LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Após reclamações, Google defende o Android 12 e explica porquê inseriu o atalho 'Internet'

26 de outubro de 2021 21

Apresentado oficialmente há pouco tempo com os novos aparelhos da linha Pixel 6, o Android 12 foi lançado com várias novidades e alterações na interface, incluindo a implementação do Material You, modo que ajusta as cores do sistema de acordo com o papel de parede usado no aparelho.

Além dessa novidade, o Google também alterou a disposição e função de alguns botões presentes na barra de notificações do Android, gerando uma série de reclamações por parte dos clientes da empresa.

A mudança em questão é a implementação de um novo atalho que unifica na barra de configurações do Android 12 as funções de Wi-Fi e rede móvel, que na geração anterior do sistema — e em todas as outras poderiam ser acessados individualmente, isto é, permitindo ativar ou desativar essas conexões de forma independentes.

Chamado de 'Internet', o novo botão inserido no sistema direciona os usuários para uma janela que permite efetuar algumas configurações rápidas no Wi-Fi e rede, não sendo tão prático quanto a versão anterior desse recurso, causando certa revolta entre as pessoas que estão mais habituadas com a antiga interface e disposição dos atalhos.

Atalho 'Internet' no Android 12. (Foto: Reprodução/Suporte do Google).

Para o Google, a adição dessa etapa adicional tem como objetivo "promover uma experiência de uso mais intuitiva para os usuários", além de evitar que os usuários que desativam o Wi-Fi e usam apenas os dados móveis esqueçam de alternar entre as redes e tenham um consumo excessivo de internet da operadora.

Essa informação foi reiterada pelo desenvolvedor em sua página oficial de suporte, informando que "em nossos estudos com usuários, descobrimos que a maioria dos usuários desativa o Wi-Fi para forçar a conexão do celular com redes móveis".

Isso [ativar os dados móveis] geralmente é feito em resposta a uma conexão Wi-Fi ruim e à falta de uma forma alternativa de fazer com que o telefone se conecte explicitamente à operadora do usuário. Os usuários que desligam o Wi-Fi frequentemente se esquecem de ligá-lo novamente, resultando em um possível uso excessivo de dados móveis. Nossa pesquisa mostrou que isso tem sido um problema para os usuários, então tomamos a decisão de resolver isso com este lançamento.

Com as mudanças que estamos fazendo, os usuários com problemas de conexão Wi-Fi podem simplesmente passar a usar sua operadora com dois toques rápidos."

Google

Indo mais além, a empresa não descartou a possibilidade de implementar alterações nesse atalho em próximas atualizações do Android, indicando que não deve voltar a usar o visual antigo, mesmo com as reclamações dos usuários que estão testando o Android 12.

Veja também


21

Comentários

Após reclamações, Google defende o Android 12 e explica porquê inseriu o atalho 'Internet'
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista