LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Máscaras não causam danos neurológicos irreversíveis; mensagem falsa circula nas redes sociais

10 de abril de 2021 14

É falsa a mensagem que circula nas redes sociais que diz que máscaras podem causar danos neurológicos irreversíveis. O texto exibe de forma propositalmente errônea que "a nova respiração do ar exalado irá, sem dúvida, criar deficiência de oxigênio e uma inundação de dióxido de carbono". A ideia é propagar desinformação.

Agências de notícias como Reuters e AFP já desmentiram o vídeo provando, com base na ciência e tecnologia, que máscaras não criam a suposta "deficiência de oxigênio". Ao G1, a infectologista e professora da Universidade de Campinas (Unicamp) Raquel Stucchi afirmou que o uso de máscaras não prejudica a troca de gases: "O ar que a gente expira passa pela máscara. A gente não está respirando em um saco plástico, por exemplo. As máscaras indicadas para conter a Covid-19 possuem material respirável", explica.


A Organização Mundial da Saúde afirma que, além do lockdown e isolamento social, o uso de máscara é uma das formas mais eficazes de não se transmitir o vírus da Covid-19. Tal estratégia continua sendo adotada de forma rígida em países ao redor do mundo e, após ter sido ignorada durante mais de um ano de pandemia pelo presidente Jair Bolsonaro, seu governo promove campanha por distanciamento e uso de máscaras.

A única forma de combater a desinformação é com informação, não compartilhe mensagens duvidosas vinculadas apenas com citações em redes sociais e procure fontes de notícias confiáveis e de prestígio ao redor do mundo.


14

Comentários

Máscaras não causam danos neurológicos irreversíveis; mensagem falsa circula nas redes sociais
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020