Segurança 16 Nov
A imunização contra a covid-19 segue avançando em todo o país e conta com algumas medidas que visam incentivar a população a completar o calendário vacinal, como a implementação do chamado ''Passaporte Digital de Vacinação', documento exigido na entrada de alguns estabelecimentos e que garante que apenas os cidadãos que possuem um comprovante de vacinação válido possam acessar o local.
Esse documento é gratuito e pode ser gerado por meio dos canais oficiais do governo federal, permitindo comprovar estar de fato imunizado com a primeira ou segunda dose das vacinas contra o Coronavírus.
Para conseguir gerar seu comprovante de vacinação é preciso ter uma conta cadastrada na plataforma 'gov.br', que além do aplicativo ConecteSUS também permite consultar vários outros serviços disponibilizados pelo governo federal, como INSS ou DENATRAN, por exemplo.
- Abra o site (nesse caso acesse a área 'cidadão) ou aplicativo e faça login com sua conta gov.br usando o CPF e senha;
- Siga até a seção 'Vacinas' e veja se a informação de imunização contra a covid-19 está disponível;
- Toque sobre a primeira ou segunda dose para ampliar as informações;
- Clique no botão 'Certificado de Vacinação Covid-19' para conferir os dados;
- Caso queira imprimir ou salvar no celular toque sobre a opção 'PDF' localizada no canto superior direito.
Após a vacinação com a primeira ou segunda dose de uma das vacinas contra a covid-19 há um período de atraso até que a informação seja enviada para o ConectSUS, por isso é possível que você não consiga gerar o certificado no mesmo dia da imunização.
Além do certificado de vacinação também é possível acessar diversas informações relacionadas ao cadastro do cidadão no sistema DATASUS, incluindo alergias, atendimentos na rede pública de saúde e contatos de emergência, permitindo adicionar números de telefones que serão contatados pela equipe médica durante algum atendimento de urgência.
Como está a vacinação na sua cidade? Você já foi imunizado? Conta pra gente, comente!
Comentários