LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google adiciona ao Android ferramenta que permite controlar o celular com os olhos e gestos faciais

23 de setembro de 2021 8

O Google anunciou, nesta quinta-feira (23), uma nova ferramenta pensada para melhorar a acessibilidade dentro do sistema operacional Android e proporcionar experiências inclusivas para todos os usuários.

Chamado de Interruptores de Câmera, o novo recurso detecta a movimentação dos olhos e gestos faciais do usuário para acionar comandos como ouvir música, assistir vídeos ou acessar e-mails, estando disponível em 80 idiomas, incluindo o português.

As opções de câmera funcionam com seis gestos, incluindo movimentos dos olhos (para cima, para a direita e para a esquerda) e gestos faciais (levantar sobrancelhas, sorrir e abrir a boca).

Também é possível atribuir gestos para abrir notificações, voltar para a tela inicial ou pausar a detecção de gestos. Os interruptores de câmera podem ser usados ​​em conjunto com os interruptores físicos.

"Com o novo recurso de acesso anunciado hoje, a câmera de cada celular Android pode ser transformada em um botão personalizado que detecta gestos faciais e movimentação dos olhos, permitindo que qualquer pessoa utilize o dispositivo sem o uso das mãos ou voz", afirmou o gerente de produto do time de acessibilidade do Google, Allen Nikka.

Além disso, a empresa detalhou ainda sobre novas atualizações para os aplicativos Lookout e Action Blocks, que já constam entre as ferramentas de acessibilidade disponibilizadas pelo Google.

Lookout

Em 2019, o Google lançou o Lookout, aplicativo que usa a inteligência artificial para tornar o mundo físico mais acessível para pessoas cegas ou com baixa visão.

Por meio da visão computacional, a ferramenta reconhece objetos, imagens e textos no mundo físico e os anuncia em voz alta - desde a identificação de embalagens de produtos alimentícios até a descrição de objetos e pessoas ao seu redor.

O modo Documentos, que em 2020 foi introduzido ao recurso para capturar textos, agora também lê textos escritos à mão. Basta apontar a câmera do smartphone para uma anotação que o aplicativo faz a digitalização.

Action Blocks

Tarefas simples, como desbloquear um smartphone, fazer uma ligação ou mandar uma mensagem de texto podem ser um grande desafio. Para apoiar essas pessoas, o Google anuncia que o Action Blocks, aplicativo que busca oferecer uma melhor experiência digital para pessoas com deficiências intelectuais, passa a ter uma versão em português.

Lançado em 2019, o aplicativo tem a função de facilitar o acesso e a realização de tarefas nos smartphones através de atalhos. O aplicativo reúne ícones personalizáveis na tela inicial, possibilitando a realização de uma ação em apenas uma etapa.

O que você achou sobre a nova função do Android? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


8

Comentários

Google adiciona ao Android ferramenta que permite controlar o celular com os olhos e gestos faciais
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas