LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasileiros são os que mais autorizam o rastreio de aplicativos no iOS 14.5

14 de maio de 2021 37

Atualização (14/05/2021) — BB

Uma pesquisa realizada pela AppsFlyer analisou a aceitação do rastreamento por aplicativos pelos usuários brasileiros após a atualização de iPhones para o iOS 14.5, a versão mais recente do sistema operacional da Apple.

De acordo com o levantamento, o Brasil foi o país que teve a maior porcentagem de aceitação entre os donos de iPhones, sendo que a maioria deles concordaram com o rastreamento de aplicativos.

O estudo levou em consideração, é claro, os 7% de brasileiros que já atualizaram seus celulares para a nova versão do software da Gigante de Cupertino. Dentro dessa fatia, 51% dos usuários deram a permissão para que os aplicativos façam o rastreamento. A análise foi feita com base nos dados de aceitação obtidos de 950 aplicativos disponíveis para iOS.

No pódio, atrás dos usuários brasileiros, estão os franceses, com 48%, e o britânicos, com 33%. Confira, abaixo, cinco países que estão envolvidos no estudo e seus respectivos números:

  1. Brasil — 51% de aceitação
  2. França — 48% de aceitação
  3. Reino Unido — 33% de aceitação
  4. Japão — 31% de aceitação
  5. Estados Unidos — 29% de aceitação

Esse número de aceitação no Brasil é bem baixo comparado ao que foi divulgado na semana passada, com base em um estudo a nível mundial realizado pela Flurry. Neste caso, 88% dos usuários que já atualizaram seus iPhones para o iOS 14.5 negaram o rastreamento por aplicativos.

Texto original (08/05/2021)

A chegada do iOS 14.5 representou um grande divisor de águas em termos de privacidade para os usuários do iOS e iPadOS da Apple, isto porque, como todos sabemos, as novas versões das plataformas da maçã entregam um controle mais granular sobre a privacidade.

Estamos falando especificamente sobre a possibilidade de permitir ou não que empresas enviem solicitações de rastreamento, relevantes para a chamada publicidade direcionada, onde basicamente grandes gigantes como, por exemplo, Facebook, Instagram e Google "vigiam" suas atividades on-line para saber que tipo de anúncios recomendar a você.

Uma pesquisa prévia realizada sobre o recurso App Tracking Transparency revelou que 47% dos entrevistados estavam permitindo que empresas os rastreassem após a chegada do iOS 14.5, porém, dados recentes mostram outra realidade.

Míseros 4% dos 2,5 milhões de usuários nos EUA optaram por serem rastreados

Novos números foram divulgados pela empresa de análise de apps Flurry (pertencente à operadora norte-americana Verizon) e estes sugerem que de 2,5 milhões de usuários ativos nos EUA, apenas míseros 4% optaram por permitir o rastreamento em apps de terceiros.

Ou seja, estamos falando de uma grande fatia, 96%, que decidiram barrar os olhos curiosos de empresas sob seus hábitos de navegação e utilização do sistema.

Os números em questão são notícias terríveis para firmas que dependem diretamente de rastreamento para sua principal fonte de renda, como a empresa de Mark Zuckerberg, que foi capaz de gerar US$ 84 bilhões em receita no ano passado só com anúncios on-line.

Apenas 12% dos 5,3 milhões de usuários globais optaram por continuar a ser rastreados

A prática é algo bastante usado por diversas gigantes da tecnologia e movimenta certa de US$ 189 bilhões em todo o mundo. Apesar de 12% dos 5,3 milhões de usuários decidirem que continuarão a ser rastreados pelos apps, o cenário, nem de longe, é algo para essas empresas comemorarem – afinal de contas, 88% dos usuários ao redor do mundo não permitirão mais que os apps os rastreiem.

Vigiando mais de 1 milhão de apps móveis, a Flurry Analytics é capaz de fornecer dados em mais de 2 bilhões de dispositivos por mês, e a boa notícia é que a empresa se comprometeu em atualizar as estatísticas sobre o App Tracking Transparency toda semana.


37

Comentários

Brasileiros são os que mais autorizam o rastreio de aplicativos no iOS 14.5
  • A Maioria da população brasileira nem sabe o que é isso,infelizmente.

      • Ah, claro. Cadê a opção pra desligar a desgraça do rastreio? Apesar de aparecer no sistema, eu não consigo desativar.

          • Curto android, mas a sensação de segurança que o IOS me passa e que não sinto no android me fez optar pela maçã. Smartphone android qualquer delegacia do interior desbloqueia, Iphone até o FBI tem extrema dificuldade.

              • Pode me rastrear. Quanto mais, melhor!!!! E se pegar, melhor ainda.

                  • A bibaiada gosta de ser rastreada atrás.kkkk%uD83C%uDF08

                    • Bom,por exemplo o pokémon go q precisa da localização

                        • Brasileiros são todos estúpidos! Pra eles nada vai acontecer.

                            • Brasileiro nem lê kkkkk só querem clickar ate conseguir voltar a usar.

                              • Eu não gosto do Facebook muito menos do Google se o Facebook rastreia as atividades imagine o google agora temos que concordar que para tudo tem um preço se os serviços dessas empresas são "gratuitos" é por causa disso meus caros,ou vocês acham que eles vão administrar servidores pagar funcionários para oferecer serviço só porque eles acham vocês fofinhos?

                                  • Eu não vejo problemas no Facebook usar minhas informações DO FACEBOOK pra me fornecer uma experiência diferente NO FACEBOOK, ou da Google usar minhas informações do YouTube pra me recomendar vídeos mais interessantes pra mim no YouTube.

                                    Mas pegaram o conceito de privacidade e enfiaram na pqp. Você não consegue mais usar o Whatsapp sem permitir que seus dados sejam compartilhados com o Facebook. Você entra num site e clica numa foto de micro-ondas e pronto, é bombardeado com propaganda de micro-ondas pela internet inteira.

                                    O Facebook tem trackers em praticamente todos os sites que são capazes até mesmo de construir um perfil fantasma seu, mesmo que você sequer tenha uma conta, ele ainda é capaz de te identificar pelo jeito como vc navega. Celulares de praticamente todas as fabricantes Android, de todas as faixas de preço, vem com Facebook e seus serviços pré-instalados como apps de sistema, e o único jeito de se livrar totalmente deles é com root (ou parcialmente com ferramentas como adb, ferramentas que o usuário comum nunca vai se dar ao trabalho de usar). Sério que isso é aceitável?

                                    Lógico que essas empresas não vão vender os dados coletados, pois são seus bens mais preciosos, mas vazamentos acontecem. Facebook deixou escapar 533 milhões de números de telefone de usuários. Estamos falando aqui de uma empresa que pegou a ética e mandou pra casa do c#, e que conseguiu convencer uma parte imensa da população mundial que a internet inteira se resume só ao Facebook.

                                    E dado que o usuário tem a opção de habilitar voluntariamente o rastreamento, neste caso estou 100% de acordo com a Apple.

                                  • Penso que umas das melhores coisas que fiz foi nunca ter tido conta no Facebook. Na época que era moda, fiquei um pouco receoso de não criar, até pq o Facebook foi uma das primeiras grandes redes sociais, novidade na época e tinha encantado geral. Com todos os escandalos, percebi que tinha tomado a decisão certa. Naturalmente acredito que o melhor para cada pessoa varia e conheco pessoas que realmente se beneficiaram bastante usando a rede, por exemplo minha mãe, que reencontrou amigos de época de colegio e voltou a ter contato.
                                    Tenho uma conta no instagram e, apesar de passar muitas vezes um bom tempo sem usar, a ideia de apagar a conta me traz o sentimento de que iria me arrepender.

                                      • Bem feito. E acho é muito ainda.

                                          • Essa novela vai longe %uD83E%uDD11

                                              • é só o Facebook dividir a fatia com a Apple q logo logo ela volta atrás.. dinheiro fala melhor doq palavras..

                                                • 4% anda foi mto, eu tirei todos os rastreios de apps, e se o Facebook e Instagram vierem querer cobrar pelo app por causa disso eu simplesmente exclui os mesmos, não pago 1 real pra usar rede social

                                                  • Só falta o Android seguir essa tendência e nos dar também essa opção. Sonhando com esse dia.

                                                      • Fica só em sonho mesmo%u2026

                                                        Apps grandes desse jeito gratuitos, se devem ao rastreio, que as empresas pagam para usar esses dados.
                                                        Não tem como querer tudo gratuito, sem dar nada em troca .
                                                        Empresas e apps que não te rastreiam, te cobram pelo serviço.

                                                        São dados de visitação para saber os locais que você gosta e te oferecer conteúdo relevante. Eu deixo isso ligado.

                                                          • A Google é a maior agência de publicidade do mundo.

                                                              • Só se alguma marca implementar isso na personalização do Android. Eu duvido que a Google dê opções de privacidade no Android puro.

                                                                  • Nunca que o Google fará isso no Android %uD83D%uDE02.

                                                                    • Isso aí as pessoas entrando na realidade! Eu já contribuo não tenho conta nessa plat

                                                                        Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                                                        Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                                                        Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                                                        iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo