
Economia e mercado 28 Jan
04 de fevereiro de 2021 14
Os dados preliminares de uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box foram divulgados nesta quinta-feira (04) e revelam um pouco sobre o consumo do WhatsApp no Brasil ao longo dos últimos meses.
Segundo o estudo, apesar de continuar instalado em quase todos os celulares dos brasileiros –cerca de 98% dos smartphones ativados no país possuem o app instalado –, o número de acessos diários ao WhatsApp caiu consideravelmente ao longo do último semestre.
A pesquisa, que ouviu 2.026 entrevistados entre os dias 20 e 27 de janeiro, mostra que o número de pessoas que afirmam acessar o mensageiro religiosamente todos os dias caiu de 95% para 86%. Enquanto isso, aqueles que dizem abrir a aplicação “quase todo dia” teve sua base reduzida de 4% para 9% no mesmo período.
Além disso, a pesquisa também buscou entender o comportamento dos usuários do WhatsApp em relação à grupos familiares, profissionais ou de cunho político. Confira, abaixo, os números divulgados no relatório inicial da Panorama Mobile Time/Opinion Box:
Grupos familiares:
Grupos profissionais:
Além dos tipos de grupos mais “populares”, 14% dos entrevistados afirmaram que participam de algum grupo cuja discussão principal possui cunho político, enquanto 4% afirmaram que já chegaram a pagar para participar de um grupo no WhatsApp.
Todos os números indicados na pesquisa têm como fonte os entrevistados durante a pesquisa e podem ter uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Parte dessa queda nos números de acessos diários ao WhatsApp pode ser reflexo das mudanças anunciadas recentemente em relação às políticas de privacidade do mensageiro. Após o surgimento do novo termo de aceite enviado pelo aplicativo, o Detetive TudoCelular preparou uma coluna para explicar os principais pontos que mudam com as novas regras do mensageiro.
Os dados finais do estudo, que revelarão outras informações sobre o uso do WhatsApp, além de contar também com números referentes a outros aplicativos – como Telegram, Facebook Messenger, Instagram, apps de SMS e Signal – serão revelados durante a segunda quinzena de fevereiro.
WhatsApp Messenger
Desenvolvedor: Facebook.inc
Preço: Grátis
Tamanho: Varia de acordo com a plataforma
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular
Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020
Comentários