LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhones têm sofrido redução de ganho de desempenho nos chips entre as gerações, mostra gráfico

23 de setembro de 2021 11

Toda vez que uma nova geração de iPhones é lançada espera-se um salto considerável de um modelo para o outro, até mesmo para que os usuários possam justificar com mais facilidade a compra de um novo celular.

Porém, um levantamento realizado e divulgado pela consultoria Creative Strategies mostrou que o smartphone da Apple vem tendo aumentos de performance cada vez menores em relação ao aparelho antecessor.

A empresa responsável pelo relatório usou como referência os testes no Geekbench 5 Single Core CPU Score, uma pontuação que mede o desempenho de um único núcleo do processador.

No gráfico apresentado é possível visualizar as barras em laranja têm uma crescente, já que o modelo novo é sempre mais rápido que o anterior, mas essa diferença tem ficado cada vez menor, como se nota pela trajetória descendente da linha laranja.

Ritmo da evolução

Para efeito de comparação, do chip A8 do iPhone 6 de 2014 ao A11 do iPhone 8/X de 2017, a taxa de pontuação de desempenho aumentou 192%. Já do processador A12 do Xs de 2018 ao A15 do 13 de 2021, a elevação foi de 91%.

Contudo, vale destacar que esse ritmo mais lento de evolução no desempenho pode não importar tanto para a maioria dos consumidores, já que são poucos os obcecados por hardware e benchmarks.

Outro ponto a ser considerado é o fato de quem a grande maioria dos compradores de iPhone não trocam de aparelho todo ano. De acordo com a Creative Strategies, o ciclo de compra mais comum é entre três e quatro anos.

Dessa forma, quem tinha um iPhone XS e pulou direto para o 13 depois de três anos vai obter quase que o dobro de performance de núcleo único. A litografia de 5 nm é apontada como um dos motivos para a pequena evolução do A14 para o A15.


A consultoria também destaca que a comparação do desempenho de núcleo único não reflete o aparelho como um todo. Mesmo com uma melhora pequena de desempenho por núcleo, a Maçã consegue ajustar todo o conjunto e entregar recursos melhores, como novas ferramentas avançadas de captura de foto e vídeo, por exemplo.

E você, acredita que os novos hardwares devem superar as gerações anteriores em todos os quesitos? Deixe a sua opinião nos comentários logo abaixo!

(atualizado em 24 de abril de 2024, às 17:42)

11

Comentários

iPhones têm sofrido redução de ganho de desempenho nos chips entre as gerações, mostra gráfico

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo