LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como ativar e usar o detector de incêndio do iPhone

09 de agosto de 2021 18

Se você nos acompanha diariamente, provavelmente já percebeu que além de te manter informado, nós estamos sempre tentando acrescentar conhecimento à sua rotina, com dicas e tutoriais para que possa extrair o máximo de seus dispositivos, aplicativos e serviços.

Hoje, dando continuidade a esse quadro diário, apresentamos mais uma dica; dessa vez, para usuários de iPhone! Aprenda a seguir como ativar e usar o recurso de identificador de sons ambiente, possibilitando que seu iDevice seja capaz de identificar um princípio de incêndio.

Como ativar e usar o detector de incêndio do iPhone

Introduzida no iOS 14, a tecnologia de reconhecimento de sons ambiente foi desenvolvida e incorporada aos iPhones para auxiliar pessoas com algum tipo de deficiência auditiva. A função utiliza a própria Siri para ouvir sons do ambiente e, ao ouvir um dos sons pré-definidos, gera uma notificação de alerta ao usuário.

Entre outros, a ferramenta é capaz de identificar sirenes, buzinas de carros, animais, campainhas, bebê chorando e, chegando ao motivo desse tutorial, fumaça e incêndio. Ou seja, uma excelente funcionalidade para auxiliar deficientes auditivos no seu cotidiano, alertando para possíveis emergências ou tornando elementos do dia a dia mais acessíveis.

A seguir, confira como ativar a detecção de incêndio no iPhone.

  • Com o dispositivo desbloqueado, acesse o aplicativo de Ajustes.
  • Agora, deslize a tela para baixo e toque em Acessibilidade.

  • Em Audição, toque em Reconhecimento de Som.
  • Ative a chave da opção Reconhecimento de Som.


  • Agora, toque sobre a nova opção de Sons.
  • Ative a chave da opção Fumaça e Incêndio.
    • Nesse ponto, talvez seja requisitado que você ative o reconhecimento de sons da Siri. Caso isso aconteça, toque na opção afirmativa.

Pronto, você aprendeu como ativar o recurso de reconhecimento de sons para identificar possíveis perigos de incêndio no seu entorno! Além do reconhecimento dos sons destacados acima, ative quantos mais achar necessário para facilitar o seu dia a dia.

Para quem não é deficiente auditivo, a ferramenta também poderá auxiliar em sessões de utilização do fone de ouvido, possibilitando que você saiba que alguém está a porta ou que seu pet precisa de auxílio, por exemplo.

Alternar tipos de detecção de som na Central de Controle

Caso você visite um ambiente com grande incidência de um som configurado, como um abrigo de animais, um berçário ou um riacho, por exemplo, podem se tornar um incômodo os constantes alertas do aparelho indicando a detecção dos sons previamente definidos.

Nesses casos, pode ser que valha a pena desativar a detecção de alguns sons até que você volte ao seu ambiente normal. Para isso, não é preciso tornar a acessar todo o menu de Acessibilidade destacado acima, mas apenas recorrer ao atalho recém-criado na sua Central de Controle.

Confira como a seguir.

  • Acesse a Central de Controle do seu iPhone deslizando o dedo de baixo para cima em qualquer tela (iPhone SE, 8 e anteriores) ou deslizando o dedo do canto superior direito da tela para baixo (iPhone X e posteriores).
  • Agora, toque e segure sobre o ícone de Reconhecimento de Som.
  • Na nova tela, selecione os sons que deseja ativar ou desativar.
    • Para desativar o recurso completamente, basta tocar rapidamente sobre o ícone da funcionalidade na Central de Controle.


18

Comentários

TC Ensina: como ativar e usar o detector de incêndio do iPhone
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista