LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como liberar espaço no armazenamento do seu computador com o OneDrive

25 de junho de 2021 0

Se você nos acompanha diariamente, sabe que além de te manter informado sobre tudo o que acontece no mundo da tecnologia, nós estamos sempre tentando acrescentar mais conhecimento ao seu dia a dia, com dicas e tutoriais para que possa extrair o máximo de seus dispositivos e aplicativos.

Hoje, dando seguimento a essa rotina, apresentamos mais uma dica; dessa vez, para usuários do OneDrive que estão precisando de espaço no seu HD ou SSD! Confira a seguir como usar o serviço de nuvem da Microsoft para ter mais GB livres de armazenamento interno no seu computador.

Como liberar espaço usando o OneDrive

Sem sombra de dúvida, uma das melhores funções dos serviços de armazenamento na nuvem é a possibilidade de ter seus arquivos em qualquer lugar – podendo inclusive compartilhá-los com amigos e colegas; mas outra grande vantagem é a possibilidade de confiar nesses serviços como uma unidade de armazenamento para replicação ou extra, mesmo.

Isso é, você pode criar cópias na nuvem de arquivos locais ou, simplesmente, salvar na nuvem arquivos que não cabem mais apenas no seu dispositivo, usando o serviço como uma unidade a parte.

Independente do seu uso, a sequência de passos descrita a seguir pode te ajudar. Ensinaremos como utilizar melhor a integração do OneDrive com o seu sistema operacional, seja Windows ou macOS, utilizando os Arquivos Sob Demanda, recurso que mantem seus arquivos baixados localmente apenas se detecta o uso constante.

Confira como ativá-lo logo a seguir.

Ativar os Arquivos Sob Demanda

  • Primeiro, clique sobre o ícone do OneDrive localizado na barra de tarefas do sistema.
  • Agora, clique em Ajuda & Configurações e selecione a opção de Configurações.

  • Na nova janela, na aba de Configurações, sob a seção de Arquivos Sob Demanda, ative a caixa Economize espaço e baixe os arquivos à medida que os usa.
  • Clique em Ok para confirma a alteração.

Pronto, você ativou o recurso de Arquivos Sob Demanda do OneDrive! Agora, todos os seus arquivos do OneDrive passarão a aparecer no seu Explorador de Arquivos, apesar de nem todos eles estarem armazenados localmente no seu dispositivo, sendo mantidos online até serem necessários ou identificados como uso frequente.

Mas como saber o status de cada arquivo sem precisar baixá-lo? Confira a imagem abaixo.

Imagem: reprodução/Microsoft

Com isso, o OneDrive gerenciará automaticamente quais arquivos devem ser baixados para o seu armazenamento local, te ajudando a economizar espaço. No entanto, apesar desse gerenciamento possuir uma boa assertividade, recomendamos manter seus arquivos mais necessários sempre disponíveis no dispositivo, antecipando uma possível ausência de conexão.

Para isso, clique com o botão direito sobre os arquivos e/ou pastas desejados e selecione a opção Manter sempre neste dispositivo. Assim, os arquivos selecionados sempre ficarão disponíveis mesmo se você estiver sem conexão e mesmo se o OneDrive notar que estes não são usados com frequência.

Liberar espaço usando o OneDrive

Com seus arquivos sincronizados na pasta local do OneDrive e o recurso acima ativado, é provável que o próprio OneDrive decida, depois de um tempo, quais arquivos deverão ser mantidos e quais deverão ficar apenas na nuvem. Mas você pode fazer adiantar esse processo por conta própria, liberando espaço, seguindo as curtas instruções abaixo.

  • Na pasta do OneDrive, clique com o botão direito sobre os arquivos e/ou ficheiros desejados.
  • Agora, selecione a opção Liberar espaço. Os arquivos serão removidos do seu armazenamento local, mantidos apenas como cópia na nuvem.

Você aprendeu como liberar espaço usando o OneDrive! Apesar de ter liberado espaço local, os arquivos selecionados continuam seguros no seu armazenamento na nuvem. Para ter acesso a eles novamente, basta abri-los normalmente; o OneDrive realizará o download dos arquivos selecionados automaticamente (contanto que você possua uma conexão com a internet).

Mas atenção! Se ainda precisar dos arquivos, nunca tente liberar armazenamento deletando os ficheiros da pasta local do OneDrive, pois isso fará com que a sua cópia na nuvem também seja deletada. Opte pelo recurso explicado aqui.

De qualquer forma, se isso acontecer, acesse a plataforma web da aplicação e navegue até a lixeira para restaurar os arquivos desejados.

Microsoft OneDrive

Desenvolvedor: Microsoft Corporation

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


0

Comentários

TC Ensina: como liberar espaço no armazenamento do seu computador com o OneDrive
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista