LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sobreviveu! Galaxy Z Fold 3 mostra boa resistência de tela dobrável em teste de durabilidade

29 de agosto de 2021 9

Em agosto, com o lançamento do Galaxy Z Fold 3, o público conheceu a melhor e mais avançada tecnologia oferecida pela Samsung. O celular dobrável conta com o chipset de última geração — o Qualcomm Snapdragon 888— e uma câmera frontal sob o display.

Uma das questões mais indagadas pelos consumidores era, sem dúvidas, a resistência física do aparelho. A primeira geração do dobrável era indubitavelmente frágil; a segunda geração havia melhorado em diferentes aspectos. Agora, Zack Nelson, do popular canal JerryRigEverything, voltou a testar a durabilidade do foldable em sua mais recente versão.

Aqui, cabe lembrar que a sul-coreana afirma que a tela do Galaxy Z Fold 3 é 80% mais resistente que o display do antecessor. Com as tecnologias registradas pela empresa no último ano, o smartphone traz promessas de boa durabilidade — agora colocadas à prova pelo especialista.

Nelson ressalta que há um vão entre as duas metades ao dobrar a tela. Aparentemente, esta é uma das medidas adotadas pela fabricante buscando manter o display intacto ao longo de milhares de “abre e fecha”. Além disso, há uma película aplicada na tela externa que pode ser removida facilmente, mesmo que contra a recomendação da Samsung.

Testando a resistência a riscos, a tela externa ficou marcada nos níveis 6 e 7, condizentes com a fabricação em Gorilla Glass Victus. Na tela principal de 7,6 polegadas, nada melhorou: os riscos continuam a se mostrar aparentes nos níveis 2 e 3, e podem surgir com as próprias unhas do usuário, conforme demonstrado pelo canal.


A caneta stylus S Pen Fold Edition possui um mecanismo especial que impede uma pressão exagerada sobre a tela com camadas de plástico e, de acordo com a análise de Nelson, realmente é capaz de impedir o aparecimento de marcas no display.

O corpo do Galaxy Z Fold 3 também não apresentou grandes melhorias em comparação ao Galaxy Z Fold 2. As laterais de alumínio e botão físico com sensor biométrico são facilmente riscados com um canivete, sem vantagens sobre qualquer outro dispositivo no mercado. Por outro lado, o leitor de digitais não teve seu funcionamento prejudicado.

Em testes mais rigorosos, Nelson testa o grau de proteção IPX8 — proteção contra água, mas não à poeira — ao inserir areia no dispositivo. Embora a fabricante não garanta o funcionamento do dispositivo ao ser exposto a essa condição, o Galaxy Z Fold 3 impressionou ao não ser prejudicado em primeira experiência.


A tela externa do celular foi exposta também à chama de um isqueiro e os pixels são danificados após 14 segundos. O display principal, apesar de ser construído com plástico, não apresentou problemas, mas os pixels também não sobreviveram por mais de 30 segundos.

No teste final, o dobrável foi submetido à pressão das próprias mãos de Zack Nelson, e surpreendeu ao sequer apresentar sinais de fragilidade em seu display, apesar dos esforços do testador.

Em termos gerais, a Samsung celebra o melhor desempenho comercial do Galaxy Z Fold 3. Fatores como a manutenção mais acessível e as promoções para a troca do aparelho contribuíram para que os novos dobráveis popularizem essa vertente em ascensão.

Especificações técnicas
128.1 x 158.2 x 6.4 mm
7.6 polegadas - 2208x1768 px
Ir para página de comparação
  • Tela principal Dynamic AMOLED 2X de 7,6 polegadas (FHD+ e 120 Hz)
    • Tela secundária Dynamic AMOLED 2X de 6,2 polegadas (FHD+ e 120 Hz)
  • Plataforma móvel Qualcomm Snapdragon 888 5G
  • 12 GB de memória RAM
  • 256 ou 512 GB de armazenamento interno UFS 3.1
  • Leitor biométrico na lateral
  • Suporte a S Pen
  • Câmera frontal sob a tela de 4 MP (f/1.8)
  • Câmera cover de 10 MP (f/2.2)
  • Conjunto triplo de câmeras traseiras:
    • Sensor principal de 12 MP (f/1.8, OIS)
    • Sensor ultrawide de 12 MP (f/2.2)
    • Sensor telefoto de 12 MP (f/2.4, OIS), com zoom óptico de 2x e digital de 10x
  • Dimensões: 128,1 x 158,2 x 6,4 mm (aberto) ou 67,1 x 158,2 x 16-14,4 mm (dobrado)
  • Peso: 271 gramas
  • Bateria de 4.400 mAh
  • Android 11 sob a interface One UI
Veja mais!

O Samsung Galaxy Z Fold 3 está disponível na Mercadolivre por R$ 4.199.
(atualizado em 23 de abril de 2024, às 17:44)

9

Comentários

Sobreviveu! Galaxy Z Fold 3 mostra boa resistência de tela dobrável em teste de durabilidade
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista