LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

13ª geração! Intel demonstra processador “Raptor Lake” com 24 núcleos, design híbrido e mais

18 de fevereiro de 2022 12

A Intel está em uma fase de desenvolvimento dos processadores de 13ª geração. Durante a Investors Meeting 2022" — conferência que trouxe a previsão de lançamento das GPUs Arc —, a fabricante demonstrou o protótipo de um processador Core de 24 núcleos que será lançado sob a família “Raptor Lake”, sucessora das plataformas de 12ª geração.

O hardware, cujo nome ainda não é revelado, possui o mesmo design híbrido utilizado na 12ª geração. O modelo é composto por 8 núcleos de alto desempenho e 16 núcleos de baixo consumo — os últimos representam o dobro do Core i9-12900K. Segundo a empresa, o novo processador entregará ganhos de “até dois dígitos” em performance.

A demonstração exibiu os threads do processador executando uma carga de trabalho simultânea com o Blender e Adobe After Effects. O último software utilizou os modelos de inteligência artificial para fazer um carro “desaparecer” de uma cena em vídeo com alta eficiência e pouca sobrecarga nos núcleos.

O verdadeiro destaque da amostra de engenharia do chip avançado — possivelmente um Core i9-13900K — é o gerenciamento das tarefas. Enquanto o Blender era mantido em segundo plano e executado com os núcleos de baixo consumo, o processador utilizou seus núcleos de alto desempenho para finalizar a tarefa do After Effects, em primeiro plano.

A Intel garante que as plataformas “Raptor Lake” oferecerão recursos de overclock aprimorados. Além disso, é mencionado um novo módulo “AI M.2” que possibilitará grandes saltos de desempenho ao programar utilizando IA.

(Imagem: Intel)

Naturalmente, os chips ainda utilizarão o soquete LGA1700, facilitando o upgrade a partir de um Core de 12ª geração. Além disso, o hardware oferecerá suporte às memórias RAM DDR5 e compatibilidade legada aos módulos DDR4.

A 13ª geração mantém outra característica da antecessora — a litografia “Intel 7”, ou seja, 10 nanômetros. Melhorias em eficiência de energia são citadas somente durante a breve menção à 14ª geração dos processadores, a “Meteor Lake”, que será fabricada com o processo “Intel 4” de 7 nanômetros da Foundry Services.


12

Comentários

13ª geração! Intel demonstra processador “Raptor Lake” com 24 núcleos, design híbrido e mais
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista