LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 11 no Galaxy S8? Versão não oficial do sistema é distribuída em fórum

14 de abril de 2021 7

Conforme as versões do sistema operacional do Google são atualizadas, novos recursos interessantes são adicionados para que o usuário desfrute de uma interface mais funcional. Infelizmente, a maioria dos smartphones Android recebem até três grandes atualizações antes que seu suporte seja encerrado — o Samsung Galaxy S8, por exemplo, recebeu duas atualizações antes que fosse descontinuado, decepcionando os usuários que esperavam a versão 10 do Android.

Com isso, não é raro que desenvolvedores aproveitem o código aberto do sistema operacional para criar distribuições personalizadas — chamadas de custom ROM — para que usuários possam ter uma melhor experiência de uso com recursos que o sistema oficial pode não oferecer. Recentemente, versões customizadas baseadas no Android 11 para o Galaxy S8, S8 Plus e Note 8 surgiram nos fóruns do site XDA Developers, já disponíveis para download.

Flagship de 2017, o Galaxy S8 recebeu como última atualização o Android 9 Pie.

As distribuições desenvolvidas pelo Project Sakura consistem em uma nova versão da interface LineageOS, baseada no Android 11, e estão disponíveis apenas para as variantes que contam com o processador endêmico da empresa, o Samsung Exynos, que foram lançadas para a maioria dos países — incluindo o Brasil. Ter esse processador facilitou o trabalho dos desenvolvedores, visto que o desbloqueio do bootloader de smartphones com chipset Snapdragon é muito mais complicado, portanto, não podemos esperar versões para outros smartphones tão cedo.

Se tratando de uma versão muito recente, a LineageOS 18.1 para os modelos da Samsung ainda sofrem com bugs que podem ou não comprometer a experiência, a depender das exigências do usuário. Problemas de rede como um Wi-Fi Direct que não funciona e roteamento de internet instável, bem como a reprodução de mídias HDR ainda com falhas, são alguns exemplos. Todavia, espera-se que esses detalhes sejam acertados ao longo do tempo e, por ora, ainda é interessante que uma versão recente do sistema seja executada nos flagships mais antigos.

O Android 11 é a versão mais atual do sistema operacional, e conta com uma área de notificações redesenhada para dinamizar o uso de apps de conversa, gravação de tela nativa, melhorias de privacidade e outros detalhes interessantes que você pode conferir aqui.

(atualizado em 30 de novembro de 2021, às 22:34)

7

Comentários

Android 11 no Galaxy S8? Versão não oficial do sistema é distribuída em fórum
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas