LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 12: o que sabemos até agora sobre o próximo software do Google para celulares

17 de fevereiro de 2021 9

O Android 11 ainda não chegou para toda a base de celulares atualizáveis e várias empresas ainda seguem seu calendário de atualizações do sistema operacional. A Samsung, a Nokia, a Sony e a Realme, por exemplo, já possuem um cronograma de update para seus smartphones, enquanto outras fabricantes também liberam a nova versão ocasionalmente para seus respectivos modelos.

No entanto, isso não impede o Google de trabalhar em futuras versões do software e é exatamente isso que a Gigante das Buscas tem feito. O Android 12 está cada vez mais próximo e, em breve, a empresa já pode liberar a primeira versão prévia do sistema operacional para os desenvolvedores de aplicativos para sua plataforma.

Imagem: reprodução

Com isso, é natural que a cada dia surja relatos de possíveis recursos que podem estrear nos celulares com a chegada do Android 12. Portanto preparamos aqui uma compilação de tudo o que já sabemos sobre o software e quais são as novidades que supostamente ficarão disponíveis em sua estreia.

É importante destacar, porém, que as informações que temos até o momento são apenas rumores e a empresa estadunidense pode ou não as implementar no novo software. Ainda assim, já é bom para termos uma base do que esperar. Confira, agora, quais são as possíveis novas funcionalidades do Android 12 e outras curiosidades que já sabemos sobre a nova versão:

Download simplificado de pacotes de emojis

Algo bastante incomodo para quem curte usar bastante emojis nas conversas é o fato de que os novos pacotes lançados pelo Consórcio Unicode só chegam aos celulares após novas atualizações de software. Isso pode ser particularmente irritante para quem tem um smartphone que não recebe updates regularmente.

Com o Android 12 isso poderá mudar, já que o Google pretende mudar o diretório onde os novos pacotes são instalados. Os arquivos migrarão de uma partição do sistema para uma de dados para, dessa forma, poder ser instalado sem a necessidade de uma atualização de software.

Compartilhamento de senha WiFi pelo Nearby Share

Atualmente, os celulares com versões mais recentes do Android já permitem o compartilhamento de senhas WiFi via QR Code. Uma função bem interessante para não precisar fornecer as senhas sempre que um convidado chega.

No entanto, o compartilhamento das palavras-passes de redes sem fio pode ficar ainda melhor no Android 12. Isso porque o sistema pode começar a usar o Nearby Share para “enviar” as senhas para qualquer dispositivo que esteja perto de um celular conectado.

Essa função será particularmente interessante, por exemplo, para usuários que estão dando uma festa e tem vários convidados em casa. Dessa forma, não precisa digitar a senha e nem escanear um código toda vez que um novo dispositivo for conectado.

Hibernar aplicativos para poupar espaço em armazenamento

Uma das primeiras novas funções do Android 12 que começaram a surgir foi o misterioso modo para hibernar aplicativos para poupar espaço na memória interna do aparelho. Esse recurso basicamente fará com que o sistema identifique um app que não está em uso há um bom tempo para mantê-lo hibernado. Dessa forma, ele não ocuparia tanto espaço no armazenamento do celular.

Até agora não se sabe ao certo como a Gigante das Buscas vai implementar essa função e se os usuários também poderão definir manualmente alguns aplicativos que podem ser hibernados. Portanto é preciso aguardar as primeiras versões prévias do sistema para verificar se elas já chegam com esse modo.

Temas de cores diferentes para o sistema

Outra suposta novidade bem vinda na nova versão do Android é a opção para customizar o tema do sistema. Atualmente, o software é bastante limitado no que diz respeito ao tema – ou o usuário define um tema claro ou um escuro.

Algumas fabricantes já oferecem alternativas para isso com suas interfaces e permitem que o usuário baixe novos temas. Com o Android 12, porém, essa customização pode chegar de forma nativa.

Com isso, o usuário poderá escolher duas cores (principal e secundária) para aplicar em várias telas do sistema. Além disso, segundo relatos, boa parte de aplicativos de terceiros também poderão ser compatíveis com essa customização, para ampliar ainda mais a presença dos temas customizados.

Nova interface da tela dividida

O Google também planeja aplicar algumas mudanças para a tela dividida, que ganhará o modo “App Pairs”. Com ele, o usuário poderá, de forma mais rápida, abrir um conjunto de dois apps de uma vez e trabalhar melhor com as duas aplicações divididas.

Destinado especialmente para celulares com telas maiores, o recurso permitirá que o usuário use dois – ou até mais – aplicativos de uma só vez. Além disso, o sistema permitirá que o usuário “gerencie” esses pares de aplicativos como se fosse apenas um. Dessa forma, após alternar para um outro aplicativo separado, o usuário poderá voltar à divisão da tela com os outros dois apps com apenas um toque na tela de aplicativos recentes.

Toque duplo na traseira para acionar funções

Por fim, outra função bem interessante é o “toque duplo” na traseira do aparelho para executar funções. Esse recurso já é bastante conhecido pelos usuários de iPhones, que contam com o “Back Tap”. Além disso, já existe um aplicativo para Android, o Tap Tap, que permite dar esses “comandos”.

Agora, porém, isso pode chegar de forma nativa para os celulares equipados com o sistema da empresa de Mountain View. Dessa forma, o usuário pode acionar algumas funções do sistema, como ativar o Google Assistente, por exemplo, ao dar um toque duplo na traseira do celular.

Além disso, também é possível que o sistema permita a “customização” do recurso, ou seja, definir outros atalhos para o toque duplo, como ativar um alarme, pausar ou continuar a reprodução de um vídeo ou acessar a tela de aplicativos recentes.

E, para evitar toques acidentais, o sistema pedirá que o usuário “registre” esse tipo de gestos nas configurações do aparelho. Da mesma forma, o recurso também poderá ser ativado e desativado a qualquer momento.

Snow Cone

Desde as suas primeiras versões, o Android sempre foi conhecido por nomes de doces, desde a versão 1.5, que ficou conhecida como Cupcake até o Android 9 – Pie, a Gigante das Buscas seguiu a tradição de usar nomes de sobremesas para identificar seus softwares.

Isso foi “abandonado” com a chegada da letra Q, e o Google identificou apenas como Android 10. No entanto, a empresa seguiu com os nomes de doces para identificar o software internamente. O Android 11, por exemplo, que seria equivalente à letra R, era chamado de Red Velvet pelos desenvolvedores do sistema operacional.

Agora, segundo alguns rumores, os criadores do Android chamarão o Android 12 de “Snow Cone”, que nada mais é do que uma “raspadinha de gelo” no formato de um cone. Até o momento, não há relatos se esse nome chegará para a versão pública do software, mas é possível esperar que o easter egg do Android 12 tenha alguma relação com a sobremesa.

Widgets mais simples e padronizados

De acordo com a algumas capturas de tela feitas pela equipe do XDA Developers, o Google pode trabalhar em uma forma de padronizar os widgets no Android 12, em um movimento parecido com o que faz o iOS, por exemplo.

Com essa novidade, a empresa de Mountain View pode também inserir um novo widget customizável que deverá unir vários aplicativos de mensagens. Além disso, outros aspectos visuais para widgets podem receber melhorias com a estreia do Android 12, com formas retangulares com cantos levemente arredondados.

Wallpapers

Outra novidade que é bastante atraente em cada nova versão do Android (ou qualquer outro sistema operacional) são os papeis de parede oficial do software.

O Android 12, é claro, já teve seus wallpapers vazados e eles já estão disponíveis para download neste link hospedado no Mega

Tela reduzida para operação com uma mão

A cada ano a tendência é que as fabricantes lancem cada vez mais os celulares “gigantões”. A Samsung, por exemplo, estreou sua nova linha de flagships com um painel de 6,8 polegadas no Galaxy S21 Ultra, enquanto o Motorola Edge Plus possui um display de 6,7 polegadas. O Xiaomi Mi 11 também não deixa a desejar, com sua tela de 6,81 polegadas.

Com isso, usuários que possuem uma mão pequena podem se sentir incomodados ao tentar navegar no aparelho quando só pode usar uma mão. Para resolver isso, o Android 12 pode chegar com um modo de tela reduzida nativo.

Algumas fabricantes já oferecem uma solução do tipo em suas interfaces personalizadas, mas caso o usuário tenha um celular que não tem este recurso, será possível utilizar a funcionalidade de forma nativa do Android.

Material NEXT

O Material Design – conceito de interface mais minimalista do Google – é bastante utilizada no Android já há algum tempo, para tentar padronizar as diversas telas do sistema operacional. Agora, com a estreia do Android 12, a Gigante das Buscas pode aplicar mais uma grande mudança radical na interface do usuário.

Identificada, por enquanto, como Material NEXT, a interface ganhará grandes mudanças visuais, tanto para a interface do sistema no geral, como até mesmo para a tela Always On, por exemplo, que deverá ganhar uma mudança na disposição dos ícones, além de outras alterações nos relógios e nos demais widgets.

Autorrotação Inteligente

Atualmente, a rotação automática da tela do celular utiliza parâmetros de giroscópio e acelerômetro para identificar a posição do smartphone e, dessa forma, definir sua orientação entre o modo retrato ou paisagem. No entanto, esse método pode ser falho caso o usuário esteja deitado, já que o sistema pode entender que o dispositivo está em posição para ativar o modo paisagem.

Agora, com o Android 12, isso poderá ser melhor gerenciado e o sistema poderá utilizar a câmera frontal para identificar se o usuário está alinhado com a tela para, dessa forma, alternar sua orientação com o modo Autorrotação inteligente. Para isso, o software utilizará recursos de IA dos sensores de selfie do smartphone.

Modo Game

Hoje, algumas fabricantes já possuem seu próprio “modo game” que permite ao usuários acessar algumas opções ou notificações, bem como definir configurações de forma rápida sem deixar a tela do jogo. Alguns modos de games também possuem mecanismos para aumentar a performance do jogo ou até diminuir o número de notificações.

Agora, o Google pode implementar uma solução nativa no Android 12. É possível esperar que o recurso da empresa de Mountain View chegue com algumas funcionalidades básicas, como autorrotação, gerenciamento do brilho da tela, modo não perturbe e outros. Também é provável que uma nova API de Bluetooth esteja disponível, para permitir que os games tenham acesso ao nível de bateria de controles Bluetooth, que emitirão uma notificação durante a partirda para que os usuários coloquem o controle para recarregar.

Redução de Brilho

O Android 12 pode chegar com uma nova opção para Redução de Brilho. O recurso poderá ser útil para pessoas com deficiência visual. Até o momento não há muitos detalhes sobre este modo, que antes era identificado como "Redução de Cores Brilhantes", mas já é de conhecimento que no Android 12 ele poderá ser acessado de forma mais rápida como um bloco padrão nas configurações rápidas do sistema.

Melhoria para o modo Picture-in-Picture

O Picture-in-Picture foi introduzido de forma nativa no sistema operacional do Google a partir do Android 8 – Oreo. Desde então, a empresa tem feito pequenas melhorias para a funcionalidade. Agora, com a estreia do Android 12, não será diferente. A partir da nova versão, os usuários poderão fazer gestos em pinça ou dar dois toques para redimensionar cada janela exibida no modo PiP.

Além disso, também será introduzido o modo stashing ao Picture-in-Picture, que permite que o usuário “esconda” a janela exibida em PiP temporariamente ao arrastá-la para as bordas da tela. A partir de então é possível, por exemplo, trocar o lado no qual o vídeo é exibido ou até mesmo sair do modo com um único toque.

Novas animações para as bolhas de notificações

As bolhas de notificações foram recém-introduzidas com o Android 11. Com elas, o usuário pode receber suas mensagens em pequenos círculos, como acontece com o Facebook Messenger, por exemplo. O interessante, para o recurso nativo do google, é que o usuário pode receber os envios dessa forma de diversos aplicativos de terceiros, não apenas do app de Mark Zuckerberg.

Agora, com o Android 12, as bolhas de notificações ganharão alguns efeitos de animação em fading, para suavizar a transição enquanto abre e fecha uma janela. Outras melhorias também chegarão, como uma melhor disposição dos ícones quando o celular estiver na orientação paisagem.


9

Comentários

Android 12: o que sabemos até agora sobre o próximo software do Google para celulares
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista