Lançamentos 08 Out
Projetado e desenvolvido na Alemanha, o primeiro smartphone de fibra de carbono do mundo busca unir tecnologia e sustentabilidade, substituindo plásticos e alumínio por materiais compostos avançados. O Carbon 1 MK II foi criado pela startup Carbon Mobile, com sede em Berlim, capital alemã.
Anunciado há pouco tempo, o smartphone agora está à venda com previsão de chegada para abril deste ano, o celular é formado por um termoplástico da linha de produtos Tepex Dynalite da LANXESS, reforçado com tecidos de filamentos contínuos de fibra de carbono 1K incrivelmente finos na coloração preto fosco. De acordo com especialistas da Tepex, o composto é leve e suporta considerável estresse mecânico.
Para desenvolver o Carbon 1 MK II, os engenheiros da Carbon Mobile tiveram que superar o desafio da blindagem eletromagnética, característica própria das fibras de carbono que bloqueiam sinais de rádio, impossibilitando o funcionamento do smartphone.
A tecnologia patenteada Hybrid Radio Enabled Composite Material (HyRECM), criada pela startup em quatro anos de pesquisa, funde as fibras de carbono com um material composto complementar capaz de viabilizar a permeação do sinal de rádio-frequência.
Para aumentar ainda mais a conectividade dos dispositivos, uma tinta condutora impressa em 3D exclusiva é integrada à estrutura.
A nova tecnologia HyRECM será aplicada pela primeira vez no Carbon 1 MK II, resultando em uma estrutura robusta baseada em fibra de carbono e fabricada com menos de 5% de plástico. O smartphone tem carcaça única e pesa apenas 125 gramas, cerca de 30% mais leve que os celulares convencionais. Além disso, é também 25% mais fino, com apenas 6,3 mm de espessura.
A startup desenvolvedora da tecnologia, Carbon Mobile, está comprometida com princípios sustentáveis e garante que o smartphone, sempre que possível, utiliza apenas materiais recicláveis em sua composição. O material usado para a caixa do Carbon 1 MK II também pode ser facilmente reaproveitado, segundo a empresa.
O Carbon 1 MK II já pode ser adquirido no site da Carbon Mobile ou em lojas parceiras de alguns países europeus pelo preço de €799 (cerca de R$ 5.300,00), com previsão de chegada para início de abril de 2021.
Confira abaixo especificações do smartphone sustentável:
- Tela AMOLED com 6,01 polegadas com resolução Full HD+
- Painel de proporção 18:9 sem entalhe
- Processador MediaTek Helio P90 com até 2.2 GHz
- 8 GB de memória RAM LPDDR4x
- 256 GB de armazenamento interno UFS 2.1
- Câmera frontal de 16 MP
- Duas câmeras traseiras
- Sensor principal de 20 MP
- Sensor secundário não especificado
- Android 10 de fábrica com atualização garantida para Android 11
- Leitor biométrico integrado ao botão de energia
- Bateria de 3.000 mAh
Comentários