LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm alfineta Google ao sugerir que o chip Tensor é uma "bandeira vermelha"

14 de outubro de 2021 24

A nova geração de smartphones do Google será apresentada oficialmente daqui a poucos dias, em 19 de outubro. O visual, as possíveis cores e até as principais especificações do Pixel 6 e Pixel 6 Pro já vazaram, incluindo detalhes sobre o chip SoC Google Tensor.

A decisão do Google sobre usar uma plataforma própria pela primeira vez, porém, parece não ter agradado muito a Qualcomm, que fabricava Snapdragons para os celulares Pixel. No Twitter, a marca fez um post que alfineta a Gigante de Buscas ao indicar que utilizar um SoC próprio no lugar de um Snapdragon é uma “bandeira vermelha”, isto é, sinônimo de que algo dará errado.

Como é de se esperar, a Qualcomm quer que o Google Tensor prove ser uma má ideia. Embora a marca não cite a big tech ex-cliente e agora rival, é fácil entender as entrelinhas da postagem. A frustração da fabricante do Snapdragon é compreensível, dado o potencial do chip que está chegando.

Para o Google, o desenvolvimento de um SoC próprio faz muito sentido. Com o Tensor, a companhia terá maior controle sobre as funções de software que pretende implementar. Esta, porém, será a primeira vez que a Qualcomm fica completamente de fora da produção de uma nova geração de smartphones Pixel.

Ainda é incerto o modo como o Google Tensor desempenhará suas funções com o Pixel 6 e o Pixel 6 Pro, mas as expectativas sobre os novos modelos topo de linha são grandes. Falta pouco para descobrirmos, afinal de contas, o resultado dessa empreitada.

Quais são as suas expectativas sobre o Google Tensor e os novos Pixel 6 e Pixel 6 Pro?


24

Comentários

Qualcomm alfineta Google ao sugerir que o chip Tensor é uma "bandeira vermelha"
  • Acredito que isso seja uma revolução para o Google, visto que agora a fabricante terá controle de qualidade total sobre os seus produtos. É claro que devemos considerar o fato de que é uma CPU totalmente nova ingressando em um mercado de gigantes, caindo praticamente bem no meio do fogo cruzado e que com isso tudo pode acontecer, mas com o tempo e com a aquisição de experiência com erros, bugs e complicações, a dona do Android vai aperfeiçoando a experiência até fazer o Tensor chegar "ao ponto".

    Aguardando relatos de experiência dos primeiros usuários.

      • Quero ver é os Exynos com gpu RDNA2 esses sim serão matador.

          • Qualcomm já já vira a Intel, ultrapassada e irrelevante.

              • Quero que a Qualcomm vai pra cima da intel tomar o mercado dos notebooks, mas se dormir muito a Microsoft já esta em parceria com a AMD pra fazer SoC's

                  • Quanto maior a concorrência melhor pra nós consumidores, tomara que dê certo

                      • Sou fã da Qualcomm, porém sou ainda mais fã da Google por isso torço para o tensor

                        • Se está incomodando é pq está é pq a qualcom teme ser superada.

                            • A previsão é de nuvens carregadas para Qualcomm nos próximos anos...

                                • Será interessante ver a briga entre Apple, Samsung e Google.... Pode ser que o Tensor decepcione no inicio, como qualquer dispositivo em desenvolvimento, mas se for bem sucedido, com certeza novas versões virão ...

                                  Talvez veremos versões do Android com funções e otimizações diferentes para serem usadas com o Tensor, porem isso pode acender uma luz laranja para demais fabricantes que usam Android, vai surgir a duvida: -Será que a empresa ainda se dedicara 110% nas versões que liberam para os demais?
                                  Acredito que sim, pois o Google ainda quer ser o grande centralizador de informações pessoais, e dependem de mais e mais empresa continuem usando o Android.

                                  E antes do mimimi, infelizmente boicotaram a Huawei em termos mundiais... Ok, você ainda pode importar em sites como Aliexpress, porem você não é ninguém perto do mercado tradicional que só compra aparelhos disponíveis localmente...

                                    • Essa Qualcomm monopolista, até seus próprios parceiros eles atacam, só começaram vender aparelhos mais baratos agora por causa da concorrência que botou no cool dela, teve que perder fatia de mercado e ficar em 2 lugar no mundo em fornecimento de chips kkkkkkk ainda assim não aprendeu

                                      • Tá com medo do resultado das imagens serem melhores? Kkkkk

                                          • Confio que o Google Tensor será uma boa empreitada, afinal será a desenvolvedora do Android desenvolvendo também seus próprios SoCs.

                                              • Foi a samsung que fez.

                                                  • Mesmo que a Samsung tivesse feito 100% do chip (o que não é verdade já que a parte que envolve inteligência artificial foi da Google), a partir do momento que a Google encomenda o chip e tem controle sobre todo o processo (os códigos de baixo nível) isso já muda bastante coisa. Tanto é que ela vai extender o suporte ao software por mais tempo.

                                                    Agora essa conversa de ser "a desenvolvedora do sistema fazer o SoC" ser melhor, é maior conversa fiada. Qualquer empresa, sendo ela desenvolvedora do sistema ou não, terá benefícios ao controlar mais a fundo o desenvolvimento do hardware.

                                                  • Aita.

                                                    • Tô bem curioso se a Google vai fazer um bom chip, Samsung até hj não conseguiu deixar o exynos 100% e tão bom quanto o snapdragon.
                                                      Torço para que seja bom, mas vindo da Google desconfio, os pixels dando menos defeito já é um avanço.

                                                        • Este chip é provavelmente um exynos modificado.
                                                          Não 100% google como o A é desenhado pela Apple.

                                                            • Se fosse por sua linha de pensamento os Snapdragon 888, 888+ e 898 são exynos modificado porque também são fabricadas pela Samsung Foundry

                                                                • O A por muitos anos não foi 100% Apple. Ela evoluiu seus processos até poder projetar sozinha. Por muito tempo dependeu da Samsung até pra projetar (no chip do iPhone 4 por exemplo), por anos da Imagination nas GPUs. Vocês falam como se a Apple num dia mágico criou um chip 100% do zero. Depende de modem até hj.

                                                                Android

                                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                Android

                                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                Especiais

                                                                Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas