Samsung 18 Fev
A Samsung apresentou a nova geração de seus celulares tops de linha no início do mês. O carro-chefe é o Galaxy S22 Ultra que, tradicionalmente, oferece as melhores especificações de hardware da linha. Na sexta-feira (18), as câmeras do flagship foram testadas pelo DxOMark, que expôs os prós e contras dos sensores do modelo mais avançado da coreana.
O Galaxy S22 Ultra — isto é, a variante com o processador Exynos 2200 da Samsung — atingiu a pontuação geral de 131. Isso posiciona o smartphone em uma colocação mais alta que seu antecessor, o Galaxy S21 Ultra (121), mas não é capaz de levar seu nome ao TOP 10, estando abaixo de rivais como o iPhone 13 Pro Max (137) e Xiaomi Mi 11 Ultra (143).
Os especialistas destacam múltiplas vantagens das câmeras do aparelho, como o equilíbrio de branco e cores agradáveis em todos os cenários testados; exposição com amplo alcance dinâmico em fotos e vídeos; efeito bokeh natural com profundidade estimada de forma precisa; e boa estabilização de vídeos.
Por outro lado, o foco automático por laser apresenta lentidão e instabilidades em várias condições de iluminação. Ruído e outros problemas de textura podem ocorrer em diferentes cenários com fotos e vídeos. Em cenas de pouca luz, as capturas podem apresentar diferença de nitidez entre os quadros de vídeo, além de renderizar sombras incorretamente.
Vale lembrar que o Galaxy S22 Ultra é equipado com uma câmera principal de 108 MP (f/1.8) com PDAF e estabilização óptica (OIS); uma lente grande-angular de 12 MP (f/2.2) com foco por Dual Pixel; uma lente teleobjetiva primária (f/2.4) com zoom óptico de 3x, OIS e sensor de 10 MP; e uma lente teleobjetiva secundária (f/4.9) com zoom óptico de 10x e OIS.
O comparativo não poderia incluir modelos diferentes — a seguir, veja as capturas de uma mesma cena produzidas por um Galaxy S22 Ultra (Exynos), Galaxy S21 Ultra (Exynos) e iPhone 13 Pro (pontuação de 137), respectivamente. A nova geração da linha “S” exibiu grande melhoria em termos de exposição e alcance dinâmico em relação à antecessora:
Em outra cena, por outro lado, a lente principal do Galaxy S22 Ultra apresentou problemas para reconhecer os objetos de foco da imagem, fazendo com que a luz de fundo sofresse superexposição, causando um incômodo efeito de “branco estourado”:
O S22 Ultra herdou o equilíbrio de cores vantajoso do antecessor, fazendo com que o comparativo abaixo seja quase equivalente, embora seja possível observar um ligeiro desvio a tons de amarelo na fotografia produzida pelo top de linha da Apple.
À noite, neste cenário, o iPhone 13 Pro obteve o melhor resultado sem saturação excessiva. O Galaxy S22 Ultra mostrou boa evolução contra o S21 Ultra e não deve incomodar os usuários que preferem cores mais vibrantes:
Ao aproximar, é possível observar que o iPhone 13 Pro possui o menor nível de ruído entre os modelos do comparativo. O Galaxy S22 Ultra apresentou um nível mais elevado, porém monocromático. O ruído policromático do S21 Ultra denota problemas na renderização de cores em condições de baixa luz. Confira:
Condições semelhantes ocorrem com a lente teleobjetiva dos modelos. Os tops de linha da Samsung apresentaram ruído muito elevado, causando perda mais expressiva de detalhes. O iPhone 13 Pro — com um conjunto de câmeras idêntico ao iPhone 13 Pro Max — capturou uma imagem com boa textura e nível de ruído aceitável.
O zoom óptico de 3x do iPhone 13 Pro, por outro lado, impede que os detalhes sejam preservados em múltiplos cenários de longa distância. O Galaxy S22, com zoom óptico de 10x, possui boa renderização de detalhes no centro da imagem, mas a fusão de elementos é muito perceptiva nas bordas da fotografia. Confira:
Os vídeos abaixo comparam a exposição e alcance dinâmico do Galaxy S22 Ultra e iPhone 13 Pro, respectivamente. O sul-coreano mostrou problemas de subexposição e shadow clipping, um efeito que funde sombras em uma forma totalmente escura e sem detalhes. Tais imperfeições são mais perceptíveis ao analisar o desempenho da câmera do iPhone:
Galaxy S22 Ultra
iPhone 13 Pro
Em condições de luz mais favoráveis, ambos os modelos apresentam excelente precisão de cores. Confira na mesma sequência:
Galaxy S22 Ultra
iPhone 13 Pro
Por fim, compare a eficácia da estabilização óptica do Galaxy S22 Ultra e iPhone 13 Pro:
Galaxy S22 Ultra
iPhone 13 Pro
É possível que a versão com Snapdragon 8 Gen 1 do Galaxy S22 Ultra obtenha um resultado mais respeitável para sua categoria, visto que a versão com chipset próprio demonstrou ligeira desvantagem na geração anterior. O modelo já está disponível em pré-venda com preços a partir de R$ 9.499 no Brasil. A comercialização iniciará na próxima terça-feira (22).
- Tela Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas
- Resolução Quad HD+ (3080 x 1440)
- Plataforma Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 ou Exynos 2200
- 8 ou 12 GB de memória RAM
- 128, 256 ou 512 GB de armazenamento interno
- Suporte a 5G
- Certificação IP68 para resistir a líquidos e poeira
- Câmera frontal de 40 MP (f/2.2; PD)
- Câmera traseira quádrupla:
- Sensor principal de 108 MP (f/1.8; PD), com OIS
- Sensor ultrawide de 12 MP (f/2.2; Dual Pixel AF)
- Sensor telefoto 1 de 10 MP (f/2.4; Dual Pixel AF), com zoom óptico de 3x e OIS
- Sensor telefoto 2 de 10 MP (f/4.9; Dual Pixel AF), com zoom óptico de 10x e OIS
- Bateria de 5.000 mAh
- Suporte a carregamento rápido de 45W
- Dimensões: 77,9 x 163,3 x 8,9 mm
- Peso: 229 gramas
- Android 12 sob a interface personalizada One UI 4
- S Pen embutida
Comentários