LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

OnePlus 9 Pro supera Galaxy S21 Ultra em análise de câmeras, mas não chega ao TOP 10 do DxOMark

10 de junho de 2021 13

Lançado em março, o OnePlus 9 Pro é o modelo mais avançado da atual linha da fabricante, e possui uma configuração de câmeras que destacam seu nome entre os concorrentes de preço semelhante. Em parceria com a Hasselblad, empresa renomada no ramo da fotografia, o smartphone equipa sensores que já tiveram seu poder demonstrado.

Desta vez, após algumas divergências com o DxOMark, o OnePlus 9 Pro ganhou sua primeira análise no portal e revelou um bom desempenho fotográfico com uma das maiores pontuações gerais no ranking mundial, embora não seja suficiente para elevar o smartphone ao TOP 10.


Com promessas de “levar a fotografia móvel para o próximo nível”, o OnePlus 9 Pro possui um sistema quádruplo de câmeras, consistindo em um sensor principal IMX789, projetado pela Sony, de 48 MP; uma lente ultra grande-angular de 50 MP; uma lente teleobjetiva de 8 MP de 77 mm, permitindo zoom óptico de 3x; e um sensor monocromático de 2 MP.

O smartphone atingiu a pontuação geral de 124, igualando seu potencial a dispositivos avançados no mesmo quesito e dividindo a 14ª posição com o iPhone 11 Pro Max, além de superar modelos mais recentes e de preço maior, como o Samsung Galaxy S21 Ultra 5G.

Prós e contras

Não muito distante do iPhone 12 Pro Max, que pontua em 130 no mesmo ranking global, o preço reduzido do OnePlus 9 Pro é destacável na lista. Custando relativamente menos no segmento de smartphones top de linha, suas fotografias não são insuficientes para agradar à maioria.

O alcance dinâmico é considerado impressionante, oferecendo destaques brilhantes em exposições mais baixas e boa preservação de detalhes e equilíbrio de contraste nas situações em que as cores costumam “estourar”. A exposição, no entanto, pode ser inconsistente em cenas com forte iluminação de fundo, mas não chega a ser uma grande desvantagem.

Com boa neutralidade de cores e equilíbrio do branco, os detalhes também são surpreendentes em fotografias ao ar livre e cenas noturnas, demonstrando sua grande versatilidade. Por outro lado, o tom de pele pode ser renderizado de forma imprecisa, fazendo com que esse tipo de captura aparente menos natural.

Embora o foco automático seja falho em condições de luz desfavoráveis, os testadores destacam que há uma agilidade impressionante ao utilizar o modo retrato em iluminações naturais e equilibradas. Em capturas noturnas, o contraste e alcance dinâmico não empolga.

Amostras de imagem

Abaixo, a exposição em cenas retroiluminadas é detalhada em comparativo com o Galaxy S21 Ultra 5G e o Xiaomi Mi 11 Ultra, que lidera o ranking. É possível observar a imprecisão do alcance dinâmico nesse tipo de cena, onde o OnePlus 9 Pro apresentou baixa exposição aos modelos, embora tenha preservado os detalhes decentemente.

Demonstrando sua vantagem em renderização de cores nos ambientes favoráveis, o OnePlus 9 Pro destaca seu equilíbrio de branco, tons naturais e agradáveis e boa preservação de detalhes. É interessante observar que o Mi 11 Ultra não oferece a mesma qualidade que os concorrentes menos poderosos, apresentando uma saturação abaixo do normal.

Já em capturas à noite, o OnePlus 9 Pro perde espaço entre a concorrência ao apresentar uma grande subexposição da cena de fundo, embora equilibre detalhes e boa exposição do modelo. Nesse quesito, o Mi 11 Ultra não deixa a desejar.

Não menos importante, a lente teleobjetiva em ambientes externos, a um nível médio de zoom, ofereceu poucos detalhes no OnePlus 9 Pro, desempenho melhor no Galaxy S21 Ultra 5G e maior preservação de detalhes no Mi 11 Ultra, sem qualquer ruído significativo na variação de exposição.

Amostras de vídeo

As câmeras desse smartphone permitem gravações de vídeo em 8K a 30 fps, 4K até 120 fps e Full HD a 60 fps. Com boa pontuação na captura de vídeos, o OnePlus 9 Pro esbanjou exposições precisas, ruído bem controlado e foco automático mais ágil, embora entregue algumas falhas em ambientes de pouca luz.

Já nos ambientes internos, as lentes possuem um amplo alcance dinâmico e boa exposição ao objeto de atenção, com desempenho próximo ao Mi 11 Ultra.

A estabilização óptica ainda promete atenuar qualquer movimento residual em movimentos mais bruscos, como caminhar durante a gravação do vídeo. Na amostra abaixo, o OnePlus 9 Pro ostenta sua gravação de vídeo em 4K com uma estabilização efetiva.

Em suma, o smartphone da fabricante chinesa é relevante por ser um dispositivo de relação custo-benefício atrativo no mercado, além de contar com boas especificações técnicas em chipset e display, que levam ao preço sugerido de US$ 969, cerca de R$ 4.907,98 na atual conversão.

Ao pontuar acima de smartphones na casa dos mil dólares, como o mencionado Galaxy 21 Ultra 5G e o Huawei Mate 30 Pro 5G — lançado em 2019 e ex-líder mundial em câmeras — o smartphone é uma opção desejável por absolutamente todos os tipos de público.

Especificações técnicas
73.6 x 163.2 x 8.7 mm
6.7 polegadas - 3216x1440 px
Ir para página de comparação
  • Tela AMOLED de 6,7 polegadas com resolução FHD+
    • Display com furo e taxa de atualização variável até 120 Hz
    • Corning Gorilla Glass 5
  • Plataforma Snapdragon 888
  • 8 GB de memória RAM
  • 64 GB ou 128 GB de armazenamento interno
  • Câmera frontal de 16 MP
  • Quatro câmeras traseiras:
    • Lente principal com sensor de 48 MP
    • Lente ultrawide com sensor de 50 MP
    • Lente teleobjetiva com sensor de 8 MP
    • Lente monocromática com sensor de 2 MP
  • Dual-SIM 5G, NFC e leitor de digitais sob o display
  • Bateria de 4.500 mAh com carregamento rápido de 65 W
  • Android 11 sob a interface OxygenOS 11.2.7.7
  • Dimensões: 163,2 x 76,3 x 8,7 mm
  • Peso: 197 gramas

13

Comentários

OnePlus 9 Pro supera Galaxy S21 Ultra em análise de câmeras, mas não chega ao TOP 10 do DxOMark
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020