LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TIM atinge maior velocidade de 5G 'puro' durante testes no Brasil

20 de abril de 2021 11

A TIM iniciou os testes da infraestrutura de 5G no Brasil há pouco tempo, mas os resultados já começam a aparecer. A operadora afirma ter ultrapassado a velocidade de 1,8Gbps durante os experimentos com equipamentos da rede comercial para a operação da tecnologia 5G standalone ou "puro", algo inédito em território nacional.

O resultado obtido pela operadora é um aperitivo do que teremos no futuro, quando a quinta geração da tecnologia de rede móvel estiver à disposição no país. Recentemente, a primeira chamada realizada por meio do 5G ocorreu no Brasil e empresas firmaram parcerias para criação de campus conectados.

A implementação prática da tecnologia 5G, no entanto, ainda depende da realização do leilão de frequências pela Anatel, previsto para agosto de 2021.

Além de altas velocidades, um importante atrativo do 5G é a baixíssima latência, ou seja, o tempo de resposta que permite, por exemplo, a realização de ações praticamente em tempo real. A TIM utilizou 100MHz de banda em Release 16 com a rede da Huawei para fazer os testes.

Para Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, o 5G "promete permitir a comunicação massiva muito mais rápida entre dispositivos eletrônicos, impulsionando a Indústria 4.0 e novos negócios com a Internet das Coisas, e revolucionar setores como saúde, educação, agronegócio, logística e segurança."

Em termos de 4G, a TIM também parece estar caminhando muito bem. Há pouco tempo a empresa expandiu o sinal de quarta geração a locais de difícil acesso com o uso de energia solar, e ultrapassou a meta de 4 mil municípios com cobertura no país. A operadora foi premiada pela Anatel com o título de prestadora de serviços de telecomunicações mais acessível do ano.

O que você achou da notícia? Quais suas expectativas para a implementação do 5G no Brasil? Conte sua opinião nos comentários!


11

Comentários

TIM atinge maior velocidade de 5G 'puro' durante testes no Brasil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista