LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xiaomi Mi 11 Lite 5G ganha análise de câmeras e supera iPhone SE e Galaxy A52 no ranking do DxOMark

09 de julho de 2021 3

A tradicional versão “lite” de um smartphone costuma abrir mão do desempenho de hardware para oferecer uma alternativa mais avançada que os intermediários com um preço reduzido. O Xiaomi Mi 11 Lite 5G, lançado em março, pode não embarcar o chipset Qualcomm Snapdragon 888 do Mi 11, mas não desaponta em termos de fotografia.

O DxOMark realizou uma série de testes com as lentes desse smartphone e publicou os resultados nesta sexta-feira (09). Comparado a adversários de renome nesse segmento, o modelo chinês obteve grande destaque e atingiu a 2ª posição no ranking de celulares intermediários premium, empatando com o Google Pixel 4a.

Vale lembrar que o Mi 11 Lite 5G é equipado com um sensor principal de 64 MP com abertura de lente f/1.79; um sensor de 8 MP para a lente ultrawide; e um sensor de 5 MP para a lente macro. Esse conjunto conta com flash LED e é capaz de gravar em até 4K em 30 FPS ou até 1080p em 60 FPS.

O smartphone se encontra em posições acima de rivais como o OnePlus Nord, iPhone SE, realme 8 Pro e Samsung Galaxy A52 5G no ranking global. Desta forma, a família Mi 11 não impressiona apenas nessa categoria, mas também é líder mundial em fotografia graças ao Mi 11 Ultra.

Prós e contras

Os engenheiros destacam a versatilidade denotada pela boa exposição de rostos em diferentes condições de luz, inclusive em cenas com iluminação de fundo. A fidelidade de cores também pode ser citada entre as vantagens, que também incluem bom controle de ruído em condições desfavoráveis e precisão de detalhes em vídeo.

Por outro lado, o zoom digital leva a uma perda significativa de detalhes em comparação aos rivais e apresenta subexposição em capturas noturnas com modo de flash automático. Além disso, o controle de ruído destacado entre as vantagens parecem estar limitadas à fotografia — em vídeos, esse problema pode estar expressivo.

Amostras de imagem

Nas amostras abaixo, foram comparados os resultados das capturas do Mi 11 Lite 5G, Pixel 4a e Galaxy A52 5G, respectivamente. O smartphone chinês processou tons rosados em excesso, enquanto o sul-coreano manteve a melhor fidelidade.

Ao analisar a precisão do autofoco em imagens capturadas em point-and-shoot, foi observado que há perda de foco para o plano de fundo, mas boa exposição do rosto da modelo. Passando para o Pixel 4a, a subexposição é notável, mas o foco permaneceu preciso.


Da esquerda para a direita: Mi 11 Lite 5G, Google Pixel 4a e Galaxy A52 5G.

O efeito bokeh entregue pelo sensor de profundidade não corre riscos no Mi 11 Lite 5G — embora seja assertivo ao separar a modelo do plano de fundo, o desfoque é leve. As amostras abaixo revelam que o smartphone do Google teve problemas para processar essa imagem. O Galaxy A52 5G, por sua vez, não ofereceu a melhor precisão.

Tomando a dianteira nesse quesito, o Mi 11 Lite 5G apresentou o melhor controle de ruído ambiente externo. O Google Pixel 4a teve o maior índice de ruído, embora preservasse mais detalhes. O Galaxy A52 5G pode ser comparado ao rival da Xiaomi, mas o excesso de azul é perceptível. Veja as amostras recortadas abaixo.


Da esquerda para a direita: Mi 11 Lite 5G, Google Pixel 4a e Galaxy A52 5G.

Amostras de vídeo

O Mi 11 Lite 5G tem boa estabilização digital de vídeo, mas diferenças de nitidez entre os quadros corrigidos costumam ser visíveis. A renderização de cores é considerada agradável e precisa, mas em condições de baixa luz, pode desapontar pela forte presença de ruído. Veja nas amostras abaixo.

O smartphone chegou ao mercado global com o preço de US$ 399, isto é, cerca de R$ 2.098, se encaixando na mesma categoria que os rivais testados, além de ser mais acessível que o Galaxy A52 5G, por exemplo.

(atualizado em 25 de março de 2024, às 21:02)

3

Comentários

Xiaomi Mi 11 Lite 5G ganha análise de câmeras e supera iPhone SE e Galaxy A52 no ranking do DxOMark
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista