LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Parler volta a ficar disponível na Google Play Store após ser banido por falta de moderação

04 de setembro de 2022 13

Atualização (04/09/2022) - FM

O Parler, aplicativo de rede social voltado à "liberdade de expressão", está finalmente voltando à Play Store após mais de um ano desde seu banimento da loja do Google. A plataforma havia sido removida de várias lojas de software por não atender às exigências de moderação de conteúdo em meio ao ataque ao Capitólio dos Estados Unidos em 2021.

Falando ao The New York Times no último sábado (03), um porta-voz afirmou que a rede social fez mudanças drásticas em suas políticas de uso. O objetivo é evitar que os usuários publiquem discursos de ódio e incitações à violência na plataforma, dado que extremistas teriam usado o app para projetar o ataque que levou cinco pessoas à morte.

(Imagem: Reprodução)

Um mês após as investidas, os investidores da plataforma apertaram o cerco, e o diretor executivo e cofundador da rede social foi demitido de seu cargo. Por um longo período, o Parler permaneceu banido do Amazon Web Services (AWS), que hospedava o site, e das lojas de aplicativos mais populares do mundo.

Eventualmente, as devidas revisões foram feitas em seu protocolo de moderação, de modo que não oferecesse riscos à segurança nacional dos Estados Unidos, e o aplicativo pôde então retornar à App Store. Somente na última semana, as mudanças foram efetuadas em sua versão para Android, e finalmente voltou a ficar disponível na Play Store.

Embora o Parler acredite que a melhor maneira de abordar os problemas de ódio e divisão cultural atual é permitir mais discurso, não menos, ainda estamos felizes em fazer negócios com aqueles que pensam diferente, nos termos em que concordamos.

Christina Cravens
Diretora de Marketing do Parler

O Google fez uma breve declaração sobre o retorno do Parler à Play Store, reiterando que todos os aplicativos que possuem conteúdo gerado pelos usuários devem implementar práticas de moderação agressivas para proibir temáticas com apologia à violência e bloquear indivíduos que perturbem as normas impostas pela desenvolvedora do Android.

“Como há muito tempo afirmamos, os aplicativos podem aparecer no Google Play, desde que estejam em conformidade com as políticas para desenvolvedores”, disse um porta-voz. Em nota relacionada, o Truth Social — aplicativo criado por Donald Trump — segue fora da loja devido às preocupações de mesma natureza por parte do Google.

Parler

Desenvolvedor: Parler LLC

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo

Atualização (17/05/2021) — RB

Parler volta à App Store após aplicar melhorias na moderação de conteúdo

Com quase um mês de espera, o aplicativo Parler finalmente retornou à App Store. Ele havia saído da loja da Apple após ter sido usado como plataforma para extremistas que realizaram os ataques violentos ao Capitólio dos Estados Unidos, em janeiro deste ano.

A “Maçã” já chegou a autorizar a última atualização do aplicativo desde o último mês de abril, mas como a nova instalação não tinha sido disponibilizada aos usuários, não voltou antes para a loja.

Imagem: Reprodução

Para se adaptar aos termos da App Store, o Parler agora se certifica que conseguirá identificar qualquer discurso de ódio e incitação que possam acontecer dentro da ferramenta pelos usuários.

Contudo, parece que o reforço na segurança somente acontecerá para o iOS. De acordo com o CEO interino da rede social, Mark Meckler, as versões Android e web entregarão conteúdos que não são permitidos no sistema operacional de iPhones.

A edição 2.39 do Parler já pode ser baixada ou atualizada por meio das lojas oficiais para dispositivos móveis.

Você é um usuário do aplicativo Parler? Relate para a gente o que achou das mudanças no espaço abaixo.

Atualização (19/04/2021)

Parler voltará à App Store após meses fora da loja e pode chegar também à Play Store

A rede social Parler em breve poderá ter de volta seu aplicativo disponibilizado para download na App Store, a loja de aplicativos da Apple, segundo os detalhes divulgados em uma carta escrita pela Apple, que foi obtida, primeiramente, pela equipe da CNN nesta segunda-feira (19).

No documento, que foi enviado para o senador republicano Mike Lee e para o deputado do mesmo partido, Ken Buck, a empresa explica que a Parler atendeu às demandas necessárias para que pudesse ter de volta seu aplicativo disponibilizado na App Store. Segundo a Maçã, a “Parler propôs atualizações para seu aplicativo e suas práticas de moderação de conteúdo”, que agora estão de acordo com as diretrizes da comunidade. Dessa forma, a empresa pode voltar a disponibilizar seu app dedicado para aparelhos da Apple.

Agora, o próximo passo para a rede social é obter de volta a permissão para ingressar seu aplicativo na Play Store – a maior loja de aplicações para celulares com o sistema operacional Android, do Google.

A empresa de Mountain View, no entanto, já se pronunciou a respeito do assunto e deixou o caminho aberto para que a Parler possa regressar à loja do Android. No entanto, a Gigante das Buscas destaca que, primeiro, a rede social precisa se comprometer a aplicar mudanças semelhantes como as que “combinou” com a Apple.

Confira, abaixo, um trecho de uma nota enviada ao portal The Verge por um porta-voz do Google:

A Parler permaneceu disponível no Android devido à abertura da plataforma, mesmo que não seja distribuída atualmente pelo Google Play. Como afirmamos em janeiro, a Parler é bem-vinda de volta à loja Play assim que disponibilizar um aplicativo que cumpre nossas políticas.

Vale lembrar que, desde fevereiro, a rede social voltou a funcionar em sua versão para a web, mas na ocasião, ainda não ficou disponível oficialmente para celulares.

Relembre o caso

A Parler começou a ser banida de diversas plataformas em janeiro desse ano, após os ataques ao Capitólio dos Estados Unidos que levaram cinco pessoas à morte. Na ocasião, foi descoberto que os extremistas presentes no ataque utilizaram e rede social para “combinar” o crime.

A inércia da Parler em promover alterações em sua política de moderação fez com que a Google e a Apple banissem o aplicativo de suas lojas oficiais. Após isso, a Amazon Web Services também bloqueou o acesso da rede social aos seus serviços de hospedagem e, com isso, a rede social também ficou fora do ar para quem buscava a plataforma em sua versão para navegador.

Imagem: reprodução

Desde então, diversas mudanças foram feitas na plataforma – que é conhecida por permitir um “discurso livre” — uma delas foi a demissão do co-criador e CEO da rede social, o empresário John Matze.

Texto original (17/02/2021)

A rede social Parler finalmente voltou a ficar disponível, após cerca de um mês fora do ar. O retorno da plataforma acontece após a empresa anunciar um substituto para John Matze, que assume interinamente o cargo de CEO da empresa.

Para relembrar, a rede social se viu no centro de um tornado após os ataques violentos ao Capitólio dos Estados Unidos no mês passado. Após ser constatado que alguns dos extremistas presentes na invasão eram frequentadores da plataforma, a Parler começou a sofrer diversos bloqueios de outras empresas.

A Apple e a Google, por exemplo, baniram o aplicativo da rede social de suas lojas oficiais, a App Store e a Play Store, respectivamente. Além disso, a Amazon Web Services também fez o mesmo com a hospedagem do site oficial da plataforma. As três empresas deram a mesma justificativa: a inércia dos desenvolvedores para moderar os conteúdos publicados na Parler e evitar publicações com incitações à violência.

Com isso, a plataforma ficou sem operar durante todo esse período e, agora, só pode voltar aos serviços normais após conseguir o apoio de um novo serviço de hospedagem, o Epik – que também oferece operações para outros aplicativos considerados de direita-extrema, o Gab e o 8chan.

Além disso, a Parler também anunciou quem será seu novo CEO, substituto de John Matze. A rede social anunciou que Mark Meckler será o diretor-executivo interino da empresa. Meckler é conhecido por ser fundador do Tea Party Patriots, um grupo político de extrema-direita. John Matze, que é o cofundador da Parler, foi demitido no começo de fevereiro pelo conselho administrativo da companhia.

Mudança no visual

Com o retorno à internet, a Parler também inaugura uma identidade visual. A empresa abriu mão do tradicional logo com a letra P para dar lugar a uma nova forma, que é uma espécie de flor. O nome da rede social aparece à direita do logotipo, com fontes estilizadas.

Até o momento, porém, apesar de receber um novo serviço de hospedagem, não há informações sobre um possível retorno às lojas de aplicativos para celulares, a App Store e a Play Store.

É importante destacar, também, que por enquanto a rede social não aceita novos usuários e apenas os antigos estão autorizados a regressar à plataforma.


13

Comentários

Parler volta a ficar disponível na Google Play Store após ser banido por falta de moderação
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista