LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

No topo! Huawei P50 Pro lidera ranking de câmeras do DxOMark e supera Xiaomi Mi 11 Ultra

29 de julho de 2021 40

Lançado nesta quinta-feira (29) pela fabricante chinesa, o Huawei P50 Pro é a aposta da marca para o ano de 2021 com um hardware excepcional e conjunto de câmeras bastante interessante, contendo quatro sensores traseiros e um frontal. O modelo analisado utiliza o processador HiSilicon Kirin 9000 e 8 GB de memória RAM — também há uma variante com Snapdragon 888.

O portal DxOMark testou a qualidade do conjunto de câmeras do recém-lançado carro-chefe da Huawei em todos os quesitos, levando em consideração aspectos como ruído, efeito bokeh, balanço de branco, etc. Os testes surpreenderam, revelando que a empresa se empenhou bastante em aprimorar os sensores traseiros.

O P50 Pro obteve 144 pontos, liderando o ranking de câmeras do site e superando, inclusive, o Xiaomi Mi 11 Ultra e iPhone 12 Pro Max, aparelho que é considerado como referência quanto a qualidade das fotografias. Quanto ao hardware, o modelo da Huawei chega com quatro sensores traseiros, sendo a câmera principal com resolução de 50 MP com uma lente de 23 mm, abertura f/1.8 e estabilização óptica de imagem.

Divergindo do P50 comum, a versão Pro é equipada com uma lente secundária P&B com resolução de 40 MP (26 mm) e abertura f/1.6. Há também um sensor ultra-grande angular de 13 megapixels f/2.2 e uma câmera telefoto de 64 megapixels com 5x de zoom que também traz estabilização óptica.

Análise das câmeras traseiras

A diferença entre o Huawei P50 Pro e o Mi 11 Ultra é bem pequena, sendo de apenas um ponto. Os testes indicam que o dispositivo é capaz de produzir imagens de qualidade mesmo em ambientes com muita luz, ajustando automaticamente o balanço de branco de forma natural.

Além disso, também foi identificado baixo nível de ruído nas imagens, revelando que a versão mais parruda traz sensores melhorados e otimizados para diversos cenários.


Baixos níveis de ruídoBalanço de branco preciso e naturalBons detalhes em telefoto de médio e longo alcance Boa exposição e ampla faixa dinâmicaBoa transição de balanço de branco e foco automático Bons detalhes em vídeos internos e diurnosEstabilização de vídeo eficaz
Falhas ocasionais de foco automático com pouca luzPré-visualização diferente da imagem capturadaRuído nas texturas em vídeos com pouca luzCasos ocasionais de balanço de branco em vídeos internos e externosInstabilidades de exposição em alguns vídeosFalta de profundidade de campo

Em alta luz natural a faixa dinâmica está praticamente no mesmo nível dos demais modelos topos de linha, conseguindo focar de forma bastante eficiente sem que a luz de fundo impeça a visualização do conteúdo capturado pelas câmeras, seja em ambientes internos ou externos.

Observe nas imagens abaixo que à esquerda — foto capturada pelo P5O Pro — há um melhor controle do excesso de luz que está presente no ambiente, algo que não é tão bem explorado pelo flagship da Xiaomi.

Segundo a equipe do DxOMark, a renderização de cores, tons de pele e equilíbrio de branco também foram melhores explorados no recente lançamento da Huawei, que apresentou um desempenho muito bom quanto as cores, que se mantiveram de forma bastante precisa e sem muita distorção.

Na imagem capturada utilizando o Mi 11 Ultra nota-se que há uma leve distorção no céu, que no canto superior direito expõe algumas tonalidades incompatíveis com a realidade.

O modo noturno também foi avaliado, mas não surpreendeu, apresentando cores mais "lavadas" se comparado com a geração anterior, que obteve um melhor resultado nas fotografias com baixa luz utilizando as câmeras traseiras.

De modo geral, o conjunto quádruplo traz um efeito bokeh eficiente, equilíbrio de branco bastante eficiente, zoom de qualidade e mais dificuldade em ambientes escuros ou na captura de detalhes de profundidade.

Análise da câmera de selfie

No quesito da qualidade do sensor frontal o aparelho conseguiu 106 pontos, superando o Huawei Mate 40 Pro, que pontuou em 104. A câmera frontal possui 13 MP de resolução com abertura f/2.4 e lente equivalente a 18 mm, sendo capaz de capturar imagens com bastante qualidade, principalmente em ambientes externos.

A análise revelou que a câmera de selfie traz uma boa exposição facial em fotos e vídeos, além de um balanço de branco preciso, recurso que aparentemente é uma característica desse modelo. Embora também ofereça uma qualidade superior aos concorrentes — também liderando o ranking nesse segmento — há uma pequena variação na renderização das cores do rosto, que podem apresentar uma leve distorção.


Boa exposição facial em fotos e vídeosAmplo alcance dinâmico em fotosBalanço de branco precisosAmpla faixa de focoBaixo ruído nas fotografiasBons detalhes em fotos internas e externasBoa estabilização de vídeoFoco eficiente para fotos em grupo
Perda de detalhes em fotos com baixa luzFalhas eventuais no foco automáticoRenderização do tom de pele imprecisaFaixa dinâmica limitada em vídeos com pouca luzRuído nos rostos em vídeos internos e com pouca luz

No comparativo abaixo podemos ver à esquerda a imagem capturada pelo Huawei P50 Pro e à direita uma fotografia tirada com o Asus Zenfone 7 Pro. No modelo da marca chinesa podemos observar que a câmera frontal foi capaz de apresentar uma boa faixa dinâmica, conseguindo focar mesmo nas pessoas mais distantes do aparelho.

O Zenfone 7 Pro, por sua vez, exibiu um melhor foco e contorno, além de não variar tanto na renderização das cores no pós-processamento.

Quanto a captura de selfies individuais o P50 Pro também não levou a melhor se comparado com o Zenfone 7 Pro, que apresentou um balanço de branco mais preciso que seu rival, tons de pele naturais e boa renderização de cor. O sensor frontal do smartphone da Huawei exibe cores menos naturais.

O foco é eficiente, a captura de detalhes é satisfatória e a textura das imagens perde para o antecessor ou pelo modelo da Asus, que levam a melhor nesse quesito. Mesmo com alguns pontos negativos a câmera frontal do P50 Pro lidera o ranking do DxOMark ao conseguir 106 pontos.

Por enquanto ainda não há análises da qualidade do display, alto-falantes ou bateria, no entanto, é esperado que seja publicado em breve. A versão com o SoC da Qualcomm não foi avaliada.

Especificações técnicas
72.8 x 158.8 x 8.5 mm
6.6 polegadas - 2700x1228 px
Ir para página de comparação
  • Tela FullHD OLED de 6,6 polegadas com 120Hz
  • Detalhes da tela: taxa de amostra de toque de 300Hz, 2700 x 1228 pixels de resolução e 450ppi
  • Plataforma: Kirin 9000/Snapdragon 888 4G
  • RAM: 8 GB/12 GB
  • Armazenamento: 128/256/512 GB expansível
  • Câmera frontal: ultra-grande angular de 13 megapixels f/2.4 e foco automático
  • Câmera principal quádrupla:
    • Sensor primário: 50 megapixels f/1.8 com estabilização óptica OIS
    • Sensor secundário: 40 megapixels monocromático f/1.6
    • Sensor terciário: ultra-grande angular de 13 megapixels f/2.2
    • Sensor telefoto de 64 megapixels com zoom de 3,5x e estabilização óptica
  • Bateria: 4360 mAh com carregamento rápido de 66W via USB-C 3.1 ou 50W via wireless
  • Sensores: Wi-Fi de banda dupla, NFC, Bluetooth 5.2, giroscópio, acelerômetro, infravermelho, barômetro, laser de câmera e gravidade
  • Extra: certificação IP68 de resistência a água e poeira
  • Sistema: HarmonyOS 2

O que você achou dos resultados? Esperava mais ou atendeu suas expectativas? Conta pra gente, comente!

O Huawei P50 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

40

Comentários

No topo! Huawei P50 Pro lidera ranking de câmeras do DxOMark e supera Xiaomi Mi 11 Ultra
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista