LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Privacidade reforçada do iOS 14 faz anunciantes investirem mais em anúncios no Android

07 de julho de 2021 7

O iOS 14.5 chegou como um verdadeiro marco para as plataformas móveis da maçã devido ao recurso chamado App Tracking Transparency, que entrega aos usuários a possibilidade de optar por ser rastreado ou não por apps e serviços.

No site da gigante de Cupertino podemos ler algo como "o recurso permite que você controle quais apps poderão rastrear a sua atividade em plataformas de outras empresas" — informação que era usada para a chamada publicidade direcionada.

O App Tracking Transparency vem ativado por padrão no sistema da maçã, ou seja, os usuários precisam permitir que sejam rastreados para que as empresas voltem a ter acesso a seus hábitos de consumo e navegação.

Os usuários não querem compartilhar seus dados

Como resultado disso, 96% dos usuários do iOS optaram por não compartilhar seus dados, o que era o cenário mais temido por empresas como o Facebook, que sobrevivem graças à publicidade direcionada.

Alguns estudos mais recentes mostram que 75% dos usuários do iOS 14 permanecem sem compartilhar seus dados, e o cenário fez com que os anúncios na plataforma da maçã simplesmente começassem a perder sua relevância, o que resultou em algo interessante: um aumento no investimento de publicidade móvel no Android.

Mais investimento em publicidade direcionada no Android

Como os anunciantes acabaram perdendo dados granulares para seus anúncios nas plataformas da Apple, os mesmos não tem mais um investimento justificável, por isso, as empresas estão agora preferindo anunciar no Android.

A Tinuti Inc., uma agência digital, reduziu em 33% seus investimentos para publicidade no iOS/iPad OS enquanto aumentou quase 50% os direcionados para o Android desde maio.

Facebook culpa a Apple por arruinar pequenos negócios

Desde dezembro do ano passado o Facebook tem sido bastante ativo quando atacando a Apple pelas mudanças com foco na privacidade, inclusive, chegando a sugerir que "vários serviços grátis vão começar a ser pagos ou vão quebrar".

Além disso, a empresa de Mark Zuckerberg, sendo uma das mais afetadas pelas mudanças na plataforma da maçã, também culpabiliza a Apple por arruinar pequenos negócios em uma era de pandemia, onde muitos estão enfrentando dificuldades.

Conforme a rede social, pequenas empresas podem ver uma queda de até 60% nas vendas devido às novas regras da maçã em relação à publicidade direcionada.

Apple atrasou a chegada do recurso para empresas se prepararem

O App Tracking Transparency havia sido anunciado na WWDC 2020, porém, ele não foi implementado de imediato no iOS 14 — chegou apenas no iOS 14.5, com sua liberação tendo sido atrasada propositalmente para que as empresas e negócios pudessem se planejar.

Com o anúncio do iOS 15 vimos, mais uma vez, a Apple bater na tecla da privacidade e, pelo visto, a gigante de Cupertino pretende seguir focando nisso, algo que desde 2018 já era mencionado por Tim Cook, o atual CEO, como sendo "um direito fundamental de todo ser humano".

É, pelo visto, a Apple não vai retroceder com as mudanças, então, tanto o Facebook quanto as empresas que sobreviviam de publicidade direcionada vão ter que encontrar outra forma para continuarem na ativa, tudo em prol da privacidade dos usuários.

Você concorda com a decisão da maçã pelo foco na privacidade? Compartilhe suas opiniões com o TudoCelular no espaço abaixo destinado a comentários!


7

Comentários

Privacidade reforçada do iOS 14 faz anunciantes investirem mais em anúncios no Android
  • O unico que me deixa puto são os anuncios do YouTubem, que é uma plataforma onde a versão premium aqui no Brasil é cara.

    • Sinceramente, dentre todos os apps que tenho no celular, os únicos anúncios que realmente irritam são os do YouTube (principalmente aqueles que pulam no meio da tela quando se tá lendo comentários), o resto dos apps eu nem dou bola. Outros como DNS Charger tbm tem uns anúncios chatos de cinco segundos, mas aprendi uma manha que é só clicar na função desejada o mais rápido possível e logo abrir o multitarefa, aí ele roda em segundo plano e nem carrega a propaganda chata do tikoteko kkkk

        • Quem paga o pato é o Android, ovo quitar esses anúncios também :V

            • Dalhe, Brave, Dalhe AdBlcock, Dalhe VPN nos android da vida...

                • Alguém poderia me tirar uma dúvida!
                  Esse negócio é o mesmo ou parecido quando você abre a primeira vez um app no Android e ele pergunta várias coisas? Sobre acessar arquivos etc.?

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista