LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como sincronizar arquivos e pastas fora do OneDrive usando links simbólicos

23 de junho de 2021 0

Se você nos acompanha diariamente, provavelmente já percebeu que além de te manter informado, nós estamos sempre tentando acrescentar conhecimento a sua rotina, com dicas e tutoriais para que possa extrair o máximo de seus dispositivos e aplicativos; esse é o TC Ensina!

Hoje, dando seguimento a esse quadro diário, apresentamos mais uma dica! Dessa vez, para usuários do OneDrive: confira a seguir como sincronizar arquivos localizados fora da pasta do OneDrive utilizando links simbólicos.

Como sincronizar arquivos fora do OneDrive usando links simbólicos

Ao ser instalado em um computador, grande parte dos serviços de nuvem – seja Dropbox, OneDrive ou Google Drive – costumam criar uma pasta dentro do gerenciador de arquivos do sistema operacional para a sincronização dos arquivos. Então, basta o usuário copiar os itens desejados para àquela pasta para ter seus arquivos carregados no servidor.

Mas nem sempre as coisas são tão simples. Em vários momentos, usuários se deparam com a necessidade de carregar pastas que não podem ser simplesmente copiadas para a pasta do serviço; seja por estragar a estrutura organizacional dos arquivos, seja porque a unidade de disco onde está a pasta da nuvem não tem espaço disponível para receber a cópia.

Nesses casos, a utilização de links simbólicos pode ser uma boa alternativa. Links simbólicos funcionam, de maneira simplificada, como espelhos de uma pasta real, agindo como um atalho de referência a um arquivo físico ou pasta localizada em outro lugar. Mas não o confunda com um simples atalho!

Diferente dos atalhos, que só apontam para o arquivo desejado, o link simbólico – ou Symlink – fará com que o sistema entenda que o arquivo vinculado está realmente na pasta em questão, apesar de não ter sido movido do seu local original. Eles funcionarão como um espelho, refletindo qualquer alteração executada no arquivo ou pasta original, e se forem deletados não afetarão o arquivo original.

No entanto, se o arquivo original for movido, excluído ou renomeado, o Symlink ficará quebrado, já que não é capaz de atualizar a sua referência automaticamente.

Com isso, para sincronizar um arquivo, pasta ou até mesmo uma unidade inteira na nuvem, sem precisar copiar os arquivos para dentro da pasta de sincronização, basta criar um link simbólico para o caminho desejado.

Confira abaixo como criar um link simbólico dentro da sua pasta do OneDrive. A sequência de passos a seguir foi executada no Windows, mas poderá ser replicada em outros sistemas operacionais com as devidas alterações nos comandos.

  • Em primeiro lugar, anote o endereço da sua pasta do OneDrive e o endereço da pasta ou arquivo que deseja criar o link simbólico. Como exemplo, estes serão os caminhos usados nesse tutorial:
    • OneDrive: C:\Users\user_\OneDrive\Documentos
    • Pasta desejada: C:\Users\user_\Downloads\testeTudoCelular

  • Agora, abra o prompt de comando do Windows como administrador. Para isso, digite “cmd” no campo de busca do sistema e clique em Executar como administrador. Forneça as permissões necessárias.

  • Com o prompt aberto, digite o comando abaixo (com as suas devidas alterações) acompanhado das flags necessárias.
mklink "OneDrive" "Pasta desejada"

/d – para um diretório

/h – para um arquivo qualquer

/j – para criar uma junção de diretórios

  • No nosso caso, como criaremos o link de uma pasta, o nosso comando ficará da seguinte forma:
mklink /d "C:\Users\user_\OneDrive\Documentos\TCEnsina" "C:\Users\user_\Downloads\testeTudoCelular"
  • Como é possível observar, adicionamos o “\TCEnsina” ao final do primeiro caminho. Isso fará com que o comando crie uma nova pasta para receber o link simbólico.

  • Com o comando digitado, aperte Enter. Se tudo der certo, uma mensagem semelhante à vista na imagem abaixo será exibida.
  • A nova pasta do link dinâmico aparecerá no OneDrive.
  • Caso encontre algum erro, certifique-se que o comando está digitado corretamente e que não há erro na sintaxe.
    • Um erro comum é o prompt retornar que não pode criar uma pasta que já existe; isso acontece pois você está tentando criar um link dinâmico sobre uma pasta já existente. Nesse caso, altere o destino no comando ou apague a pasta de destino e deixe que o comando a crie, como citado anteriormente.

Você aprendeu a criar um link simbólico de uma pasta para sincronização na nuvem! Vale ressaltar que apesar de não ocupar espaço físico de forma dobrada na sua máquina, já que o Symlink é apenas uma referência, os arquivos sincronizados a partir de um link simbólico ocuparão espaço no OneDrive – ou qualquer outro serviço de nuvem que suporte o uso de Symlinks.

No OneDrive, é comum que a pasta associada como um link simbólico apareça com o símbolo constante de sincronização, não dando o status de sincronização concluída. No entanto, os arquivos são, sim, sincronizados, como é possível constatar na interface web da plataforma.

Microsoft OneDrive

Desenvolvedor: Microsoft Corporation

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


0

Comentários

TC Ensina: como sincronizar arquivos e pastas fora do OneDrive usando links simbólicos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista