LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy Watch 4: smartwatch imbatível do mundo Android, mas com um porém | Análise / Review

30 de novembro de 2021 40

Anunciado no começo do último mês de agosto junto com o Buds 2 – que já fizemos a review por aqui, o Galaxy Watch 4 chegou ao mercado em duas versões: normal e Classic, sob a proposta de ser uma melhoria considerável em relação a geração anterior e ser mais um degrau para quem está construindo o seu ecossistema da marca ou para quem usa Android e está em busca de um smartwatch de qualidade.

Mas será que o novo relógio inteligente da gigante sul-coreana cumpre o que é prometido ao mesmo tempo que mantém a boa reputação das versões anteriores? É isso que você confere a seguir na nossa análise completa.

Construção

Em mãos, temos o Watch 4 em sua versão normal, no tamanho de 44mm, na cor verde musgo; que na nossa opinião, é a mais bonita entre as três opções de cores oferecidas no site da marca.

O design do relógio é bastante agradável, trazendo uma caixa de alumínio em formato circular, pulseira de silicone, tela Super AMOLED de vidro e apenas dois botões localizados na lateral direita. Todo o acabamento é muito bem feito e a impressão que fica é, sem dúvida, de muita qualidade.

Ofertado em dois tamanhos nessa versão, 40 e 44mm, e em mais dois tamanhos na sua versão Classic, 42 e 46mm, além do tamanho da caixa, o único diferencial entre os modelos é quanto ao acabamento, que na versão clássica é de aço inoxidável – ao invés do alumínio que temos aqui, e a presença da coroa física para mexer nas funções do relógio, que fica reservada à Classic. De resto, todos os componentes internos são iguais.

Ambos os modelos ainda possuem certificação militar ML-STD para garantir a resistência, com proteção IP68 para água e poeira, tela com vidro Gorilla Glass, e resistência a 5 ATM, que garante a segurança do uso para banhos e treinos de natação.

Tela

Além do vidro resistente a riscos, a tela de 1.4 polegadas traz ótimas cores, mantendo o que vimos na geração anterior, e uma ótima densidade de pixels, ficando na casa dos 454 ppi – valor superior ao visto em smartphones topo de linha da própria marca.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

A tela ainda traz excelentes níveis de brilho, o que facilita utilizar o relógio sob a incidência direta de luz solar, e o recurso Always On, que mantém o visor sempre ativo, aproximando o funcionamento do smartwatch ao de um relógio comum; algo que pode parecer besteira, mas aumenta a praticidade de não ter que ficar girando o braço, tocando sobre a tela ou apertando o botão para ver as horas o tempo todo.

Sistema

Apesar de não trazer a coroa física como na versão Classic, ainda é possível deslizar a ponta do dedo próximo a borda da tela para navegar entre as telas principais do relógio – mas o controle também pode ser feito de forma comum, simplesmente deslizando os menus para o lado.

Os botões laterais são dedicados, primariamente, a retornar a tela inicial e a retornar ao menu anterior, mas também podem ativar o Samsung Pay e a Bixby sob um toque prolongando, ou, no caso do botão superior, abrir uma função específica configurada através do aplicativo ao ser pressionado duas vezes.


Equipado com um processador Exynos W920, 1.5 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno (que por sinal, é o dobro do visto na geração anterior), o sistema embarcado no Watch 4 corre de forma fluída, sem nenhum tipo de travamento. Ele é o resultado da parceria entre Google e Samsung e é, basicamente, o WearOS, do Google, rodando sob a interface OneUI Watch 3.0, da gigante sul-coreana.

Chamado de WearOS by Samsung, o sistema não apenas substitui o famoso TYZEN – presente até as versões anteriores do relógio, como resolve de forma gratificante um dos principais problemas vistos nas implementações passadas: a integração com aplicativos de terceiros. Isso, pois conta com a Play Store, que garante aplicativos como Spotify, Google Fit, Strava, MyFitnessPal e muitos outros; todos bem otimizados para o vestível.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

É possível, inclusive, baixar sua playlist preferida do Spotify no relógio, conectar seus fones Bluetooth a ele, e fazer a sua atividade física ouvindo música sem a necessidade de ter seu smartphone por perto ou uma conexão ativa de dados (apesar de uma versão do Watch 4 com LTE também estar disponível para compra).

Integração

Mas se a parceria com o Google rendeu bons frutos de um lado, por outro ela destruiu algumas pontes. Graças a ela, o relógio não oferece mais nenhum tipo de compatibilidade com o iPhone, uma vez que o aplicativo dedicado aos wearables da Samsung presente na App Store não lista o Galaxy Watch 4.

E se esse tipo de incompatibilidade era esperado – e até justo, tendo em vista que a Apple faz o mesmo com seu relógio, assumimos que ficamos surpresos ao notar um impedimento do smartwatch em relação a aparelhos Android não Samsung.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Apesar do relógio contar com todos os sensores embarcados para fazer o registro do ECG e da pressão arterial do usuário, esses dois recursos estão disponíveis apenas para quem instalar os aplicativos correspondentes no seu smartphone. O problema é que esses apps só estão disponíveis na Galaxy Store, que é limitada a smartphones e tablets da Samsung.

Ou seja, há compatibilidade com aparelhos Android de todas as marcas? Sim, mas todos os recursos do relógio só funcionam se você também tiver um Galaxy.

Mesmo assim, até quem não tem um smartphone da marca poderá aproveitar a integração entre o sistema do relógio e o sistema do smartphone. Em uma navegação no Google Maps ou uma reprodução de música, por exemplo, o relógio oferecerá a navegação passo a passo e os controles de reprodução na sua própria tela, sem necessidade do usuário requisitar.

Além disso, pode permitir controlar recursos de outros produtos da marca, como um Galaxy Buds, controlando o ANC dos fones.

Galaxy Wearable

Mas tirando esses pontos de lado, o Galaxy Wearable – que é compatível com qualquer versão do Android superior a 6.0 (Marshmallow) – permite a configuração completa do Watch 4, possibilitando o ajuste de praticamente todos os recursos e o acompanhamento de bateria e conteúdo armazenado, além de trazer uma loja gigantesca de watchfaces; sendo muitas dessas completamente personalizáveis.

Galaxy Wearable (Samsung Gear)

Desenvolvedor: Samsung Eletronics Co.

Grátis

Tamanho: 4,2 MB

Sensor BioActive

E se o ECG e a pressão arterial ficaram de fora para dispositivos não Galaxy, todos os outros recursos continuam disponíveis. Uma vez pareado, o relógio é capaz de realizar todas as medições que estamos acostumados a ver em outros vestíveis do mesmo tipo, registrando os dados de sono (incluindo roncos), os níveis de estresse, os passos e os batimentos cardíacos do usuário. Mas o Watch 4 não para por aí!

Graças ao novo sensor BioActive, o relógio traz a possibilidade de o usuário checar a sua bioimpedância, acompanhando de perto o progresso do seu condicionamento físico. O recurso informa na tela do próprio dispositivo a porcentagem de gordura corporal, a massa muscular, o IMC e até a porcentagem de água no corpo, além da Taxa de Metabolismo Basal (TMB); algo até então inédito para um smartwatch!

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Sob a promessa de entregar os mesmos dados vistos em uma balança de impedância, toda a medição pode ser realizada de maneira bem simples. Uma vez ativado, o relógio pedirá que o usuário encoste os dedos médio e anelar nos dois botões laterais, mas sem encostar as duas mãos. A partir daí, durante 15 segundos, 2400 medições serão realizadas através dos sensores embutidos, entregando os dados citados.

É claro que tudo isso é bastante impressionante, mas é válido ressaltar que as informações recolhidas não substituem equipamentos médicos especializados (o que era de se esperar). De qualquer forma, servem como um ótimo entretenimento para quem gosta de acompanhar sua evolução física de perto e, mais que isso, como um alerta para quem precisa ir ao médico.

Registro de atividades

E como saúde é o que interessa, como não podia ficar de fora, o Galaxy Watch 4 também traz um conjunto de mais de 80 modalidades de atividades físicas para acompanhamento.

Através do Samsung Health, o usuário poderá incluir ao menu de atividades do relógio modalidades como arco e flecha, badminton, balé, vela, burpee e muitas outras; além das já rotineiras caminhada, corrida ao ar livre, ciclismo e natação, todas elas acompanhadas do GPS interno independente.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Porém, apesar do número enorme de modalidades disponíveis, notamos que não há uma captura detalhada dos dados de cada atividade específica. Após pular corda, por exemplo, você não será capaz de ver a quantidade de pulos dados ou o número de recomeços, ficando limitado a acompanhar o tempo que a atividade durou e a frequência cardíaca.

Bateria

Mas com tantos recursos, quanto dura a bateria? Em nossos testes, depois de demorar pouco menos de 2 horas para carregar completamente, o Galaxy Watch 4 foi capaz de ficar cerca de 36 horas longe das tomadas. Isso, utilizando o recurso de Always On do display e ativando o modo de economia de bateria por volta dos 20% de carga restante.

Claro que ter mais autonomia seria algo positivo, ainda mais quando vemos tantos vestíveis por aí com promessas de atingir a marca de 1 semana ou, no mais extremo, 1 mês longe do carregador. No entanto, é preciso analisar se esses dispositivos possuem a mesma quantidade de funções que o smartwatch da Samsung e, mais que isso, se possuem a mesma capacidade de processamento.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Aqui, ainda é válido ressaltar que a Samsung oferece o kit completo de carregamento na caixa, trazendo não apenas a base para realizar a carga, mas também o adaptador de energia para encaixar na parede.

Além disso, o smartwatch também pode carregar sem fios através de dispositivos compatíveis, como os smartphones da marca com carregamento reverso ou bases de carregamento mais modernas, a exemplo do Samsung Wireless Charger Duo.

Vale a pena?

Comercializado, como citado, em duas versões: normal e classic, em 4 tamanhos diferentes e com unidades com suporte a LTE (dividindo o plano 4G do seu aparelho com o relógio através do e-sim), o Galaxy Watch 4 chegou ao mercado brasileiro por um valor inferior ao visto na estreia da geração anterior; o que de cara já o torna uma boa proposta.

Como se isso não bastasse, o smartwatch ainda traz um dos conjuntos mais completos para vestíveis Android, fazendo tudo o que estamos acostumados a ver em outros relógios de outras marcas, mas com a excelente adição do sensor BioActive, que eleva os níveis de acompanhamento corporal para um novo patamar.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Mas o smartwatch também tem um ponto baixo. Sem dúvida, a integração “quebrada” com dispositivos não Galaxy, deixando de fora o ECG e a pressão arterial, é um ponto negativo que deve ser considerado por quem tem um smartphone Android de outra marca e busca um relógio inteligente com essas funções.

Ainda assim, unindo a excelente qualidade de construção, o design e o conjunto amplo de funções, é praticamente impossível não recomendar o Galaxy Watch 4 para quem tem celular Android, mesmo que não esse não seja Samsung.

No mercado brasileiro, pelos mesmos R$ 1.500 cobrados atualmente por um modelo semelhante ao que temos no pulso, não há competidores que entregam o mesmo conjunto; já que o Garmin VivoActive 4, que poderia ser considerado um competidor direto, figura na casa dos R$ 1900 reais, e o Apple Watch Series 3 – que nem é compatível com Android, mas se aproxima no preço, não tem o mesmo conjunto de funcionalidades.

Prós e contras

Excelente construçãoSistema fluído e compatível com apps de terceirosSensor BioActive
ECG e pressão arterial apenas para smartphones GalaxyAutonomia poderia ser melhor

Com isso, como já é de costume, separamos nos cartões abaixo os melhores preços para o smartwach da gigante sul-coreana, com os melhores descontos! Mas e você, o que achou do novo relógio da Samsung? Conta para a gente aqui nos comentários!


40

Comentários

Galaxy Watch 4: smartwatch imbatível do mundo Android, mas com um porém | Análise / Review
  • Infelizmente a bateria é ruim, mal chega a 8 horas de uso, pra piorar com 1 ano a bateria já não segura carga, mesmo desligado, acaba durando apenas umas 4 horas no dia. Levei duas vezes na assistência técnica e devolvem dizendo que não há nada de errado. Não dá pra recomendar.

      • O Watch4 Classic 46mm da Samsung é ótimo, mas a Bateria é Péssima, tenho que carregar diáriamente principalmente quando conecto no Buds para escutar músicas em quanto faço exercícios.

          • O Que decepiciona é o problema cronico de super aquecimento , e ligar o lte e pronto o samrtWhatch , entra em modo avião!

              • Decepcionada, depois que habilitei atender e fazer ligações pelo relógio a a bateria dura em média 6h até descarga total. Mesmo sem fazer nada ele descarrega super rápido, mesmo antes a bateria já não durava o dia todo.

                  • Verdade faz uma semana que habilitei o plano de Internet nele lte só super aquecimento e entrando em modo avião decepcionado

                      • Fiquem espertos que a versão LTE possui um defeito de superaquecimento crônico, em todos os modelos, sem exceção. A própria Samsung planeja retirar ele do portifólio de tanta reclamação e processos.

                          • Será que sem o modo Always on, ele dura pelo menos uns 4 dias??

                              • Provavelmente não... Pra durar mais que 36hrs, que é o tempo "padrão" deles, teria que desligar a maioria dos sensores, algo que não faz o menor sentido, já que vc está pagando caro pra ter isso.

                                E como mencionei numa resposta acima, a Huawei está pra mostrar que é possível ter um conjunto completo e com boa autonomia. E olha que nem sou lá tão fã da marca, que deixa a desejar em pequenas coisas(modo Always On é um por exemplo), como conexão com Strava, e a quantidade de apps limitadas que você pode instalar no watch(coisa que estão começando a mudar, porém de forma bem lenta).

                                • Encantado com o relógio mas a bateria decepciona. Tô saindo do mi band 5 ( uso mi band a mais de 6 anos desde a primeira versão) mesmo assim arrisquei o watch4 da Samsung por conta de ter o galaxy 9 e mais funções do que o mi band que por sinal não deixa devendo quase nada para o da Samsung. Meu mi band durava 10 a 15 dias de bateria usando internamente e medindo os batimentos direto. Tem uma interface bem melhor que a Samsung também. Eu não tinha medo de andar na rua, entrar no mar com a mi band or ser mais barato. Vamos ver, ainda estou testando.

                                    • Mas aí é que tá, Mi Band não tem basicamente nada, por isso o tanto de bateria. Saí de um Mi Band 4 pra um Mi Watch Lite e ainda consigo ficar uns 8 dias sem carregar o relógio. E tem GPS.

                                      • Não vale o preço cobrado... 40% do valor está sendo cobrando apenas pelo nome... O que mais tem ai é smartwatch completo, premium e de qualidade, entregando métricas excelentes com preço bem melhor... Fora que ainda entregam ótima autonomia de bateria, principalmente se comparado com samsung e apple.

                                          • EasleyRR sério q tu tá comparando com 1 Apple watch? Na Apple store o novo Apple watch custa 5300
                                            Já o galaxy watch 4 de entrada está saindo 2300 na Samsung. Logo custando a metade do preço. Portanto comparação inviável.

                                          • A versão LTE está cheia de bugs. No calor do Rio de Janeiro o aparelho simplesmente não funciona, após alguns minutos correndo no sol o aparelho esquenta e aparece uma mensagem informando que o aparelho entrou em modo de resfriamento, na qual as funcionalidades são desligadas. No modo standalone a conexão com o Bluetooth dos phones se perde constantemente obrigando a desligar e ligar os phones para refazer a conexão. Entre outros pequenos problemas. Bateria muito fraca. A impressão é que venderam um protótipo que vem sendo ajustado de pouco em pouco.

                                              • AInda prefiro meu ticwatch pro 3!

                                                  • Pego meu MI Watch Lite e vou embora. Tudo bem, o Watch 4 é bem melhor em muitos aspectos. Mas consigo deixar o Mi Watch longe da tomada por mais de 1 semana facilmente. E como só uso o recurso GPS e mesmo assim só quando vou correr, a autonomia fica show de bola.

                                                    • É o melhor smartwatch do mercado parabéns pra Samsung e sobre compatibilidade acho correto, pq isso atrais pessoas pro seu ecossistema como faz a Apple.

                                                        • Não passa de um XING LING coreano, prefiro o Apple watch séries 7.uiuiuiuiuiui%uD83C%uDF4E%uD83D%uDE06

                                                          • Esperando alguma "promobug" na casa dos R$1mil para pegar um

                                                            • Se considerar que chegaram "mais baratos" que os anteriores, são as melhores opções de compras hoje fora da Apple...
                                                              Oque pega mesmo é a questão da incompatibilidade.
                                                              Sobre a bateria, nem um smartwatch tão completo consegue ter uma grande autonomia

                                                                • É ai que vc se engana... Pega qualquer Huawei top de linha e vais poder usar todos os recursos e ter autonomia de 5 a 7 dias, usando todos os sensores... E são relógios de alta qualidade e construção premium... GT 2, GT 2 Pro e GT 3...

                                                                  Pode considerar ai 60% smartwatch e 40% desempenho(em termos de exercícios). Entrega muita fidelidade as métricas.

                                                                  Autonomia de bateria não deixa a desejar em nada... Não dá pra aceitar esse engodo que é pagar +2.500 em um smartwatch e pendurar na tomada todo dia...

                                                                    • Huawei agora tem medidor de pressão, ECG e Bioimpedencia, desde quando????

                                                                        • Não lembro de ter citado essas coisas ai na minha resposta não... Mas respondendo, com exceção da bioimpedância, tem sim medidor de pressão e ecg.
                                                                          Bioimpedância é uma função bem bacana, mas como outras que vieram antes nos smartwatch, ainda tem muito a melhorar. Conheço(amigo) um fã de samsung e já pude ver em prática. As métricas não são tão precisas. É isso.

                                                                      • Preço aceitável para o momento.
                                                                        Com certeza é o melhor smartwatch a venda, mas a obrigação de ter um smartphone Samsung me fez não comprar o produto.

                                                                        • O mesmo problema dos anteriores compatibilidade e bateria

                                                                            • Eu tinha vontade de comprar um watch, mas esse preço plmds

                                                                              Android

                                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                              Android

                                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                              Windows

                                                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                              Economia e mercado

                                                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista