Economia e mercado 05 Ago
Apresentadas oficialmente durante o evento Computex 2021, no dia 1º de junho, a nova geração de placas de vídeo para notebooks da AMD vem atraindo a atenção dos consumidores pelo seu custo-benefício e desempenho que ameaça a dominância de sua principal concorrente no mercado.
Nesse sentido, novos benchmarks foram publicados detalhando o poder da Radeon RX 6700M, placa de vídeo para notebooks com GPU Navi 22 e arquitetura RDNA 2. Os testes foram promovidos pelo portal Zhihu, e mostram que esse conjunto foi capaz de superar o desempenho da NVIDIA GeForce RTX 3070 nos jogos com gráficos em 1080p.
Nos testes, a Radeon RX 6700M com TDP de 110 watts equipava o MSI DELTA 15, um notebook certificado com o design AMD Advantage que promete otimizações ao combinar um processador da fabricante — nesse caso, foi utilizado o Ryzen 9 5900HX ao lado de 16 GB de RAM DDR4 de 3.200 MHz.
Rivalizando com esse conjunto, para atestar o desempenho do hardware do time verde, foi utilizado um notebook Razer Blade 14, equipado com o mesmo processador e a placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3070MQ (Max-Q) com TDP de 80 watts.
Vale notar que ambas as plataformas possuem diferentes métodos de resfriamento e níveis de potência para as CPUs e GPUs, fazendo com que as comparações não sejam totalmente assertivas.
Os benchmarks apontam que a RX 6700M é, em média, cerca de 9% mais rápida que a RTX 3070 Max-Q e até 30% mais rápida ao executar o Hitman 2 em gráficos de 1080p. Em títulos como o CS:GO, F1 2018 e DOTA 2, há também dominância do hardware da AMD, embora a GeForce ainda se sobressaia no League of Legends, atingindo 220 FPS.
Além disso, pode ser ressaltado o aumento de 37,5% do TDP em relação à RTX 3070, o que faz com que a placa da NVIDIA se destaque com melhor eficiência em números gerais de desempenho, mas esse quesito deve ser revisado nos próximos lançamentos da AMD, conforme apontam os rumores iniciados no último mês.
PCs com o design AMD Advantage, que basicamente exigem uma placa de vídeo integrada e processador da última geração fabricados pela mesma, devem ter ampla disponibilidade no varejo em breve. Para o futuro, a série 7000 da Radeon, prevista para 2022, deve acirrar a concorrência com a NVIDIA e apertar o espaço para a estreia da Intel.
AMD ou NVIDIA: qual é a sua preferência? Conte sua opinião nos comentários!
Comentários