LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como ativar ou desativar a inicialização rápida no Windows 11

21 de outubro de 2021 0

Se você nos acompanha há algum tempo, provavelmente já percebeu que além de te manter informado, nós estamos sempre tentando acrescentar mais conhecimento ao seu dia a dia, com dicas e tutoriais para que possa extrair o máximo de seus dispositivos e aplicativos.

Hoje, dando sequência a esse quadro diário, apresentamos mais uma dica; dessa vez, para usuários do Windows 11! Aprenda a seguir com gerenciar o recurso de inicialização rápida do seu computador com Windows 11.

Como ativar ou desativar a inicialização rápida no Windows 11

Funcionando de forma semelhante ao que era conhecido como suspensão hibrida em versões mais antigas do Windows, o recurso de inicialização rápida é ativado por padrão em uma instalação limpa do sistema na maioria dos dispositivos.

Quando ativado, ao desligar o computador, o Windows fecha as aplicações abertas e desconecta os usuários logados como em um desligamento normal, mas, ao mesmo tempo, cria um arquivo de hibernação para salvar o estado atual do sistema de operacional, fazendo com que na próxima inicialização o sistema parta daquele ponto ao invés de iniciar tudo novamente.

Em miúdos, o kernel do sistema, assim como os drivers, entram em um modo simulado de hibernação, salvando seus status em um arquivo. Com isso, ao iniciar o computador novamente, a RAM apenas atualiza com a imagem carregada a partir do arquivo de hibernação e mostra ao usuário a tela de login; o que acaba diminuindo muito o tempo de inicialização.

Mas como tudo, o recurso de inicialização rápida também pode ter seu lado negativo. Para usuários de dual boot, o recurso pode causar uma certa dor de cabeça, já que nesse modo o Windows bloqueia o seu próprio disco rígido, impossibilitando o acesso a partir de outros sistemas operacionais; fora que se a partição utilizada pela hibernação for alterada, isso pode causar danos.

Além disso, o recurso pode impossibilitar o acesso a BIOS/UEFI em algumas placas não tão compatíveis com a funcionalidade – já que hipoteticamente o computador não foi completamente desligado, e causar complicações para usuários de programas de criptografia, uma vez que as unidades montadas antes do desligamento podem retornar automaticamente montadas após uma inicialização rápida.

Independente do seu caso, confira no passo a passo a seguir como gerenciar o recurso no seu computador com Windows 11.

  • Abra o Painel de Controle. Para isso, basta utilizar a busca do menu Iniciar.

  • Agora, clique em Hardware e Sons.

  • Na nova tela, clique em Opções de Energia.

  • Clique na opção Escolher a funções dos botões de energia, localizada no menu lateral.

  • Clique em Alterar configurações não disponíveis no momento e, se necessário, dê as permissões de administrador.

  • Ligue/desligue o modo de inicialização rápida marcando ou desmarcando a caixa de Ligar inicialização rápida.

Pronto, você aprendeu a gerenciar o modo de inicialização rápida do seu computador com Windows 11. Agora, basta adaptar o funcionamento do recurso às suas necessidades. Como dito, para algumas finalidades específicas, a funcionalidade pode atrapalhar; apesar que em boa parte dos casos, ele pode lhe poupar alguns bons segundos durante a inicialização, aumentando a sua produtividade.


0

Comentários

TC Ensina: como ativar ou desativar a inicialização rápida no Windows 11
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista