LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 12: emojis poderão ser instalados de forma mais fácil na próxima versão do sistema

26 de janeiro de 2021 3

O Android 12 – próxima versão do sistema operacional do Google para dispositivos móveis – pode ganhar uma novidade no que diz respeito ao método de instalação de emojis nos celulares equipados com o software. A partir da próxima versão do Android, os emojis poderão não precisar de uma atualização do sistema operacional para chegar aos smartphones.

Atualmente, as “carinhas” já estão disponíveis assim que o consórcio Unicode libera um novo pacote de emojis. No entanto, para que eles cheguem aos celulares, é preciso que a fabricante libere um update de software para cada modelo – um processo pouco interessante se levarmos em consideração a dificuldade de algumas empresas liberar atualizações regularmente.

Agora, isso pode começar a mudar, já que o Google planeja mudar o diretório nos quais os emojis são instalados. Ao invés de manter os arquivos em partições do sistema, a Gigante das Buscas quer movê-los para uma partição de dados do Android.

Com isso, adicionar um novo pacote de emoji ao Android seria tão fácil quanto atualizar ou instalar um novo aplicativo via Google Play Store, por exemplo. Isso permitirá que o usuário receba novos emojis sem que o celular tenha privilégios de acesso root ou que ele dependa de novas atualizações de software pela fabricante.

Essa mudança já está em andamento desde novembro de 2020 e a equipe do XDA Developers já tinha notado essa possibilidade. No entanto, na ocasião, não estava claro quando – ou como – o Google faria essa mudança. Agora, está mais claro que isso deve acontecer assim que o Android 12 for liberado ao público.

É importante destacar que a empresa de Mountain View também está preocupada com a possibilidade de desenvolvedores terceiros mal-intencionados obterem formas para acessar e “quebrar” as fontes instaladas nos celulares. Portanto, o arquivo de fontes e emojis só poderá ser instalado pelo system_server. Com isso, os aplicativos só poderão fazer a leitura dos dados, o que é o suficiente para escrever textos ou renderizar os emojis.

Até agora não sabemos exatamente quando essa novidade será implementada, mas é possível que já seja vista alguma diferença a partir da primeira versão Beta do Android 12 disponibilizada ao público.


3

Comentários

Android 12: emojis poderão ser instalados de forma mais fácil na próxima versão do sistema
  • Tomara que isso abra espaço para que desenvolvedores sérios e licenciados pela google façam apps de emojis tipo "emoji galaxy" "emoji iOS 15" "emoji retrô" e seja simples e fácil pro usuário instalar e usar no teclado, instagram, etc

      • Ou que utilizem uma linguagem universal que possa ser modificado a partir de cada fabricante, assim podemos utilizar os mesmos emojis em todos os apps, porque essa coisa de emoji do Facebook, emoji do twitter, emojis do sistema é uma coisa complicada demais.

        • Muito bem %uD83D%uDC4F %uD83D%uDC4F %uD83D%uDC4F %uD83D%uDC4F %uD83D%uDC4F %uD83D%uDC4F

            Android

            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

            Android

            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

            Windows

            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

            Economia e mercado

            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista