LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

PT-BR! YouTube estaria influenciando crianças portuguesas a só falarem como os brasileiros, diz jornal

11 de novembro de 2021 25

O YouTube foi apontado como a principal causa de um fenômeno que tem preocupado alguns pais de crianças portuguesas. O motivo para tal é os pequenos terem começado a trocar palavras tradicionais no país por termos comuns no idioma brasileiro.

O fato veio a tona em uma reportagem do jornal português Diário de Notícias, que entrevistou pais que contaram a mesma história. Nos relatos, as crianças estão falando palavras como grama, ônibus e listras ao invés de relva, autocarro e riscas.

Alguns pais chegaram até a procurar fonoaudiólogos para tentar reverter esse cenário. Eles atribuem o acontecimento ao fato dos pequenos estarem assistindo a muitos youtubers brasileiros, e assim, absorvendo as características do português do Brasil.

"Todo a fala dele é como se fosse brasileiro. Ele chegou ao ponto de nos perguntar se algum de nós era brasileiro, eu ou o pai", relatou Alexandra Patriarca, que é mãe de Antônio, uma criança portuguesa de apenas três anos.


Ver o fenômeno como um problema pode ser considerado xenofobia e alguns pais enxergam o fato de seus filhos falarem como um brasileiro como um “vício” e algo prejudicial para eles. Por isso, crianças chegaram a ser proibidas de assistir.

“Neste momento estamos num processo de tratamento como se fosse um vício. Explicamos que ele não pode mais ver os brasileiros porque isso só o prejudica”, complementou Alexandra.

O algoritmo do YouTube é o culpado?

Especialistas entrevistados pelo jornal lusitano afirmam que o problema não é o fato das crianças portuguesas estarem “falando como brasileiros”, mas o tempo de exposição frente às telas de dispositivos eletrônicos.

De acordo com a terapeuta Bruna Antunes, é mais importante que os pais observem o tempo que os filhos passam nas telas do que a língua aprendida pelos pequenos no processo.

Para o pai da menina Laura, também de três anos, Jaime Pessoa, os algoritmos do YouTube contribuem para isso, já que como temos uma população maior, é normal que existam muito mais youtubers brasileiros do que portugueses.

“Quando acaba o vídeo do Panda e os Caricas [desenho português], aparece logo outro desses, que é muito mais apelativo”, disse Jaime sobre os vídeos de youtubers como Lucas Netto.

E você, proibiria seu filho(a) de assistir aos brasileiros? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!

YouTube

Desenvolvedor: Google

Grátis - oferece compras no app

Tamanho: Varia segundo a plataforma

YouTube Kids

Desenvolvedor: Google.LLC

Grátis

Tamanho: Varia segundo a plataforma


25

Comentários

PT-BR! YouTube estaria influenciando crianças portuguesas a só falarem como os brasileiros, diz jornal
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista