LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Lua e Júpiter entram em conjunção nesta madrugada (07); saiba como ver

06 de abril de 2021 0

Fenômenos astronômicos são espetáculos que ocorrem periodicamente — alguns raros, outros mais comuns — e podemos assisti-los sem sair de casa. O destaque da vez vai para a conjunção da Lua com o planeta Júpiter, que ocorrerá na madrugada desta quarta-feira (07) a partir das 02h38min, permanecendo visível até aproximadamente 05 horas, antes do Sol começar a irradiar seus primeiros feixes de luz.

Um fenômeno parecido aconteceu ano passado com os mesmos astros. A figura abaixo ilustra como o céu estará esta madrugada às 04 horas no horário de Brasília:

Com a Lua decrescendo na fase minguante, o brilho dos planetas não será ofuscado.

Júpiter estará à esquerda do nosso satélite natural, que se encontra na fase minguante e, formando um triângulo, Saturno estará brilhando modestamente logo acima. A conjunção poderá ser observada a olho nu.

Para onde olhar?

Não é difícil encontrar os pontos cardeais — lembre-se que o Sol sempre nasce no leste, e se põe no oeste. Portanto, basta olhar em direção ao horizonte em que nosso astro nasce. Se você estiver em um plano sem obstruções e as condições climáticas estiverem favoráveis, você poderá ver o triângulo de astros brilhando no céu.

Fica ainda mais fácil se você possuir uma bússola física, ou no seu smartphone. Se movimente até que você esteja defronte ao leste. A posição exata dos astros pode variar quase que insignificantemente, dependendo da sua localização. Você também pode optar por um dos aplicativos de astronomia disponíveis na loja de apps, como o Cosmic Watch (atualmente custando R$ 12,99).

Outra opção é o site In The Sky que, além de mostrar sua localização exata com latitude e longitude, ajuda você a olhar para o ponto correto no céu com fusos horários devidamente convertidos.


0

Comentários

Lua e Júpiter entram em conjunção nesta madrugada (07); saiba como ver
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas