LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple A15 Bionic: GPU do novo chip ultrapassa A14 e Samsung Exynos 2200 em benchmark

06 de setembro de 2021 48

Atualização (06/09/2021) por LL

De acordo com um novo vazamento de referência, o próximo SoC da Apple supera geração antecessora e todos os concorrentes, mas tem um pequeno estrangulamento no desempenho ao longo do caminho. Trata-se do chip A15 Bionic, que pode ser lançado com a nova linha de smartphones iPhone 13.

No início deste ano o chip A15 Bionic surgiu em um benchmark com pouco ganho em relação ao A14. No entanto, novos testes mostraram que, embora utilize a mesma configuração de seis núcleos do A14 Bionic, essa novidade ganha a competição entre GPUs facilmente ao alcançar uma taxa de quadros média de 198 FPS para a primeira rodada de um benchmark Manhattan 3.1 utilizando GFXBench.

A GPU do A15 Bionic, porém, depara-se com um certo estrangulamento, pois o desempenho do chip dá um mergulho brusco durante a segunda rodada de referência, durante a qual o frame médio alcançado é de 140-150 FPS. Ao que parece, a Apple está tentando limitar o poder de partes feitas de silício com o intuito de manter as temperaturas sob controle.

O pico de performance dos processadores gráficos do A14 Bionic e do novo Samsung Exynos 2200 no mesmo benchmark Manhattan 3.1 permite que ambos alcancem taxas de 170.7 FPS. Nesse quesito, o chip A15 deve ser 13.7% melhor que seu predecessor.

Quais suas expectativas sobre o chip A15 Bionic? Conte para a gente nos comentários!

Os rumores a respeito do celular iPhone 12s Pro estão presentes na web há alguns dias, fazendo com que o público tenha boas expectativas em relação às modificações que a Apple pode realizar par ao lançamento do próximo topo de linha, que está sendo esperado para o mês de setembro.

Porém, recentemente o chipset que pode estar presente nele, o SoC A15, foi protagonista de um benchmark realizado pelo aplicativo Geekbench, no qual o hardware mostrou poucas diferenças no ganho de performance em relação ao que foi implementado na linha iPhone 12, que é o Apple A14.

De acordo com as numerações alcançadas pelo modelo de teste, o resultado final no modo de núcleo único foi de 1.724 pontos, enquanto no uso de todos os núcleos ele conseguiu 4.320 pontos. Na prática, isso representa um ganho de 7% em relação ao antecessor, que conseguiu 1.606 e 4.305 no mesmo aplicativo de análise de desempenho.

Porém, é importante destacar que a construção desse modelo é no processo de 5 nm pela TSMC, algo que já representa um ganho considerável na autonomia, conseguindo uma diferença de 15% em relação ao A14. E, levando em conta os rumores, o fato do celular vir sem conexão Lightining faz com que as melhorias na bateria sejam essenciais para o usuário, já que Magsafe vai ser a única opção para carregamento.

Chip A15 no Geekbench (Imagem: Gizchina)

Algumas justificativas podem ser usadas para que este ganho seja considerado tão baixo, já que o smartphone ainda é um protótipo, que deve passar pro aprimoramentos para que o resulta da versão final seja mais satisfatório, já que esses valores atuais fariam com que o upgrade fosse desnecessário.

Outro ponto que está sendo levantado pela fonte dos vazamentos é que, em conjunto com o pouco ganho de performance, esse protótipo ainda está apresentado problemas de limitação de desempenho durante os testes, algo que muitos esperam que tenha sido corrigido no lançamento.


48

Comentários

Apple A15 Bionic: GPU do novo chip ultrapassa A14 e Samsung Exynos 2200 em benchmark
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2021

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas