LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 12: Google revela “classes de desempenho” para celulares tops de linha

14 de outubro de 2021 19

O Android 12 foi lançado oficialmente em sua versão “pura” no início do mês, e com ele, diversas mudanças foram apresentadas. O Material You é uma das principais novidades, além das melhorias de privacidade e recursos que buscam otimizar a experiência de usuário. Por outro lado, a maioria das mudanças parecem estar no lado dos desenvolvedores.

Nesta quinta-feira (14), o Google publicou o Compatibility Definition Document (CDD, ou “Documento de Definição de Compatibilidade”, em tradução livre), uma listagem de novas instruções que visam manter a consistência do sistema operacional em celulares e tablets de diferentes fabricantes que utilizam o Android.


O CDD do Android reúne diferentes requisitos do “Android Compatibility Program” (“Programa de Compatibilidade do Android”, em tradução livre) que buscam manter o comportamento do software similar em todos os dispositivos em que é instalado. Caso um smartphone não atenda a esses requisitos, ele não poderá oferecer acesso aos serviços do Google Play.

Um exemplo dessa política é o painel de controle para dispositivos de casa inteligente no menu de energia integrado no Android 11 — caso uma fabricante implemente esse recurso em sua interface de usuário, esta deve atender ao padrão estabelecido pelo Google no CDD do Android 11. O mesmo ocorre no Android 12.

Desenvolvedores observaram no CDD do Android 12 que há uma nova classificação de celulares chamada “performance class” ou “classe de desempenho”, introduzida oficialmente junto à primeira versão beta da grande atualização do SO.


Essas categorias são uma nova forma de verificar o quão poderoso é um dispositivo. O Google afirma que cada versão do Android terá sua própria classe de desempenho correspondente. Isso, portanto, significa que um dispositivo pode mudar sua classe a depender dos requisitos mínimos da nova distribuição à qual será atualizado.

Os principais requisitos para a “classe de desempenho 12” (Android 12) são:

  • 6 GB de RAM ou mais
  • Tela com resolução de 1080p e 400 DPI ou mais
  • 120 MB/s de gravação sequencial e 250 MB/s de leitura sequencial ou mais
  • 10 MB/s de gravação aleatória e 40 MB/s de leitura aleatória ou mais
  • Câmera traseira de 12 MP com suporte à gravação em 4K a 30 FPS
  • Câmera traseira de 4 MP com suporte à gravação em 1080p a 30 FPS

Vale notar que as especificações mencionadas são apenas parte da extensa lista de requisitos que incluem codecs, processamento de imagem e outras informações. A título de comparação, veja os requisitos para a “classe de desempenho 11” (Android 11):

  • 6 GB de RAM ou mais
  • Tela com resolução de 1080p e 400 DPI ou mais
  • 100 MB/s de gravação sequencial e 200 MB/s de leitura sequencial ou mais
  • 10 MB/s de gravação aleatória e 25 MB/s de leitura aleatória ou mais
  • Câmera traseira de 12 MP com suporte à gravação em 4K a 30 FPS
  • Câmera traseira de 4 MP com suporte à gravação em 1080p a 30 FPS

Desta forma, a “classe de desempenho 12” é a melhor experiência que um celular ou tablet pode oferecer atualmente. Caso o mesmo seja atualizado para o Android 13, mas mantenha sua classe, ele pode deixar de ser considerado um aparelho high-end, mas ainda oferecerá alta performance, de acordo com os parâmetros do Google.

A iniciativa pode contribuir para que as OEMs melhorem a experiência de uso de seu software. As ferramentas de testes automatizados do Programa de Compatibilidade do Android podem atestar o desempenho de um dispositivo e indicar se há espaço para melhorias, como desativar recursos e efeitos visuais muito exigentes.


19

Comentários

Android 12: Google revela “classes de desempenho” para celulares tops de linha
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas