LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Quer baixar a conta de luz? Tinta "especial" reduz o uso de ar-condicionado em casas

20 de setembro de 2021 5

A cor branca pode ser, para alguns, algo meio entediante quando aplicada na parte de fora das casas e escritórios — mas você sabia que ela pode (em alguns casos) ajudar a salvar o planeta? Isso, é claro, se você usar uma tinta especial desenvolvida por pesquisadores da universidade de Purdue.

O produto acaba de entrar para o Livro dos Recordes por conseguir refletir 98,1% da radiação solar ao mesmo tempo que alivia o calor, deixando as superfícies mais frias que a temperatura ambiente.

Estudos mostram que, em alguns casos, o uso da pintura pode acabar anulando a necessidade de um ar-condicionado, por ser capaz de produzir 10 kW de resfriamento por cada 92m2 (mais até do que uma unidade doméstica padrão).

Tinta foi criada pelo professor universitário Xiulin Ruan e seus estudantes

Já existem algumas tintas no mercado que conseguem refletir o calor, porém, nenhuma delas reflete 90% da luz solar tampouco resfria as superfícies.

Mas afinal de contas, o que diferencia essa tinta das demais? Bom, o "truque" adotado pela equipe de pesquisadores foi incluir na mistura uma alta proporção de sulfato de bário.

O composto é visto frequentemente em cosméticos e papel fotográfico, em diferentes tamanhos de partículas — essa maior variedade de tamanhos ajuda a espalhar mais do espectro da luz, e assim, refletir mais a luz solar.

O professor de Engenharia Mecânica da Purdue University com uma amostra da tinta "especial"

Ainda não sabemos quando o produto estará disponível para compra, mas patentes já foram registradas e o produto já está sendo preparado para produção em massa.

Essa nova tinta pode desempenhar um papel importante na luta contra a mudança climática, reduzindo (ou até mesmo, em alguns casos, eliminando) a necessidade de ter um ar-condicionado em algumas casas.

Tal produto deve auxiliar a reduzir também as emissões bem como diminuir consideravelmente o consumo de energia, o que pode fazer os moradores de zonas mais quentes economizarem alguns bons trocados.


5

Comentários

Quer baixar a conta de luz? Tinta "especial" reduz o uso de ar-condicionado em casas
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas