LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Instagram for Kids: procuradores-gerais dos EUA pedem fim do projeto a Zuckerberg

11 de maio de 2021 3

Atualização (11/05/2021) por LL

A polêmica que envolve os planos do Facebook para a criação de uma versão do Instagram destinada a crianças menores de 13 anos ganhou mais um capítulo.

Depois das críticas que pais fizeram à iniciativa, em resposta a uma declaração do executivo do Instagram, Adam Mosseri, uma coalizão internacional publicou uma carta direcionada ao CEO e fundador da empresa, Mark Zuckerberg.

Na carta, 35 entidades afirmaram que o lançamento de uma versão dedicada às crianças não diminuiria os problemas de assédio na plataforma; questões sérias que envolvem "stalkers" e "bullies" e inclusive não são exclusividade de menores de idade.

Agora, uma coalizão de 44 procuradores-gerais da República dos Estados Unidos assinaram um documento destinado a Zuckerberg, apresentando razões para que os planos de criação do Instagram for Kids sejam deixados de lado, como afirma a chefe do grupo, Maura Healey:

A nova carta cita dados para provar que o Facebook não deveria criar uma versão "kid-friendly" do Instagram. Dentre os motivos citados, estão: o histórico ruim da empresa em termos de proteção de privacidade de crianças em suas plataformas e pesquisas que indicam o perigo do uso de redes sociais ao nível físico e psicológico para crianças.

Além disso, os advogados apontam que crianças não possuem entendimento de privacidade totalmente desenvolvido, o que as tornam presas fáceis para predadores anônimos nas redes sociais. O documento apresenta ainda a informação de que uma grande porcentagem de usuários jovens do Instagram afirmaram ter sofrido bullying no app.

Na última sexta-feira (19), vimos que o Facebook já tem planos para lançar o “Instagram for Kids”, uma versão do aplicativo da rede social de fotos exclusivamente para crianças com menos de 13 anos. Mas parece que essa ideia não foi bem recebida por uma parcela de pais, que alertam para o risco de desenvolver uma ferramenta para crianças que pode as deixar expostas.

Após começar a circular as informações sobre essa versão da rede social, Adam Mosseri, executivo do Instagram, confirmou via twitter que “uma versão do Instagram onde os pais tem controle, como o que fizemos com o Messenger Kids, é algo que estamos explorando”.

Na publicação, o empresário destaca que constantemente os pequenos pedem permissão aos pais para entrar em aplicativos para manter contato com os amigos, mas essa declaração não caiu bem entre os responsáveis pelas crianças:

Para o Facebook e o Instagram, de uma mãe: Nós não damos as coisas para as crianças só porque eles querem. Nós não damos ferramentas perigosas para crianças brincarem quando os adultos ainda não descobriram como torná-las seguras. Parem de tentar vender ferramentas perigosas para crianças.

A preocupação dos pais com o Instagram for Kids é de que, com isso, abusadores terão uma plataforma de acesso direto às crianças e, mesmo com o controle parental no aplicativo, não é possível ter certeza de que quem está do outro lado é confiável.

Outra internauta na rede social ainda apontou para a ineficácia do Facebook de criar soluções seguras para proteger as crianças e destacou que o grupo de Mark Zuckerberg já provou não ser de confiança:

O Facebook já provou que não se pode confiar neles. Vocês sequer conseguem parar o abuso que já acontece no Instagram. Não há nenhuma razão para confiar em vocês para proteger as crianças.

Atualmente, o Instagram e o Facebook só permitem a criação de perfis por pessoas acima de 13 anos, mas as redes sociais tem uma tarefa árdua para fazer com que as pessoas sigam essa regra. Quando as plataformas descobrem alguma conta que viola essa norma, é necessário bani-la, com risco de ações legais caso isso não seja feito.

E aí, o que você acha da possível versão do Instagram para crianças? Comente com a gente no espaço abaixo.


3

Comentários

Instagram for Kids: procuradores-gerais dos EUA pedem fim do projeto a Zuckerberg
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista