LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 12: sistema já pode ser liberado; conheça alguns dos novos recursos

05 de fevereiro de 2021 84

A nova versão do sistema operacional do Google para dispositivos móveis, o Android 12, pode já estar pronto para ter suas primeiras edições prévias disponibilizadas para testes com desenvolvedores, de acordo com alguns rumores que começaram a circular na web. Isso porque aplicativo Android Beta Feedback – utilizado, como seu nome sugere, para relatar bugs nas versões de testes do software – recebeu um novo update na última quinta-feira (04).

O Android Beta Feedback é instalado automaticamente quando um usuário baixa uma versão de testes do sistema de Mountain View. Dessa forma, o “diálogo” entre os desenvolvedores do sistema e seus testadores ganha um canal mais direto. E quem ainda tinha esse app instalado em seu aparelho, notou um novo update disponível para ele, que chegou com o número de versão 2.15-betterbug.external_20201211_RC02.

Algumas fontes comentam que isso, claramente, indica que o Google pode, de fato, liberar a nova versão do software para testes. Além disso, a primeira prévia do Android 11 também começou a ser disponibilizada em fevereiro, o que reforça essa tese, caso o Google planeje seguir o mesmo calendário.

Com a chegada da nova versão do Android, alguns supostos novos recursos começam a vir à tona, então vamos dar uma olhada em alguns deles e descobrir o que o sistema operacional pode nos reservar com sua estreia:

Download simplificado de pacotes de emojis

Algo bastante incomodo para quem curte usar bastante emojis nas conversas é o fato de que os novos pacotes lançados pelo Consórcio Unicode só chegam aos celulares após novas atualizações de software. Isso pode ser particularmente irritante para quem tem um smartphone que não recebe updates regularmente.

Com o Android 12 isso poderá mudar, já que o Google pretende mudar o diretório onde os novos pacotes são instalados. Os arquivos migrarão de uma partição do sistema para uma de dados para, dessa forma, poder ser instalado sem a necessidade de uma atualização de software.

Compartilhamento de senha WiFi pelo Nearby Share

Atualmente, os celulares com versões mais recentes do Android já permitem o compartilhamento de senhas WiFi via QR Code. Uma função bem interessante para não precisar fornecer as senhas sempre que um convidado chega.

No entanto, o compartilhamento das palavras-passes de redes sem fio pode ficar ainda melhor no Android 12. Isso porque o sistema pode começar a usar o Nearby Share para “enviar” as senhas para qualquer dispositivo que esteja perto de um celular conectado.

Essa função será particularmente interessante, por exemplo, para usuários que estão dando uma festa e tem vários convidados em casa. Dessa forma, não precisa digitar a senha e nem escanear um código toda vez que um novo dispositivo for conectado.

Hibernar aplicativos para poupar espaço em armazenamento

Uma das primeiras novas funções do Android 12 que começaram a surgir foi o misterioso modo para hibernar aplicativos para poupar espaço na memória interna do aparelho. Esse recurso basicamente fará com que o sistema identifique um app que não está em uso há um bom tempo para mantê-lo hibernado. Dessa forma, ele não ocuparia tanto espaço no armazenamento do celular.

Até agora não se sabe ao certo como a Gigante das Buscas vai implementar essa função e se os usuários também poderão definir manualmente alguns aplicativos que podem ser hibernados. Portanto é preciso aguardar as primeiras versões prévias do sistema para verificar se elas já chegam com esse modo.

Temas de cores diferentes para o sistema

Outra suposta novidade bem vinda na nova versão do Android é a opção para customizar o tema do sistema. Atualmente, o software é bastante limitado no que diz respeito ao tema – ou o usuário define um tema claro ou um escuro.

Algumas fabricantes já oferecem alternativas para isso com suas interfaces e permitem que o usuário baixe novos temas. Com o Android 12, porém, essa customização pode chegar de forma nativa.

Com isso, o usuário poderá escolher duas cores (principal e secundária) para aplicar em várias telas do sistema. Além disso, segundo relatos, boa parte de aplicativos de terceiros também poderão ser compatíveis com essa customização, para ampliar ainda mais a presença dos temas customizados.

Nova interface da tela dividida

O Google também planeja aplicar algumas mudanças para a tela dividida, que ganhará o modo “App Pairs”. Com ele, o usuário poderá, de forma mais rápida, abrir um conjunto de dois apps de uma vez e trabalhar melhor com as duas aplicações divididas.

Destinado especialmente para celulares com telas maiores, o recurso permitirá que o usuário use dois – ou até mais – aplicativos de uma só vez. Além disso, o sistema permitirá que o usuário “gerencie” esses pares de aplicativos como se fosse apenas um. Dessa forma, após alternar para um outro aplicativo separado, o usuário poderá voltar à divisão da tela com os outros dois apps com apenas um toque na tela de aplicativos recentes.

Toque duplo na traseira para acionar funções

Por fim, outra função bem interessante é o “toque duplo” na traseira do aparelho para executar funções. Esse recurso já é bastante conhecido pelos usuários de iPhones, que contam com o “Back Tap”. Além disso, já existe um aplicativo para Android, o Tap Tap, que permite dar esses “comandos”.

Agora, porém, isso pode chegar de forma nativa para os celulares equipados com o sistema da empresa de Mountain View. Dessa forma, o usuário pode acionar algumas funções do sistema, como ativar o Google Assistente, por exemplo, ao dar um toque duplo na traseira do celular.

Além disso, também é possível que o sistema permita a “customização” do recurso, ou seja, definir outros atalhos para o toque duplo, como ativar um alarme, pausar ou continuar a reprodução de um vídeo ou acessar a tela de aplicativos recentes.

E, para evitar toques acidentais, o sistema pedirá que o usuário “registre” esse tipo de gestos nas configurações do aparelho. Da mesma forma, o recurso também poderá ser ativado e desativado a qualquer momento.


84

Comentários

Android 12: sistema já pode ser liberado; conheça alguns dos novos recursos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista