27 Julho 2021
O AirPower foi anunciado pela Apple ao lado do iPhone X em 2017, quando ainda estava em desenvolvimento inicial. No entanto, após três anos de tentativas com sérios problemas de funcionamento, o ambicioso projeto de um carregador sem fio em formato de tapete, capaz de recarregar celular, relógio e fones de ouvido ao mesmo tempo, foi dado como cancelado.
Mas aparentemente a gigante de Cupertino está novamente trabalhando em algo similar ao AirPower; um dispositivo que também terá capacidade de recarregar múltiplos aparelhos, incluindo o iPhone 12, o Apple Watch Series 6 e AirPods. É o que reporta a agência de notícias Bloomberg.
Não obstante, a Apple não pretende desistir de vez do AirPower. O mesmo relatório da Bloomberg afirma que a empresa está buscando tecnologias que permitam o carregamento de dispositivos a distâncias maiores que as tradicionais induções.
[A Apple] Também está investigando internamente métodos alternativos de carregamento sem fio que podem funcionar em distâncias maiores do que uma conexão indutiva. Transformar tal tecnologia em um produto está, no entanto, a vários anos de distância.
Vale lembrar que o conceito por trás do AirPower seria poder posicionar os dispositivos para carregamento sem preocupação com um ponto específico, visto que todo o interior do produto seria coberto por mais de 20 bobinas de cobre.
Foi justamente devido à quantidade de bobinas de carregamento que o AirPower estava enfrentando superaquecimento extremo, o que danificava a principal ideia do projeto: recarregar os dispositivos.
A Apple já apresentou uma alternativa mais segura do AirPower: o MagSafe, um padrão de conector magnético que alinha a bobina de cobre do smartphone com o carregador. Resta saber se uma evolução dessa tecnologia realmente chegará; se sim, as divagações ficam por conta do funcionamento desse aparelho.
Você acha que a Apple conseguirá lançar, finalmente, uma versão funcional do ambicioso AirPower?
Comentários