LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Andromeda OS: confira a versão cancelada do Windows rodando em um Microsoft Lumia 950

21 de janeiro de 2022 48

Antes de conhecermos o Surface Duo em 2020, especulava-se que o tablet dobrável da Microsoft utilizaria uma versão adaptada do Windows. O sistema operacional, tratado internamente como “Andromeda OS”, chegou a uma fase avançada de desenvolvimento até meados de 2018, mas acabou sendo cancelado e substituído pelo Android.

O Windows Central, nesta sexta-feira (21), publicou um vídeo que mostra a build não finalizada do software rodando em um Microsoft Lumia 950. Dado que se trata de uma versão cancelada, há vários recursos faltantes e erros na interface de usuários, mas a imagem é suficiente para observar o que a big tech planejava para o Surface Duo. Confira:

Embora o software fosse destinado ao tablet, os testes internos eram realizados utilizando o Lumia 950. Partindo da tela de bloqueio, com elementos visuais similares ao Windows Phone, havia uma função para iniciar anotações sem a necessidade de abrir um app — bastaria escrever utilizando a Surface Pen e a UI se transformaria.

(Imagem: Windows Central)

O Andromeda OS possuía diversos controles por gestos que acionavam diferentes funções do sistema — como o Menu Iniciar e a Cortana — enquanto o usuário executava um aplicativo. Bastaria um deslize à esquerda para abrir o menu ou à direita para chamar a assistente virtual. O recurso é interessante, visto que os apps executariam em tela cheia por padrão.

(Imagem: Windows Central)

O painel de configurações rápidas poderia ser acessado com um deslize para baixo, assim como em aparelhos com Android ou iOS. É possível observar que o Fluent Design — a identidade visual lançada em 2017 com efeitos translúcidos baseados em luz e profundidade — marcava presença no Andromeda OS, mas não deu as caras no Windows Phone.

(Imagem: Windows Central)

Outro detalhe curioso é a Cortana “gerenciando” as notificações no painel lateral acionado por gesto. Um menu experimental chamado de “Radial UX Menu” também permitia que o controle por deslize mostrasse um menu completo com botões circulares para o Menu Iniciar, Cortana, lista de apps recentes e anotações com a Surface Pen.

(Imagem: Windows Central)

Zac Bowden, testador do Andromeda OS, reafirma as semelhanças da interface do sistema cancelado com o Android customizado para o Surface Duo, como a tela de bloqueio inspirada no Windows 10, mas percebe-se que o software proprietário da Microsoft adotaria uma usabilidade com maiores aplicações para a Surface Pen.

Infelizmente, os resquícios de existência da plataforma são limitados à demonstração do Windows Central. A Microsoft não deve reaproveitar ou retomar o desenvolvimento do software para os sucessores do Surface Duo 2, marcando um fim idêntico ao Windows 10X.

O Microsoft Lumia 950 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

48

Comentários

Andromeda OS: confira a versão cancelada do Windows rodando em um Microsoft Lumia 950
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista