LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como alterar as opções de rastreamento do Microsoft Edge e navegar com mais privacidade

21 de maio de 2021 0

Quem nos acompanha diariamente, sabe que além de trazer as notícias mais recentes do mundo da tecnologia, nós estamos sempre tentando acrescentar conhecimento a sua rotina, com dicas e tutoriais para que possa extrair o máximo de seus dispositivos e aplicativos.

Hoje, dando sequência a esse quadro diário, apresentamos mais uma dica; dessa vez, para usuários do Microsoft Edge que buscam uma navegação web com mais privacidade! A seguir você confere como alterar as opções de rastreamento do navegador.

Como navegar com mais privacidade no Microsoft Edge

Deixado um pouco de lado em relação à concorrência até pouco tempo atrás, o Edge ganhou uma sobrevida ao ter seu motor de renderização mudado para o Chromium; que também move o Google Chrome.

Além de parte das funcionalidades do navegador concorrente, o browser da Microsoft também conta – como era de se esperar – com os recursos implementados pela própria empresa de Redmond; sendo um deles a Prevenção de Rastreamento.

Neste, o usuário poderá escolher entre três perfis de rastreamento: Básico, Equilibrado e Estrito, e cada um deles dá um nível diferente de permissão aos sites, restringindo gradualmente o acesso de rastreadores.

No modo Básico o navegador bloqueará apenas os rastreadores que julgar prejudiciais ao usuário, possibilitando anúncios e conteúdos bastante personalizados. No Equilibrado, recomendado pela Microsoft, uma quantidade maior de rastreadores serão bloqueados e o conteúdo, assim como os anúncios, serão menos personalizados.

O modo Estrito é o mais rígido. Ele bloqueará a maioria dos rastreadores, deixando o conteúdo e os anúncios menos personalizados, e poderá ocasionar até mesmo o mau funcionamento dos sites.

A seguir, confira como acessar e definir essas opções de rastreamento no navegador.

  • Com o Edge aberto no seu computador, clique sobre os três pontos localizados na lateral superior direita.
  • Clique em Configurações.

  • Com o menu de Configurações aberto, no menu localizado na lateral esquerda, clique em Privacidade, pesquisa e serviços.

  • Se ainda não estiver ativado, ative a Prevenção de rastreamento.
  • Agora, baseado na descrição de cada um dos tipos de bloqueio de rastreio, escolha a opção que mais se adequa ao seu perfil. Para navegar com mais privacidade, opte pelo modo Estrito.

Pronto, você alterou as configurações de rastreamento do Microsoft Edge e agora pode ser que alguns rastreadores tenham mais dificuldade de acompanhar a sua navegação e montar seu perfil online.

No entanto, se a nova configuração vier a lhe causar problemas de acesso em seus sites favoritos, “quebrando” o layout ou, até mesmo, não permitindo o perfeito funcionamento da página, você pode adicionar esse endereço como uma exceção as regras recém-definidas. Para isso, ainda na mesma seção de Privacidade, clique em Exceções > Adicionar Site e adicione os endereços desejados.

Ativar o modo estrito apenas para a navegação anônima


Para você que achou demais o estabelecimento da ordem estrita para a navegação do dia a dia, é possível definir que o navegador desvie os rastreadores apenas na navegação anônima – onde já não há registro de histórico, cookies, senhas, etc.

Para isso, basta ativar a chave da opção Sempre usar a prevenção de rastreamento “Estrita” durante a navegação InPrivate – assim como destacado na imagem acima, ou, ao abrir uma nova janela anônima, ativar a chave da opção de mesmo nome na guia privada.


0

Comentários

TC Ensina: como alterar as opções de rastreamento do Microsoft Edge e navegar com mais privacidade
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020