LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bloodborne pode ganhar atualização oficial para rodar em 60 fps no PS5

05 de abril de 2021 5

Atualização (05/04/2021) - Por GS

Há alguns dias, noticiamos uma modificação feita por fãs no jogo Bloodborne, que permitia o jogo ser executado no PS5 em 4k à 60 fps.

A modificação chamou a atenção dos fãs e os deixou extasiados com a beleza do possível remaster para a nova geração, acontece que um recente lançamento oficial da Insomniac Games pode ter confirmado que a tecnologia utilizada pelos fãs pode ser aplicada oficialmente em jogos antigos no PS5.

A Insomniac lançou uma atualização para Ratchet & Clank (2016), que permite a execução do jogo em 60 fps no PS5 e isso serviu de base para que os criadores do mod de Bloodborne afirmarem que o mesmo pode ser feito com outros jogos mais antigos.

De alguma forma, o PlayStation está permitindo que jogos desenvolvidos em tecnologias mais antigas possam detectar que estão sendo executados no PS5 e isso desbloqueia a taxa de quadros. Não sei como estão fazendo isso, mas é extremamente incrível e torna muito melhor a vida para os programadores que não precisam trabalhar num jogo feito inteiramente do zero em um novo kit de desenvolvimento.

O mais óbvio aqui é que Bloodborne, na teoria, pode ser atualizado oficialmente para rodar a 60fps (não em 4K, pois isso exige um jogo desenvolvido com o kit do PS4 Pro) sem precisar de um novo kit de desenvolvimento. Portanto, o trabalho é ainda mais fácil do que pensávamos. Por que será que ainda não estão fazendo isso?

A atualização lançada para Ratchet & Clank também pode ser o pontapé inicial para a retrocompatibilidade de outros jogos mais antigos do PlayStation, sendo também uma tecnologia diferente da que a Microsoft usa para permitir o recurso em seus consoles.

Isso não é nada parecido com o que a Xbox está fazendo. Nem de longe. A retrocompatibilidade ainda exige um imenso trabalho do estúdio e potencialmente uma regravação da fonte original. Só é bacana que entre esse trabalho, "atualizar seu projeto para o kit de desenvolvimento mais recente" não seja um dos requisitos.

Vale lembrar que a Sony encerrou recentemente as lojas digitais do PS3, PS Vita e PSP, impedindo que milhares de jogos sejam acessados em consoles mais recentes (e 138 exclusivos completamente inacessíveis). Além disso, a fabricante também registrou uma patente que implementa o sistema de troféus em jogos antigos.

Seriam esses indícios de que realmente teremos retrocompatibilidade com jogos anteriores ao PS4 no PS5?

Texto original - 26/03/2021

O game Bloodborne foi originalmente lançado para PS4, mas o título RPG só rodava a 30 fps, fazendo com que a experiência de jogo ficasse aquém, quando comparado com títulos mais recentes. Porém, um grupo de entusiastas conseguiu dar um upgrade de qualidade e plataforma para o entretenimento lançado em 2015.

Agora, é possível rodar Bloodborne diretamente no PS5 em resolução 4K a 60fps por meio de um patch não oficial, desenvolvido pelos donos do canal Digital Foundry, onde fizeram questão de compartilhar o resultado obtido, que é surpreendente em termos de qualidade e fluidez.

A faceta foi alcançada um pouco após o jogo ter recebido um patch semelhante, mas que permitia rodar o game a 60 fps no PS4. Porém, o desenvolvedor Lance McDonald não havia conseguido entregar o resultado esperado, fazendo com que o desempenho dele fosse ruim, sendo necessário rodar a 720p no PS4 Pro para ter uma experiência mais próxima do planejado.

Para provar que alcançaram a inesperada missão de rodar o jogo no PS5 sem problemas, um vídeo gameplay de quase 20 minutos foi publicado no YouTube, dando uma noção de como seria a experiência de jogo com Bloodborne presente neste formato, de maneira oficial, na nova geração do console da Sony.

Apesar de não terem revelado como fizeram para aplicar a mudança, já que pode ter sido necessário ter o envolvimento de pessoas ligadas a fabricação do console e do software dele, disseram que usaram a tecnologia de IA upscaling para fazer o jogo rodar em 4K, fazendo com que seja uma remasterização altamente bonita para o PS5.

E aí, caro leitor, curtiu o resultado? Diga a sua opinião nos comentários!


5

Comentários

Bloodborne pode ganhar atualização oficial para rodar em 60 fps no PS5
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020