LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 12 deve ganhar lixeira de arquivos acessível pelos usuários

18 de abril de 2021 9

O Android 12 já está há algum tempo em fase de testes com desenvolvedores. A primeira Developer Preview foi lançada na segunda metade de fevereiro e, de lá para cá, o Google tem liberado ocasionalmente novas versões, com algumas melhorias e correções.

E foi na última Developer Preview que a equipe do XDA Developers descobriu uma função que pode chegar aos usuários com o Android 12: uma lixeira de arquivos que poderá ser acessada pela tela de configurações do Android.

Antes de começar a falar sobre a lixeira é importante destacar que o Android 11 já possui uma API que permite aos desenvolvedores o acesso à pasta oculta com arquivos removidos e, com isso, permite que o usuário recupere determinados dados de mídia dentro de aplicativos gerenciadores de arquivos.

A novidade aqui é que a lixeira do Android 12 poderá ser acessada pelo usuário, sem depender de aplicativos para gerenciar arquivos. No entanto, a função do Google não é tão interessante com a Lixeira com a qual estamos acostumados, de computadores Windows ou Mac, por exemplo.

Isso porque a função do Android 12 estará disponível nas configurações de armazenamento do sistema, e com ela o usuário poderá verificar quantos arquivos foram excluídos e quanto espaço eles ocupam no celular. O problema é que o usuário terá uma opção para “esvaziar” essa lixeira pelas configurações e apagar permanentemente os arquivos, mas não poderá recuperar nenhum dado nessa tela – o que soa um pouco confuso para uma lixeira em um sistema operacional.

Imagem: app Sistema mostra opção para esvaziar lixeira e espaço ocupado por arquivos deletados

No entanto, o usuário ainda poderá recuperar determinados tipos de arquivo graças a essa função, mas dependerá de aplicativos de gerenciamento de arquivos de terceiros – ou o próprio Google Files, da Gigante das Buscas. Eles poderão contar com um atalho – ou pasta – dedicada de lixeira, onde será possível restaurar arquivos deletados.

Imagem: é possível recuperar arquivos deletados em gerenciadores como o Files.

Para quem já está acostumado com a lixeira do Windows ou do Mac, essa é uma novidade um pouco confusa — afinal, seria mais fácil oferecer o recurso completo de forma nativa. Agora, cabe apenas esperar a chegada oficial do Android 12 para verificar como a empresa de Mountain View disponibilizará esse recurso.


9

Comentários

Android 12 deve ganhar lixeira de arquivos acessível pelos usuários
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020