

HarmonyOS 2.0 beta começa a ser disponibilizado para Huawei P30 e Mate 30 Pro 5G

22 de janeiro de 2021 15

Apresentado no final do ano passado como o próximo passo no trabalho para reduzir ainda mais a dependência dos produtos e serviços dos Estados Unidos em aparelhos vendidos pela Huawei, o HarmonyOS 2.0 beta começou a ser disponibilizado oficialmente para desenvolvedores, permitindo assim que possamos começar a ver como será a experiência para usuários da marca.

Inicialmente visto para o Huawei P30 e Mate 30 Pro 5G, o HarmonyOS beta 1 já teve alguns vídeos divulgados no Twitter, revelando muita proximidade com o que já vemos na distribuição atual Android, incluindo a interface EMUI 11, algo que poderá facilitar a experiência de uso.

No primeiro vídeo, é possível conferir a demonstração relacionado ao boot do aparelho e também, alguns aspectos da tela de bloqueio, tela inicial, configurações e a tela que confirma a utilização do HarmonyOS, sendo vista a identificação de que essa é uma distribuição Developer Beta, ou seja, ainda está focada para desenvolvedores.

Outro ponto que pode ser observado no vídeo em questão é que a identificação inclui na versão instalada, identificada como 2.0.0.33, da build SP2DEVC00E2R5P90 e também o tamanho do pacote, que é de pouco mais de 4GB.

Adicionalmente, também foi testada a execução de apps desenvolvidos para Android no HarmonyOS, algo que ao menos aparentemente, funciona de maneira satisfatória e com fluidez esperada para os aparelhos que tiveram o acesso a nova versão do sistema.

Ainda falando do que já foi visto (e falado) sobre a nova versão, temos a sinalização por parte dos usuários de que ao menos aparentemente, o firmware não é baseado no Android, contradizendo os relatórios e vazamentos vistos até então.

No entanto, a compatibilidade com aplicativos Android como vistos acima abrem margem para o questionamento sobre como foi implementada a execução dos mesmos, caso o sistema realmente não tenha o Android como base.


Para fechar, temos também a revelação de que o núcleo do código aberto do HarmonyOS (OpenHarmony) está disponível no Gitee, equivalente chinês ao conhecido GitHub, permitindo assim com que desenvolvedores trabalhem em cima do sistema operacional assinado pela Huawei.

Vale também lembrar que o HarmonyOS tem além da Huawei, o apoio da Tencent, Baidu, Alibaba e outros graças a sua presença na OpenAtom Foundation, dando assim mais robustez ao desenvolvimento.

  • O Huawei Mate 30 Pro 5G ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Huawei P30 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

15

Comentários

HarmonyOS 2.0 beta começa a ser disponibilizado para Huawei P30 e Mate 30 Pro 5G
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista